conecte-se conosco


CUIABÁ

Projetos desenvolvidos na rede auxiliam no desenvolvimento das crianças

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, a Creche São Mateus está desenvolvendo o projeto Curiosos por Natureza. Com duração de quatro semanas, com início no dia 31 de maio, quando os pais foram na unidade buscar os kits, o projeto prossegue  até o dia 26 de junho. As atividades estão acontecendo de forma remota, com aulas gravadas,  elaboradas de acordo com as Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a política do Município –  Escola Cuiabana, e adaptadas a realidade dos alunos e a faixa etária de cada turma. A Creche São Mateus, localizada no bairro de mesmo nome, atende 114 crianças/estudantes da Educação Infantil,  1ª infância (Crianças bem pequenas de 1 ano a 3 anos e 11 meses), nas modalidades  Maternal, Jardim I e Jardim II.

Andrea de Oliveira Andrade, Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI), idealizadora do projeto, contou que o Curiosos por Natureza é uma complementação do projeto Brincando na Rede. “As crianças, junto com a família, estão confeccionando seus próprios brinquedos em casa com sucatas como caixa de ovos e rolinhos de papel higiênico. Trabalhamos também o fato de que as crianças são curiosas por natureza”, explicou a educadora.

Nos kits montados pelas educadoras as crianças encontram diferentes materiais como folhas, terra, caixas de ovos, rolinho de papel higiênico, barbante, terra preta, semente de plantas, tintas, tampinhas, algodão, giz de cera, pó de serra, isso porque em algumas casas os quintais são cimentados. “As crianças  precisam sentir, tocar, experimentar e vivenciar. Então veio a ideia dos kits para quem não tem esses recursos. A ideia é de que as crianças desenvolvam sua autonomia, aprendam a importância da preservação do meio ambiente, e também adquiram um censo critico”, explicou Andrea.

Leia mais:  Secretaria de Educação protocola os primeiros processos de Credenciamento e Autorização das unidades educacionais de Cuiabá

Atividades

De acordo com o planejamento pedagógico, as crianças estão trabalhando com temas como preservação da natureza e o lixo, animais, plantas e bichinhos do jardim.

O projeto orienta que todas as atividades sugeridas podem ser trabalhadas com musicalidade, contação de histórias, brincadeiras, jogos, teatros, fantoches, dedoches, aquarelas, bonecos dentre outros.

Na primeira semana, no tema preservação da natureza, o objetivo é explicar quais os benefícios de algumas plantas, incentivar a família a plantar uma árvore, construir um brinquedo com materiais recicláveis e ainda realizar junto com os familiares uma gincana da separação de materiais recicláveis como: latinha e garrafas pet.

Na segunda semana, o tema é animais e as crianças vão apresentar figuras e fantoches dos animais, os sons que eles produzem, do que se alimentam, como vivem, se são domésticos ou silvestres.

Na terceira semana, sobre as plantas, as crianças vão apresentar as plantas, suas partes, a importância de seus frutos na nossa alimentação e suas cores.

Na quarta semana, sobre bichinhos do jardim, com o auxílio da família, a criança vai explorar o quintal ou o jardim de casa para descobrir formigas, borboletas, joaninhas, grilos, minhocas, abelhas, centopeias, caracóis, libélulas e outros.  O desafio será construir borboletas e outros bichos usando folhas e galhos, secos ou verdes.

A coordenadora pedagógica da Creche São Mateus, Jucilene Campos de Almeida da Silva, falou sobre o projeto. “Com as atividades propostas nos projetos Brincando na Rede e Curiosos por Natureza a ideia é de que as crianças tenham a percepção do mundo físico, testando o que sabem, tocando, ouvindo, observando, elaborando hipóteses e procurando respostas as suas indagações. Os projetos estimulam a observação, experimentação, manipulação, e são enriquecidos com conversas e ilustrações. Dessa forma elas adquirirem a consciência do contexto em que vivem e se esforçam para entender por meio da interação”, destacou ela.

Leia mais:  Campanha de vacinação terá rodízio de polos neste sábado

Resultados

A dedicação dos profissionais tem trazidos ótimos resultados. A participação das crianças e seus familiares ou responsáveis nas atividades remotas, na unidade, alcançou o índice de 90% de devolutivas. “As educadoras são responsáveis por acompanhar pequenos grupos de alunos e seus pais, semanalmente. O índice de devolutivas tem demonstrado uma grande participação e o desenvolvimento dos nossos estudantes”, disse Jucilene.

Adriana da Costa Siqueira, mãe da Ananda Maria, 3 anos, matriculada no Jardim I, é um exemplo disso. Por conta da pandemia, Adriana ficou desempregada. Com isso ela decidiu acompanhar mais de perto a evolução da Ananda.

“Essa creche é maravilhosa. Todas as atividades, todo o apoio que dão aos pais, a entrega do Kit da Alimentação Escolar, tem nos ajudado muito e o carinho que as tias demonstram com as nossas crianças. Minha filha, em pouco tempo na creche tem se desenvolvido muito. Esse é o primeiro ano da Ananda e, desde o início das aulas, estamos recebendo atividades e acompanhamento dos profissionais”, ressaltou.

Chamada para buscar o kit do projeto Curiosos por Natureza, Adriana aproveitou para buscar também o Kit da Alimentação Escolar.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Em prol da saúde dos cuiabanos, prefeito mantém intensa agenda em articulações com o governo federal

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro está em Brasília desde sexta-feira (11), juntamente com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, tratando da questão do envio de doses extras de vacinas contra a covid-19 para Cuiabá em contrapartida à realização da Copa América na cidade. Somente nesta semana, o prefeito e o parlamentar tiveram duas audiências com o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o que demonstra a atuação política incansável na busca de vacinas para acabar com a crise sanitária decorrente da covid-19, em Cuiabá. 

“Em uma grande ação em defesa da população cuiabana, no enfrentamento à maior crise sanitária da História, temos que cuidar da saúde e da vida das pessoas. E o ministro, muito solícito – a gente agradece a audiência em pleno sábado – já está preparando uma agenda para, muito em breve, estar em Cuiabá e levar uma grande notícia para nossa população”, afirmou o gestor, em vídeo gravado ao lado de Queiroga e de Emanuelzinho. 

O ministro da Saúde confirmou sua vinda à Capital mato-grossense nos próximos dias para anunciar novas medidas de combate à pandemia. “Cuiabá fez o dever de casa. Tem atuado forte na saúde pública e, por isso, tem condições de realizar jogos da Copa América. Então vamos trabalhar em parceria para fortalecer ainda mais o sistema de saúde da cidade de Cuiabá. Estarei em breve com vocês. Vamos trabalhar juntos para que consigamos vencer essa crise sanitária e Cuiabá crescer ainda mais”, disse o ministro em vídeo gravado ao lado dos representantes da população cuiabana.

Leia mais:  Nota Cuiabana- Especial do Aniversário de Cuiabá entrega premiação total de R$ 160 mil

Emanuel Pinheiro Neto também agradeceu a disponibilidade de Queiroga em somar esforços para o combate ao coronavírus em Cuiabá. “Agradeço imensamente o ministro da saúde, que tem sido muito solícito, muito atencioso com Cuiabá. Liderando esse momento de vacinação em massa para a população de Mato Grosso, em especial a população cuiabana. Aproveito para agradecer por ter aceitado o convite de ir a Cuiabá justamente para fortalecer nosso trabalho contra o coronavírus”.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Servidores se conhecem na Prefeitura, namoraram e quebram tabu do envolvimento entre colegas de trabalho

Publicado


Jose Ferreira

Clique para ampliar

Há quem acredite que namorar o colega de trabalho pode ser uma grande cilada, até com prejuízos no desempenho das funções. Durante muito tempo, os casais que se formavam no ambiente trabalho se sentiam obrigados a esconder o relacionamento.

Entretanto, existem casos que quebram a barreira desse tabu estabelecido pelas grandes organizações e estigmatizado pelo mercado de trabalho em geral.

Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Fabíola de Araújo e Leandro Arruda, são exemplos a serem mostrados, nesse dia 12 de junho, data em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil.

A história começa quando Fabíola é aprovada no concurso realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), em 2014.  Foi quando aconteceu o primeiro contato com Leandro, quem seria seu futuro marido.

Ela relembra que no início os colegas de serviço começaram a falar de Leandro enaltecendo-o que era uma pessoa bacana. A missão ‘cupido’ entre os colegas era tamanha que já tinha até o discurso de que eles combinavam juntos.

Entretanto, a postura da servidora era negacionista, principalmente porque o momento não era dos melhores dado ao recente fim de relacionamento que passara.

“No começo, eu até achava engraçado já que não queria me envolver com ninguém. Porém, trabalhamos juntos na Copa do Mundo e eu peguei o contato dele, em uma rede social. Foi então que começamos a conversar e percebi o quanto tínhamos coisas em comum e o inevitável aconteceu. Começamos a namorar”, recordou.

O outro lado da história acredita que, se não fosse o ambiente de trabalho, o encontro jamais aconteceria em virtude do estilo de vida diferente. Segundo Leandro, “ela era mais baladeira e eu mais caseiro”.

Leia mais:  Caminhoneiros começam a ser vacinados contra a Influenza

Quis o destino que fosse no ambiente da Prefeitura de Cuiabá a união do casal que está junto há sete anos e união afetiva estável, com filho e casamento programado. O menino Samuel tem cinco meses de vida.

“Nosso Dia dos Namorados será diferente já que teremos o nosso filho conosco. Quero fazer algo pra ela. Comprar algo especial. Ela é uma mulher incrível e merece ser homenageada”, declarou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana