conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Publicado


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), adquiriu 50 mil máscaras faciais, 857 barreiras de proteção em acrílico e 75 totens com dispenser para álcool 70% como reforço das medidas de biossegurança contra a disseminação do coronavírus no serviço público.

Ao custo de R$ 376 mil, os materiais foram comprados com o apoio do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas – formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Ministério Público do Trabalho (MPTMT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Mato Grosso –, que por meio de uma cooperação com o Governo destinou, em abril de 2020, o recurso de R$ 1,05 milhão para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ações de combate à covid-19 no Estado.

Mesmo com o avanço da vacinação em Mato Grosso, o titular da Seplag, Basílio Bezerra, reforça aos servidores que os esforços para conter a expansão do vírus no Estado continuam e que é fundamental a manutenção das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento e o uso de máscaras no ambiente de trabalho.

“A compra desses equipamentos demonstra o cuidado e a preocupação do Governo com seus servidores ao promover mais uma vez a sensibilização e o estímulo ao autocuidado para conter o avanço da contaminação não só pelo coronavírus, como também pelos demais vírus e bactérias que serão eliminados com a simples ação de higienizar as mãos, o que não dispensa os demais cuidados”, acrescentou Basílio.

Para o juiz auxiliar da presidência do TRT 23ª, Ivan Tessaro, a parceria com a Seplag tem se mostrado “bastante exitosa”. “Somos testemunhas do zelo e do cuidado nas aquisições, pautadas pela preocupação em obter produtos de qualidade pelo melhor preço. Essa postura deixa o comitê seguro para seguir com a parceria, afinal de contas, o objetivo é fazer com que tais valores, oriundos de processos coletivos nos quais grandes empresas foram condenadas pelo descumprimento generalizado da legislação trabalhista, sejam revertidos em favor da sociedade”, disse.

Leia mais:  Indea prorroga prazo para comunicação da vacinação contra a febre aftosa

Totens para álcool 70% nas recepções das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp), respectivamente. Foto Arquivo.

Parte dos totens que chegaram já foram distribuídos para os órgãos e autarquias do Governo. Além do pedal, os equipamentos possuem alavancas para o acionamento por pessoas com deficiência (PcD). A presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, e a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, agradeceram a doação.

“Este material é de fundamental importância e contribuirá para ampliarmos os cuidados contra a covid-19 com os nossos beneficiários e servidores, uma vez que estamos com as portas abertas para atendimento ao nosso público”, lembrou a presidente.

“Ficamos muito felizes por receber o totem, que vai nos ajudar muito a ampliar ainda mais nossas ações de prevenção nesse momento de pandemia. Todo cuidado continua sendo extremamente importante”, acrescentou Barbosa.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana; e duas filtrantes 100% algodão. Foto Nayara Takahara

A primeira remessa com 1.800 máscaras chegou na tarde desta segunda-feira (7) e até o final da semana um terço das barreiras em acrílico deve ser entregue na Seplag. Ambos os materiais serão destinados aos servidores do Governo.

As máscaras adquiridas são de tecido com três camadas, uma de tecido Delfim Protect na parte frontal, com eficiência de filtração bacteriana, promovendo mais segurança e conforto; e duas filtrantes 100% algodão, de acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag.

Somente no ano passado, através da mesma parceria com o Comitê, o Governo distribuiu mais de 170 mil máscaras de tecido para a população mato-grossense. O recurso também foi utilizado para a compra de materiais para a sanitização e a desinfecção de ambientes dos prédios públicos pelo Corpo de Bombeiros.  

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Onze foragidos da Justiça por crimes sexuais contra crianças e adolescentes são presos pela Polícia Civil

Publicado


A Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas cumpriu em dez dias, 11 mandados contra foragidos da Justiça que estavam com prisões decretadas por crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes.

As prisões foram cumpridas entre 31 de maio e 10 de junho, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães e fazem parte da Operação Acalento desencadeada em todo país sob coordenação do Ministério da Justiça para cumprimento de prisões, instauração e conclusão de investigações referentes a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Entre as prisões cumpridas nesta quinta-feira (10.06) pelas equipes da Polinter está a de um homem de 68 anos, que foi denunciado à Justiça pelo abuso sexual cometido contra a sobrinha de 12 anos. O crime ocorreu no bairro Planalto, em 2011.

Outro foragido que teve o mandado cumprido responde a um processo pelo estupro cometido contra as duas filhas, que tinham 9 e 10 anos, à época, na região do Pedra 90. Os abusos se repetiram por anos, até que a mais nova das vítimas denunciou o crime ao Conselho Tutelar.

Um dos mandados foi cumprido no Centro de Ressocialização de Cuiabá em desfavor de um homem de 35 anos, réu em um processo pelo estupro cometido contra a enteada de sete anos, no bairro Pedra 90, em 2014. A mãe da criança, ao chegar do trabalho, encontrou a menina com a roupa suja de sangue e ao perguntar o que ocorreu, a criança contou como o padrasto havia abusado dela.

Em uma gleba no município de Chapada dos Guimarães, a equipe da Polinter localizou outro foragido, de 75 anos, que responde por crime sexual. Em 2013, ele abusou da sobrinha de 11 anos, no bairro Jardim União.

Leia mais:  Mato Grosso é único estado brasileiro a participar de simpósio do BRICS na China

Outra prisão realizada em Cuiabá foi a de um homem de 64 anos, que em 2011 abusou da filha adolescente. O crime ocorreu no bairro Jardim Gramado, na Capital.

Todos os 11 homens presos foram encaminhados para a Gerência da Polinter, a fim de formalizar o cumprimento dos mandados de prisão e depois enviados a unidades prisionais da região metropolitana.

A Operação Acalento segue até o dia 17 de julho, quando o Ministério da Justiça fará um balanço das prisões realizadas no período.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sema completa entrega de barcos e motores para 40 municípios descentralizados

Publicado


Os 40 municípios descentralizados que receberam veículos e instrumentos de campo e escritório do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), já estão com os equipamentos em funcionamento. A última cidade a retirar os barcos e motores disponibilizados foi Apiacás, no mês de maio.

Os equipamentos entregues aos municípios nos últimos anos foram barcos, motores, motocicletas, GPS, computadores, monitores e impressoras. As entregas fazem parte do Kit Descentralização com recursos do Fundo Amazônia/BNDES.

O objetivo do Programa é equipar as Secretarias Municipais de Meio Ambiente para que, de forma descentralizada, realizem serviços de gestão ambiental. O fortalecimento dos municípios do Programa Mato Grosso Sustentável é importante para a eficiência na fiscalização contra crimes ambientais e no licenciamento de empreendimentos de impacto local.

Entrega de Sedes

Entre as ações para fortalecer os municípios estão previstas a entrega de 17 novas sedes de secretarias municipais de meio ambiente. 10 municípios já estão com obras finalizadas e entregues: Juara, Porto dos Gaúchos, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Brasnorte, Claudia, São Felix do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira e Canarana. 

Estão sendo construídas as obras das secretarias municipais de meio ambiente de Guarantã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Apiacás. As obras de Aripuanã e Colider estão em licitação e de Sinop aguardando aprovação do projeto na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Municípios

Os 40 municípios que receberam o Kit Descentralização são: Água Boa, Alta Florestas, Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Brasnorte, Campinápolis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Paranaíta, Porto dos Gaúchos, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangara da Serra, Tapurah, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Leia mais:  Sexta-feira (11): Mato Grosso registra 426.571 casos e 11.366 óbitos por Covid-19
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana