conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito prorroga por mais 60 dias, trabalhos do Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá 

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro prorrogou por mais  60 dias os trabalhos do Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá –  que vem discutindo qual modal é viável para a Capital e também os estudos do Governo do Estado, que mesmo sem projeto executivo, optou pela troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT).
O decreto de número 8.448 de 31 de maio de 2021 – foi publicado no Diário Oficial do Município.  “Art. 1º Fica prorrogado por mais 60 (sessenta) dias o prazo para a conclusão dos
trabalhos do Comitê de Análise Técnica para definição do modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, previsto no Decreto nº 8.314 de 21 de janeiro de 2021″, consta no ato. 
O Comitê  tem por objetivo realizar a devida análise técnica, visando embasar decisão do Poder Executivo Municipal, acerca do modal de transporte público a ser implantado no Vale do Rio Cuiabá. A equipe técnica aborda os estudos já realizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, bem como eventuais estudos realizados pelos demais entes públicos integrantes da Região Metropolitana.

O comitê é formado por   membros permanentes da Prefeitura de Cuiabá, membros do Poder Executivo Municipal, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), que o presidirá,  da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o engenheiro civil José Piccolli Neto, atual superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT) e o economista José Roberto Generoso, ex-secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do antigo Ministério das Cidades, ambos como membros convidados com assento permanente junto à equipe.

Leia mais:  Secretaria de Saúde apresenta relatório do primeiro quadrimestre de 2021 em sessão da Câmara

Os trabalhos do Comitê  são desenvolvidos de forma transparente e pessoal, primando pelo resguardo do interesse público, na definição da política pública de mobilidade urbana de interesse comum dos membros da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

A conclusão dos trabalhos, mediante apresentação de relatório final, irá ocorrer nos próximos 60 dias. O relatório final apresentado pelo Comitê, irá conter os apontamentos, recomendações, diretrizes e orientações necessárias acerca da viabilidade, técnica, estrutural e econômica do modal de transporte público intermunicipal a ser implementado na Região Metropolitana.

O prefeito destaca que a criação desta  equipe técnica foi  necessária, uma vez que o Governo não poderia ter tomado a decisão sobre a mudança do modal VLT, sem ter discutido o assunto com os municípios envolvidos.

“Eu não discuto se o melhor modal é BRT ou VLT, eu discuto que o Governo não poderia tomar uma decisão de forma isolada contrariando o Estatuto das Cidades, a lei da região Metropolitana, a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e Federal. Essa decisão não pode ser tomada sem ser compartilhada. O que questiono, é isso. Vou lutar enquanto tiver forças e devo satisfação à população cuiabana. O Estado está querendo comandar uma situação sozinha que não lhe cabe.  Esse assunto tem que ser compartilhado e os dois interessados, no caso, as duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande não participam. Essa equipe vai mostrar qual é o melhor modelo e vamos mostrar a nossa posição e o que é mais importante para a sociedade”, concluiu.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Servidores se conhecem na Prefeitura, namoraram e quebram tabu do envolvimento entre colegas de trabalho

Publicado


Jose Ferreira

Clique para ampliar

Há quem acredite que namorar o colega de trabalho pode ser uma grande cilada, até com prejuízos no desempenho das funções. Durante muito tempo, os casais que se formavam no ambiente trabalho se sentiam obrigados a esconder o relacionamento.

Entretanto, existem casos que quebram a barreira desse tabu estabelecido pelas grandes organizações e estigmatizado pelo mercado de trabalho em geral.

Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Fabíola de Araújo e Leandro Arruda, são exemplos a serem mostrados, nesse dia 12 de junho, data em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil.

A história começa quando Fabíola é aprovada no concurso realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), em 2014.  Foi quando aconteceu o primeiro contato com Leandro, quem seria seu futuro marido.

Ela relembra que no início os colegas de serviço começaram a falar de Leandro enaltecendo-o que era uma pessoa bacana. A missão ‘cupido’ entre os colegas era tamanha que já tinha até o discurso de que eles combinavam juntos.

Entretanto, a postura da servidora era negacionista, principalmente porque o momento não era dos melhores dado ao recente fim de relacionamento que passara.

“No começo, eu até achava engraçado já que não queria me envolver com ninguém. Porém, trabalhamos juntos na Copa do Mundo e eu peguei o contato dele, em uma rede social. Foi então que começamos a conversar e percebi o quanto tínhamos coisas em comum e o inevitável aconteceu. Começamos a namorar”, recordou.

O outro lado da história acredita que, se não fosse o ambiente de trabalho, o encontro jamais aconteceria em virtude do estilo de vida diferente. Segundo Leandro, “ela era mais baladeira e eu mais caseiro”.

Leia mais:  Mais de 6 mil profissionais da Educação já foram imunizados em Cuiabá

Quis o destino que fosse no ambiente da Prefeitura de Cuiabá a união do casal que está junto há sete anos e união afetiva estável, com filho e casamento programado. O menino Samuel tem cinco meses de vida.

“Nosso Dia dos Namorados será diferente já que teremos o nosso filho conosco. Quero fazer algo pra ela. Comprar algo especial. Ela é uma mulher incrível e merece ser homenageada”, declarou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Secretário de Turismo apresenta projetos para o deputado estadual Allan Kardec

Publicado


O secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves se reuniu na manhã de quinta-feira (10) com o deputado estadual Allan Kardec, presidente da comissão de turismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para pedir apoio para efetivação dos projetos em andamento da pasta do Turismo do município.

Dentre os objetivos propostos no encontro, esteve dar seguimento às ações de mapeamento da Rota Fluvial do Peixe- Cuiabá/Várzea Grande, onde foram detectadas a ausência de marinas flutuantes para que seja feita a integração de barco entre São Gonçalo Beira Rio e Bom Sucesso.

“Apresentamos as linhas mestras que estamos construindo para alcançar a meta estabelecida pelo prefeito Emanuel Pinheiro, quando assumi a direção da secretaria. O nosso trabalho é encontrar ferramentas que possibilitem a revitalização dos aparelhos turísticos, a fim de colocar Cuiabá como ponto central de visitação em Mato Grosso. Cuiabá possui belezas que estavam adormecidas e precisam desse aporte para a geração de emprego e renda”, pontuou o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

Oscarlino lembrou ainda que o mesmo assunto foi tratado na Câmara Municipal com o presidente da Comissão de Turismo, vereador Marcus Brito Jr e, agora, com o deputado que também entendeu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria e confirmou de imediato o apoio. “O deputado Allan Kardec disse que esse trabalho tem que ser executado imediatamente e ação será disponibilizada a toque de caixa”, acrescentou.

“Os produtos turísticos devidamente configurados serão colocados à disposição das famílias para acesso às rotas institucionalizadas em Cuiabá”, pontuou.

Na segunda-feira (14), as 14 horas, está agendada uma reunião extraordinária com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, de forma remota. “Serão apresentadas as nossas ideias, dialogando e debatendo a fim de captar recursos por meio de emendas parlamentares. Dessa forma será possível fazer a articulação política para captar recursos para auxiliar no financiamento dos projetos que serão executados a médio e longo prazo.

Leia mais:  Secretaria de Educação protocola os primeiros processos de Credenciamento e Autorização das unidades educacionais de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana