conecte-se conosco


CUIABÁ

Mais de 6 mil profissionais da Educação já foram imunizados em Cuiabá

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

Um total de 6.358 profissionais da Educação de Cuiabá já receberam a primeira dose contra a covid 19. Os números foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo as informações, até esta quarta-feira (9), já estão agendados para serem imunizados, 9. 381 profissionais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, que se vacinou nesta quarta-feira (9), no posto de vacinação do Sesi Papa, disse que este é um momento especial, aguardado com muita ansiedade e esperança pelos profissionais da Educação. “Estamos com aulas não presenciais já há muito tempo e tanto nós profissionais, quanto nossos alunos, sabemos da importância desse momento para a Educação. O prefeito Emanuel Pinheiro fez de tudo para que todos os profissionais da Educação fossem vacinados. Conseguimos estamos muito felizes enquanto educadores”, salientou Edilene Machado.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, só na rede pública municipal de Educação, são em torno de 7 mil profissionais. No município inteiro, incluindo a iniciativa privada, unidades federal e estadual, calcula-se mais de 20 mil profissionais.

Edilene Machado acredita que com a imunização dos profissionais, após a segunda dose, em breve será mais seguro para a comunidade escolar o retorno das atividades presenciais nas unidades educacionais no formato híbrido. “Teremos segurança para planejar a volta das atividades presenciais no formato híbrido. Mas, ainda teremos que manter o cuidado de utilizar as máscaras e cumprir todas as medidas de biossegurança como a aferição de temperatura na entrada das unidades educacionais, utilização de tapete sanitizante, álcool em gel além de obedecer ao número de 50% só dos estudantes.  Todo o cuidado é pouco já que o universo escolar envolve um grande número de pessoas”, disse ela.

Leia mais:  Confira como será a vacinação neste sábado (31) e na segunda (02)

Sobre as tratativas da gestão municipal para inclusão dos profissionais da Educação nos grupos prioritários para vacinação, a secretária Edilene Machado destacou o papel do prefeito Emanuel Pinheiro. “Não é à toa que está é uma gestão humanizada, preocupada com a saúde e o bem estar da população e da comunidade escolar. Por isso a determinação de que as aulas presenciais só sejam retomadas, com a vacinação dos profissionais”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação falou ainda sobre o acompanhamento da participação dos estudantes em relação as atividades remotas, que hoje está em cerca de 90 %  de  devolutivas . “Hoje, 90% dos nossos alunos tem atendimento. As famílias que não tem acesso à internet recebem orientação e buscam as atividades físicas nas unidades”, disse ela.

A secretária aproveitou ainda para fazer um convite aos profissionais. “A vacinação é o único meio de que temos de imunizar contra essa doença então peço a todos os profissionais da Educação que venham se vacinar e, se puderem, colaborem da com campanha da Vacina Solidária, coordenada pela primeira dama Marcia Pinheiro”, salientou Edilene de Souza Machado.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Emanuel Pinheiro cria comissão para preparar homenagens aos 70 anos de fundação do Dutrinha

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou o Decreto nº 8.553, criando a comissão organizadora para eventos em homenagem aos 70 anos de fundação do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. Considerado o templo do futebol cuiabano e mato-grossense, o estádio alcançará essa importante marca no dia 31 de janeiro de 2022.

O documento estabelece ao grupo a responsabilidade de idealizar, planejar e executar todas as ações alusivas às comemorações. Presidido pelo chefe do Executivo, o comitê também será composto pelos secretários de Comunicação, de Governo, de Cultura, Esporte e Lazer e por um representante da Câmara Municipal.

Além disso, a comissão terá ainda a participação de convidados especiais como o radialista e ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, do jornalista e ex-senador da República, Antero Paes de Barro, e do empresário João Dorileo Leal. Os nomes foram escolhidos levando em consideração os relevantes serviços prestados e estreito vínculo com a história do estádio.

“O Dutrinha é um patrimônio histórico. Palco da época de ouro do nosso futebol, ele merece todo nosso reconhecimento e cuidado. Os jogos, eventos e outros acontecimentos ocorridos no estádio se confundem com a construção da sociedade cuiabana. Com toda certeza, junto com a revitalização que estamos promovendo, vamos também prestar grandes homenagens ao nosso templo”, comenta Emanuel Pinheiro.

O decreto destaca também que as atividades executadas pelos membros do grupo não serão remuneradas, por serem consideradas de relevante interesse público. Somado a isso, a comissão deve, em um prazo de 90 dias, apresentar a programação e o cronograma de trabalho voltado para a realização dos eventos.

“A Comissão Organizadora poderá ainda solicitar a cooperação de outras secretarias municipais, bem como de representantes de instituições e da sociedade civil em geral que, por seus conhecimentos e experiência, possam contribuir para o desenvolvimento das atividades”, conclui o decreto.

Leia mais:  Campanha ‘Cuiabá por Elas’ realiza doação de mil absorventes às reeducandas

O Dutrinha 

O templo do futebol, carinhosamente conhecido como ‘Dutrinha’, passa pela maior obra desde sua construção em 1952. O investimento de quase R$ 2 milhões foi todo financiado pelo Executivo Municipal na gestão Emanuel Pinheiro. A reforma teve início em fevereiro de 2019 e foi dividida em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço, atendendo a medidas de segurança e acessibilidade. A segunda etapa foi a mudança de posicionamento dos postes de iluminação e a troca do gramado. Enquanto que a terceira etapa foi realizada a construção do novo muro e modernização dos vestiários.

Confira abaixo o documento na íntegra

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

HMC realiza mutirão de cirurgias ortopédicas ao longo dos próximos três finais de semana

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Começa neste sábado (31) uma maratona de cirurgias ortopédicas no Hospital Municipal de Cuiabá – HCM “Dr. Leony Palma de Carvalho”. A meta é realizar 180 procedimentos, sendo 60 em cada final de semana, 30 aos sábados e 30 aos domingos. Toda a equipe de Ortopedia da unidade estará de plantão nestes dias para dar vazão às demandas dos pacientes oriundos de municípios de todo o estado, que já se encontram internados na unidade. Em dias normais, a média de cirurgias realizadas no HMC é de 30 a 40 procedimentos diários, entre todas as especialidades, além da Ortopedia.

De acordo com o diretor clínico do HMC, Eduardo Andraus Filho, serão realizados diversos tipos de procedimentos, a maioria para correção de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares. A exceção será a cirurgia de prótese de quadril, pelo fato de ser mais complexa e demorada. 

Haverá 6 cirurgiões ortopédicos, 6 anestesistas, além do corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalhando em 4 das 6 salas de cirurgias que existem no hospital. Eles contarão com um aparato composto por três intensificadores cirúrgicos (arcos que realizam raio-x em tempo real), central de material de esterilização com duas autoclaves, suporte do banco de sangue, entre outros. 

“Nosso objetivo é fazer com que haja rotatividade nos leitos, uma vez que, com a pandemia, o HMC se tornou o único hospital municipal para casos não covid-19, o que nos sobrecarregou com demandas não só de Cuiabá, mas de todo o estado, lotando nossos leitos de UTI e de enfermaria e aumentando o tempo de internação. A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que façamos o máximo possível para devolver esses pacientes recuperados para suas casas, para suas famílias. Nossas equipes multiprofissionais, desde a recepção até a internação, estão todas empenhadas nesse propósito, todos colaborando muito nesse processo”, afirma Eduardo Andraus Filho.

Leia mais:  Secretaria de Relações Comunitárias integra força-tarefa da Prefeitura de Cuiabá

A gestora hospitalar, Ana Paula da Silva Pimenta, também está na expectativa positiva para o mutirão de cirurgias. “Vamos oferecer assistência da melhor qualidade, a equipe mais completa possível para poder tratar esses pacientes e, em poucos dias, liberá-los. Na semana que vem, creio que toda a equipe estará até mais alegre porque é um sonho nosso ver os pacientes liberados para as famílias, então, estamos todos empenhados nesse mutirão”, diz. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana