conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Secretários municipais serão painelistas de evento da Rede de Territórios Educativos de VG

Publicado


A Prefeitura de Várzea Grande terá importante participação no evento on-line “Rede TE-VG na Semana Glocal de Avaliação 2021: construindo um amanhã melhor”, que ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 01 e 02 de junho. Quatro secretários municipais serão palestrantes dos painéis, transmitidos ao vivo, a partir das 7h30, pelo canal do youtube da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande (Rede TE-VG).

De acordo com uma das organizadoras do evento, a defensora pública de Mato Grosso, Tânia Regina de Matos, o evento será aberto à participação da sociedade que terá a oportunidade de conhecer as iniciativas e a forma de avaliar as políticas públicas executadas.

“Esse evento é muito importante para Várzea Grande por ser o terceiro ano consecutivo da sua participação, avaliando o monitoramento de políticas públicas. O primeiro ocorreu em 2019. O ano passado tivemos a participação de uma avaliadora do Sebrae e, este ano, teremos a presença de quatro secretários do município participando dessas discussões que, na nossa opinião, é de fundamental importância, porque a população precisa ser comunicada das ferramentas de avaliação que o município tem se utilizado para medir a satisfação da comunidade”, avalia a defensora.

Serão palestrantes os secretários municipais de Meio Ambiente de Várzea Grande, Fernando Sé; de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Ricardo Azevedo Araújo; de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis; e, de Defesa Social de Várzea Grande, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.

Também serão painelistas: Agessander Manoel, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista; e, a assistente social Josandra Carmona. Outras informações sobre o evento no site www.rte-vg.com.br

Confira a programação completa:

Terça-feira (01/06)

Leia mais:  VG aplica mais de 70 mil vacinas e abre pré-cadastro para pessoas de 50 a 54 anos sem comorbidades

8h – Abertura do evento: O que é a Semana Glocal de Avaliação?

8h10 – Apresentação cultural

8h15 – Painel I – Resíduos Sólidos Urbanos em Várzea Grande – monitoramento e avaliação, o palestrante será Agessander Manoel, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista.

8h45 – Painel II – Como o município pode envolver os resíduos sólidos? O palestrante será o secretário Municipal de Meio Ambiente de Várzea Grande, Fernando Sé.

9h – Perguntas

9h10 – Painel III – Como construir um amanhã melhor usando as ferramentas do monitoramento e da avaliação para planejar novas ações? E, como o município pode melhorar a sua capacidade de comunicação com a sociedade e fortalecer o compromisso de avaliar o que faz? O palestrante será o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Ricardo Azevedo Araújo.

9h25 – Avaliação e encaminhamentos

9h30 – Encerramento

Quarta-feira (02/06) – Roda de conversa e networking

8h – Abertura do evento: O que é a Semana Glocal de Avaliação?

8h10 – Apresentação cultural

8h15 – Painel I – O que nós aprendemos com as boas práticas de avaliação durante o ano de 2020. Josandra Carmona – assistente social da Carmona Assessoria.

8h35 – Painel II – Qual o impacto que o processo de melhoria na gestão da educação implantado em VG em 2018 teve durante a pandemia?, secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis.

8h55 – Painel III – “Quais os maiores desafios enfrentados pela Secretaria de Defesa Social durante a pandemia?”, secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.

9h10 – Perguntas

9h25 – Avaliação e encaminhamentos

9h30 – Encerramento

Leia mais:  Prefeitura realiza ações de limpeza na zona rural e em distrito de Várzea Grande

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Saúde abre terceira fase da vacinação contra a gripe e reforça importância da imunização durante a pandemia

Publicado


A Saúde de Várzea Grande segue calendário de vacinação do Ministério da Saúde e abre a terceira fase da imunização contra Influenza – H1N1, que contempla nove grupos prioritários. Esta nova fase  inclui pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Como explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, os postos de vacinação estão abertos e já atendendo a população deste novo grupo prioritário.

“As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das etapas anteriores e que, por algum motivo, não receberam a vacina influenza, ainda podem buscar os postos de saúde na vigência da campanha. É importante reforçar a necessidade de imunização para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença. Considerando a pandemia da Covid-19, quanto mais pessoas estiverem protegidas das complicações causadas pela gripe, menos sobrecarga para o sistema de saúde”, alertou Relva Cristina.

As duas primeiras etapas da campanha foram abertas para pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Relva Cristina alerta sobre a baixa cobertura vacinal das etapas I e II, com 29.060 doses aplicadas, o que equivale a 33% da meta a vacinar destas etapas, que corresponde 87.398 pessoas. Os dados são do site do Ministério da Saúde – Localiza SUS – da data de 11 de junho.

“Os grupos que mais vacinamos são os Trabalhadores da Saúde, que atingimos a porcentagem de 64%, ou seja, 3.695 doses aplicadas; crianças de seis meses a 6 anos foram vacinadas, com 13.589 doses, correspondendo 52,4%, professores 50,1% com  1.569 doses aplicadas, e ainda em baixa os idosos, com 27% com 8.150 doses aplicadas. São alguns exemplos que as pessoas contempladas precisam se vacinar, a imunização evita formas graves da gripe”, exemplificou a superintendente.

Leia mais:  Prefeitura realiza ações de limpeza na zona rural e em distrito de Várzea Grande

Como alerta o Ministério da Saúde, segundo Relva Cristina, todos devem ficar em alerta em virtude das campanhas de vacinação da Influenza e da Covid-19 acontecerem simultaneamente. A recomendação é que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada, mas atenção para a administração da vacina da gripe, que requer um intervalo mínimo de 14 dias depois da vacina Covid-19.

“Para quem faz parte dos grupos prioritários para as duas campanhas, deve ser priorizada a vacinação contra o coronavírus e, na sequenência, a vacina Influenza, respeitando esse intervalo mínimo de duas semanas. Para se vacinar, os integrantes de grupos prioritários devem ir até uma unidade de saúde levando a caderneta de vacinação,  um documento com foto, para que os profissionais localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar a vacina da gripe. Os de comorbidades devem apresentar o laudo médico, com assinatura do médico responsável e identificação do CID – Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde de Identificação. Os demais devem apresentar a  identificação de suas profissões e ou atribuições, como carteira de trabalho ou holerite deste ano”,esclareceu.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Livro vai retratar pontos turísticos e fatos históricos de Várzea Grande

Publicado


O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, recebeu, nesta semana, a presidente da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), professora e escritora Jacy Proença, para tratar sobre a preparação e elaboração do livro “Conhecendo Várzea Grande: Pontos turísticos e fatos históricos”. A obra, de autoria de Jacy Proença, será materializada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos.

Jacy Proença, que atualmente é presidente da Câmara Setorial Temática da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), explica que no livro serão abordadas questões de gênero, destacando mulheres que ajudaram a construir a cidade industrial; questão étnico-racial; religiosidade, que é muito forte em Várzea Grande; e também a questão ambiental. “Decidi fazer esse livro pelo contexto e importância histórica, política e cultural dessa cidade. Não podemos falar de Mato Grosso sem fazer referência a Várzea Grande”, explica.

“Conhecendo Várzea Grande: Pontos turísticos e fatos históricos” será ilustrado em quadrinhos, com um material lúdico e uma linguagem acessível para todos os públicos. No livro terá também os hinos de Várzea Grande e de Mato Grosso. “Um dos objetivos deste livro é atingir as crianças nas escolas e, por interferência delas, fazer chegar às famílias. Queremos também que os turistas, que passarem por aqui, tenham acesso a esse material e passem a conhecer essa cidade como um todo”, explica Jacy Proença.

Conselheira da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT, Militante do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença ressalta que, apesar de ser cuiabana, tem um vínculo afetivo e emocional com a cidade de Várzea Grande. “Sou cuiabana, porém, toda a minha família por parte do meu pai é daqui. Além disso, a minha história profissional começou aqui, aos 16 anos de idade como professora na Escola Estadual Salim Nadaf”, enfatiza.

Leia mais:  VG aplica mais de 70 mil vacinas e abre pré-cadastro para pessoas de 50 a 54 anos sem comorbidades

Conforme explica o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vai dar todo o suporte técnico e de logística para a elaboração do livro. “A Secretaria está à disposição para o que for preciso e tenho certeza que essa parceria será um sucesso. Não poderíamos deixar de apoiar um projeto como esse, que valoriza e prestigia a nossa querida Várzea Grande”, destaca.

Participaram também da reunião a subsecretária Maria Alice Barros e os superintendentes Joilson Marcos da Silva, de Cultura, e Luz Marina Coelho, do Pedagógico.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana