conecte-se conosco


MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros entrega abafadores sustentáveis a moradores do Pantanal

Publicado


Para auxiliar no combate aos incêndios florestais nas áreas rurais durante o período de estiagem, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), por meio do Batalhão Ambiental de Emergências Ambientais (BEA), entregou na manhã desta quarta-feira (09.06) a primeira remessa de 200 abafadores sustentáveis aos brigadistas e moradores da região do Pantanal.

A solenidade para entrega do material foi realizada no portal de entrada do Pantanal, no Km-17 da Transpantaneira, em Poconé (103 km de Cuiabá), e contou com a presença do comandante-geral adjunto do CBM, coronel, Ricardo Antônio Bezerra, a secretária estadual de Meio ambiente, Mauren Lazzaretti, o secretário adjunto de Integração Operação da Sesp, Victor Fortes, a secretária municipal de Meio Ambiente de Poconé, Danielle Carvalho e demais autoridades.

Em seu discurso, o comandante-geral adjunto do CBM, coronel Ricardo Antônio Bezerra, destacou que todas as ações de prevenção e preparo aos incêndios no Pantanal é resultado dos investimentos do Governo de Mato Grosso.

“A entrega desses abafadores mostra a nossa preparação, pois o nosso trabalho de prevenção é uma de nossas prioridades. Todo este planejamento foi possível porque o Governo de Mato Grosso tem dado um forte apoio ao Corpo de Bombeiros, com financeiros para compra de viaturas, equipamentos, materiais e contratações”, destacou o comandante.

O projeto para produção de 1.200 abafadores foi idealizado (BEA) com apoio de demais parcerias entre a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural. Os 200 abafadores deste primeiro foi realizado por um grupo de 15 reeducandos da marcenaria do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

Leia mais:  Indea prorroga prazo para comunicação da vacinação contra a febre aftosa

A secretária de Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que a entrega dos abafadores vai permitir que os moradores da região do Pantanal, treinados pelos bombeiros, realizem o primeiro atendimento de combate aos incêndios para evitar a propagação das chamas.

“Nas ações preventivas é permitido que o primeiro atendimento de início ao incêndio florestal seja realizado pela comunidade local. Os moradores da região vão realizar aquele primeiro combate de nível um, evitando que se transforme em um incêndio de grandes proporções no Pantanal. Uma estratégia preventiva do Governo de Mato Grosso com a população local para responder de forma mais eficiente aos incêndios florestais”.

De acordo com o comandante da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do BEA, 1° tenente Isaac Wihby, parte do material utilizado na produção seria descartado no lixo, mas foi reaproveitado para produção dos abafadores.

“Essa confecção de abafadores sustentáveis foi pensada como forma de reaproveitar um material que seria descartado na natureza. A borracha usada nesta produção foi reaproveitada de um equipamento chamado correia de esteira, bastante utilizada pelas agroindústrias, que já tinha sido descartado no lixo, mas foi recuperada para reutilização, conforme pensado no nosso projeto. Além disso, utilizamos as madeiras apreendidas nas operações de fiscalização realizadas pela Sema e Corpo de Bombeiros para fazer o cabo desta importante ferramenta usada no combate ao fogo”, explicou o militar.

A previsão de entrega da segunda remessa de mais 1.000 abafadores será no dia primeiro de julho, início do período proibitivo de queimadas. Ao final da produção, a força-tarefa de trabalho dos reeducandos terá produzido um total de 1.200 peças. A ação faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2021), que integra a política pública do Governo do Estado de Mato Grosso como instrumento de resposta preventiva e eficaz no combate às queimadas.

Leia mais:  Sema completa entrega de barcos e motores para 40 municípios descentralizados
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Última etapa das obras de reforma na Arena Pantanal foram paralisadas para realização da Copa América

Publicado


O terceiro andar do setor Leste da Arena Pantanal será a última etapa da reforma do estádio. As obras no local iniciaram com a retirada das portas e troca completa do piso, mas tiveram que ser paralisadas em decorrência do início da Copa América.

No entanto, o setor em questão, onde estão localizados os camarotes Leste, não será utilizado por enquanto, por causa da proibição de público nos jogos oficiais.

A reforma na Arena foi concluída nos setores Oeste, Sul e Norte, faltando apenas os camarotes do estádio.

Vale ressaltar que a Arena Pantanal é uma arena multiuso que passa por constante manutenção, independente da época ou gestão.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Unidade do Ganha Tempo distribui mudas de plantas à população cacerense
Continue lendo

MATO GROSSO

Governo prorroga prazo para recadastramento de aposentados e pensionistas

Publicado


O Governo do Estado, por meio do Mato Grosso Previdência (MT Prev), prorrogou até o dia 09 de julho de 2021 o prazo para o recadastramento de aposentados e pensionistas no Censo Previdenciário. A medida se fez necessária tendo em vista que 10.547 inativos ainda não fizeram a atualização cadastral e podem ter o benefício suspenso.

No total foram convocados 37.196 beneficiários. O Censo Previdenciário cumpre a Lei Federal nº 10.887/2004, que determina a sua realização, no mínimo a cada 5 (cinco) anos, abrangendo todos os aposentados e pensionistas.

A pendência documental ou a ausência de realização do recenseamento até 09 de julho, acarretará a suspensão do pagamento no mês de julho, até posterior regularização, considerando o ciclo mensal da folha de pagamento.

Entre as pessoas que ainda não se recadastraram, a maioria reside nos estados de Mato Grosso (9.240) e Mato Grosso do Sul (545). Entre as cidades com alto número de ausentes estão: Cuiabá (4.064), Várzea Grande (978), Rondonópolis (445) e Cáceres (303)

Como fazer

Para realizar o Censo, os segurados podem optar tanto pelo atendimento presencial, que está sendo realizado na Controladoria Geral do Estado (CGE) em Cuiabá, como pela internet.

O agendamento para atendimento presencial deve ser feito via telefone 0800.647.3633 ou pelo site www.mtprev.mt.gov.br.

Na opção online, basta acessar o site do MT Prev, informar o CPF, clicar na opção “Censo Online” e anexar os documentos obrigatórios.

O beneficiário deve providenciar todos os documentos solicitados, devidamente atualizados, antes de iniciar o seu recenseamento. A atualização da certidão de nascimento ou casamento pode ser solicitada por meio do site www.registrocivil.org.br, ou pelo site da Anoreg MT (app.anoregmt.org.br).

Para as dúvidas ou dificuldades no cadastro, além do telefone do MT Prev (65 3363-5300), há um WhatsApp exclusivo para o Censo: (65) 9 9959-0350 e o e-mail [email protected]

Leia mais:  Governo prorroga prazo para recadastramento de aposentados e pensionistas

– Lista da documentação necessária  
– Portaria de Prorrogação

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana