conecte-se conosco


MATO GROSSO

Nova sede da escola militar de Sorriso começa a ser construída e vai dobrar número de vagas

Publicado


A Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Cabo Antônio da Silva Amaral, de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), terá sua primeira sede própria. O prédio, com 16 salas de aula, quadra poliesportiva e toda a parte administrativa começa a ser construído no bairro Portal Kaiabi. O Governo do Estado vai investir R$ 4.957.979,61, por meio do programa Mais MT, e a contrapartida do município será de R$ 101.183,26.

A ordem de serviço para o início da obra foi emitida em fevereiro deste ano. O trabalho está na parte da fundação. Secretário de Estado de Educação, Alan Porto vistoriou a obra nesta quinta-feira (10.06) e ouviu do engenheiro responsável que a expectativa é que o prédio seja entregue em dezembro deste ano.

“A construção da sede da Escola Tirantes em Sorriso é uma reivindicação antiga da comunidade. O governador Mauro Mendes determinou a construção desta unidade que vai praticamente dobrar a capacidade que possui hoje”, enfatizou.

O secretário lembra que Mato Grosso possui hoje 12 escolas militares. A 13ª unidade foi anunciada pelo governador Mauro Mendes em maio deste ano e será construída em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

A determinação do governo é expandir estas unidades e até o fim do ano a expectativa é que sejam 18 unidades.

O secretário Alan Porto enfatiza que a gestão destas escolas é de responsabilidade da Polícia Militar, mas todo o corpo docente e a parte pedagógica é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. A criação das escolas militares e a melhoria das que já existem fazem parte das ações e ocorrem com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.

Leia mais:  Indea prorroga prazo para comunicação da vacinação contra a febre aftosa

Alan Porto ainda enfatiza o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental é de 4,5, a menor nota nas escolas militares é de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb registra nota 3,4, nas escolas militares é de 4,9 a 6,2.

Sonho realizado

Diretor da Escola Tiradentes de Sorriso, o tenente coronel Ilton Botelho da Costa, acompanhou o secretário na visita ao canteiro de obras e afirmou que a nova sede vai representar um avanço ainda maior na qualidade de ensino.

“A infraestrutura da escola é uma dimensão muito importante na mensuração da qualidade do ensino. Ela cria valores de pertencimento, uma doutrina de ensino, gera no aluno uma motivação a mais para estudar e vai potencializar ainda mais os nossos resultados. Queremos agradecer a todos que estiverem envolvidos na realização deste sonho”.

O diretor afirmou que a obra é a realização de um sonho da comunidade. “Esse é um momento ímpar, principalmente para os pais, mães, alunos, comunidade em geral”.

Presidente da Comissão de Mães da Escola Militar, Rosiele Aparecida Silva dos Santos afirma que é um momento de muita alegria, por ver o início da construção da sede.

Ela destaca que a comissão foi criada quando a escola foi notificada a deixar o primeiro local que ocupou, dentro de um shopping em Sorriso. O espaço não era adequado para o ensino, não possuía acessibilidade, tinha problemas na parte elétrica, mas era o único que tinha.

Os alunos foram primeiro remanejados para o prédio da Escola Estadual Arlete Maria Capellari, mas de forma provisória. Depois de muita luta, foi alugado o prédio de uma escola particular no município, onde a escola funciona hoje.

Leia mais:  Onze foragidos da Justiça por crimes sexuais contra crianças e adolescentes são presos pela Polícia Civil

Rosiele acredita que o novo prédio vai garantir mais qualidade no ensino e irá incentivar ainda mais os profissionais e os alunos. Mãe do adolescente Felipe Gabriel da Silva Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do Ensino Médio, ela afirma que a obra mostra que todo o esforço valeu a pena.

A escola militar tem hoje 540 estudantes matriculados a partir do sétimo ano do Ensino Fundamental. Hoje, as aulas estão na modalidade não presencial, como em todas as escolas da rede estadual. A expectativa é que as aulas na modalidade híbrida sejam retomadas no início de agosto, após o recesso do meio do ano.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Onze foragidos da Justiça por crimes sexuais contra crianças e adolescentes são presos pela Polícia Civil

Publicado


A Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas cumpriu em dez dias, 11 mandados contra foragidos da Justiça que estavam com prisões decretadas por crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes.

As prisões foram cumpridas entre 31 de maio e 10 de junho, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães e fazem parte da Operação Acalento desencadeada em todo país sob coordenação do Ministério da Justiça para cumprimento de prisões, instauração e conclusão de investigações referentes a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Entre as prisões cumpridas nesta quinta-feira (10.06) pelas equipes da Polinter está a de um homem de 68 anos, que foi denunciado à Justiça pelo abuso sexual cometido contra a sobrinha de 12 anos. O crime ocorreu no bairro Planalto, em 2011.

Outro foragido que teve o mandado cumprido responde a um processo pelo estupro cometido contra as duas filhas, que tinham 9 e 10 anos, à época, na região do Pedra 90. Os abusos se repetiram por anos, até que a mais nova das vítimas denunciou o crime ao Conselho Tutelar.

Um dos mandados foi cumprido no Centro de Ressocialização de Cuiabá em desfavor de um homem de 35 anos, réu em um processo pelo estupro cometido contra a enteada de sete anos, no bairro Pedra 90, em 2014. A mãe da criança, ao chegar do trabalho, encontrou a menina com a roupa suja de sangue e ao perguntar o que ocorreu, a criança contou como o padrasto havia abusado dela.

Em uma gleba no município de Chapada dos Guimarães, a equipe da Polinter localizou outro foragido, de 75 anos, que responde por crime sexual. Em 2013, ele abusou da sobrinha de 11 anos, no bairro Jardim União.

Leia mais:  Onze foragidos da Justiça por crimes sexuais contra crianças e adolescentes são presos pela Polícia Civil

Outra prisão realizada em Cuiabá foi a de um homem de 64 anos, que em 2011 abusou da filha adolescente. O crime ocorreu no bairro Jardim Gramado, na Capital.

Todos os 11 homens presos foram encaminhados para a Gerência da Polinter, a fim de formalizar o cumprimento dos mandados de prisão e depois enviados a unidades prisionais da região metropolitana.

A Operação Acalento segue até o dia 17 de julho, quando o Ministério da Justiça fará um balanço das prisões realizadas no período.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sema completa entrega de barcos e motores para 40 municípios descentralizados

Publicado


Os 40 municípios descentralizados que receberam veículos e instrumentos de campo e escritório do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), já estão com os equipamentos em funcionamento. A última cidade a retirar os barcos e motores disponibilizados foi Apiacás, no mês de maio.

Os equipamentos entregues aos municípios nos últimos anos foram barcos, motores, motocicletas, GPS, computadores, monitores e impressoras. As entregas fazem parte do Kit Descentralização com recursos do Fundo Amazônia/BNDES.

O objetivo do Programa é equipar as Secretarias Municipais de Meio Ambiente para que, de forma descentralizada, realizem serviços de gestão ambiental. O fortalecimento dos municípios do Programa Mato Grosso Sustentável é importante para a eficiência na fiscalização contra crimes ambientais e no licenciamento de empreendimentos de impacto local.

Entrega de Sedes

Entre as ações para fortalecer os municípios estão previstas a entrega de 17 novas sedes de secretarias municipais de meio ambiente. 10 municípios já estão com obras finalizadas e entregues: Juara, Porto dos Gaúchos, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Brasnorte, Claudia, São Felix do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira e Canarana. 

Estão sendo construídas as obras das secretarias municipais de meio ambiente de Guarantã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Apiacás. As obras de Aripuanã e Colider estão em licitação e de Sinop aguardando aprovação do projeto na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Municípios

Os 40 municípios que receberam o Kit Descentralização são: Água Boa, Alta Florestas, Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Brasnorte, Campinápolis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Paranaíta, Porto dos Gaúchos, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangara da Serra, Tapurah, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Leia mais:  Mato Grosso é único estado brasileiro a participar de simpósio do BRICS na China
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana