conecte-se conosco


CUIABÁ

Mais de 60 obras de arte de 10 artistas negras: Museu da Imagem e do Som recebe Brava Festival até 21 de maio

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O Museu da Imagem e do Som (MISC) recebe até o dia 21 de maio a exposição Brava”, o primeiro festival de artes visuais de mulheres negras realizado em Mato Grosso. São mais de 60 esculturas, cerâmicas, pinturas em tela, ilustrações em aquarela, artes digitais, fotografias e artesanatos de diversas técnicas, estéticas e possibilidades criativas, confeccionadas por 10 mulheres artistas negras. As obras estão disponívisl para visitação com entrada gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h no Misc, localizado no Centro Histórico de Cuiabá.

A exposição presencial segue todas as medidas de biossegurançla, como uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel na entrada do espaço. Também é permitido o máximo de 08 pessoas dentro das salas, mantendo o distanciamento mínimo de 02 metros.

Das expositoras, três artistas graffiteiras, ilustradoras digitais e artistas plásticas de Teresina-PI, São Paulo e Rio de Janeiro e  sete artistas mato-grossenses: Patty Wolf, Hiasmyn L e Rosa Argilosa foram as convidadas pela curadoria, enquanto que a fotógrafa Carina Valéria, a artesã Maria Auxiliadora, a ilustradora Elaine Fogaça e a designer digital Lia Amazonas foram selecionadas através de convocatória pública.

“O festival não busca, necessariamente, apresentar um panorama da diversidade artística negra. Tão pouco se trata de uma seleção com as principais personalidades negras do cenário regional e nacional. Com todo respeito às nossas ancestrais, nesta ocasião queremos conversar principalmente com as adolescentes e jovens negras. Para isso, a curadoria procurou artistas negras também jovens, em quem podemos nos referenciar. Queremos reunir mulheres estreantes com mulheres experientes. Queremos apresentar para as adolescentes negras, que desenham no caderno agora, que elas podem ser artistas valorizadas e reconhecidas em um futuro muito próximo”, afirma Hiasmyn L, idealizadora do projeto.

O Brava Festival realiza visitas guiadas onde os participantes aprendem mais sobre as diferentes técnicas de artes visuais e sobre o trabalho de cada artista negra que expõe no festival. Este acompanhamento nas visitas pode ser solicitado à organização do evento pelo instagram AQUI. A exposição também atende grupos de instituições públicas e privadas em visitas virtuais guiadas por uma arte-educadora por meio de videoconferência. As escolas e instituições de todo estado de Mato Grosso podem solicitar agendamento de visita online pelo email [email protected] ou pelo telefone (65) 98150-0520.

Além da exposição, o Brava Festival já realizou oficinas, performances, palestras, consultorias e debates online, voltados à capacitação profissional de artistas de Mato Grosso. Foram abordados temas como possibilidades de atuação no mercado das artes, pautas sociais no processo criativo, estilo estético e criação de redes colaborativas. Todas as ações formativas estão disponíveis no site AQUI.

Após o encerramento da exposição presencial, será disponibilizada a exposição virtual, na qual as obras poderão ser visualizadas também no site do Brava Festival.

O projeto foi contemplado pelo edital de Mostras e Festivais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, por meio da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. A exposição presencial tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, que disponibilizou o espaço do MISC para realização do evento.

 

**com informações da assessoria 

Serviço:

Exposição de Artes Visuais “Brava”Data: 26 de abril à 21 de maio Horário: 08h às 17h

Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC)

Rua 7 de Setembro, 1 – Centro Norte, Cuiabá – MT

Classificação: Livre (Uma sala com classificação 16 anos)

Mais informações:

instagram.com/bravafestival

[email protected]

www.bravafestival.com.br

(65) 99608-3792

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do professor Welson Mesquita pela Covid

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Carroceiros são vacinados contra a covid-19 e comemoram atendimento humanizado

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A manhã de tempo ameno nesta quinta-feira (6) foi de muita alegria para 24 carroceiros que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês de França Auad, no bairro CPA 3, ao lado do eco ponto onde a categoria faz o descarte de entulhos. Eles fazem parte do grupo prioritário composto por pessoas em vulnerabilidade, também integrado por catadores de recicláveis, motoristas de ônibus e trabalhadores da limpeza urbana, que estão sendo atendidos a pedido da primeira-dama Márcia Pinheiro, que entende que são pessoas em vulnerabilidade social, tanto pela condição financeira, dificuldade de acesso à internet e exposição ao coronavírus no ambiente de trabalho. “Se não fossem essas pessoas, que muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade, a cidade não funcionaria, não teria seu brilho, não seria limpa e bonita. São eles que estão todos os dias nas ruas, na ponta, cuidando da cidade e da população e merecem toda a nossa consideração e respeito, inclusive tendo prioridade na vacinação contra a covid-19, que foi uma preocupação da primeira-dama Márcia Pinheiro, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

Alguns profissionais chegaram no CCI de carroça e um “horse-thru” foi improvisado para marcar de forma simbólica a vacinação da categoria. Em seguida, a garoa começou a ficar mais espessa e a vacinação continuou dentro do centro de convivência de idosos, com toda a comodidade e segurança. 

Roberto Soares de Amorim, 60 anos, foi o primeiro vacinado, ainda a bordo de sua carroça. “Ficamos aliviados e mais alegres porque a gente mexe com lixo, mexe com tantas coisas nas casas das pessoas. Às vezes as pessoas não deixam nem a gente entrar na casa preocupados e nós ficamos preocupados também porque nós precisamos trabalhar. Sou carroceiro há 40 anos. Toda vida foi difícil e este ano de pandemia também. Agora estou mais aliviado. Foi uma boa coisa do prefeito trazer a vacina aqui”, disse. 

Leia mais:  Secretário Samaniego assume Semob e Luis Claudio acumula Governo e Meio Ambiente

Aguinaldo Leonel Marinheiro, 50 anos, carroceiro há 27 anos, também foi atendido no “horse-thru”, que chamou a atenção de quem passava pela avenida. “É um alívio pra gente! Com tudo isso que está acontecendo, receber essa vacina foi um privilégio pra nós. A nossa presidente correu atrás, lutou e conseguiu pra nós essa vacina. Foi muito bom! Nós estávamos preocupados porque a gente mexe com muito lixo, muita coisa suja e não sabe de quem pega as coisas, estávamos correndo perigo muito grande e agora estamos realmente felizes, vamos trabalhar mais tranquilos”, disse, complementando que “foi uma coisa muito maravilhosa que fizeram, ajudando o povo carente” o fato da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter levado a vacinação até o local de trabalho deles. 

Quem também foi atendido nesta manhã foi Cezinando do Amaral, 64 anos, carroceiro há 40 anos, que destacou a atenção dada pela Prefeitura de Cuiabá para com a categoria. “O prefeito está nos ajudando. Vou vacinar porque já peguei o vírus e sei que é duro! Não quero pegar mais, não. Fiquei 4 dias sem comer, quase morri. Agora vou trabalhar mais tranquilo, se Deus e Nossa Senhora quiser!”. 

O coordenador técnico de Atenção Primária da SMS, Marcel Lemos, conta que resolveu fazer o “horse-thru” para atender aos carroceiros de forma mais ágil e marcante. “O rapaz já tinha chegado na carroça. E para não ter o trabalho de descer, a gente optou pro fazer o drive-thru de forma simbólica. A Prefeitura de Cuiabá junto com a Secretaria de Saúde têm feito um belo trabalho lembrando dessa população que está em estado de vulnerabilidade e nós estamos aqui para atender a essa demanda do prefeito e da primeira-dama, que tanto prezam pela população”, destacou. 

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do professor Welson Mesquita pela Covid

A coordenadora do CCI Maria Ignês, Jona D’Arc Muniz, enfatiza que, além de ponto de vacinação dos carroceiros, a unidade também tem ajudado a comunidade no cadastro para a vacinação contra a covid-19, no caso de quem tem dificuldade de acessar à internet. “A vacinação é importante porque é uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Trabalho, com a Secretaria de Saúde e com a associação dos carroceiros. Importante destacar que nós também realizamos o cadastro e acompanhamento da vacina dos idosos e agora de pessoas com comorbidades que não têm acesso à internet. Já cadastramos cerca de 100 idosos, fazemos o acompanhamento diário, entramos em contato e avisamos quando sai o agendamento. Muitos reconhecem o nosso trabalho, agradecem porque muitos não tem acesso à internet”, afirma. 

A imunização das categorias profissionais em maior vulnerabilidade e exposção ao coronavírus e uma ação feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que mapeou os profissionais e disponibilizou as listas para a SMS. “A vacinação dos carroceiros é mais uma ação que confirma o caráter humanizado da gestão Emanuel Pinheiro, de sempre pensar e colocar em primeiro lugar aqueles que mais precisam. Os carroceiros são um grupo vulnerável socialmente, que é acompanhado de perto pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico como determina nosso prefeito e estamos à disposição para auxiliá-los no que necessitarem”, disse o secretário Francisco Vuolo.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Artistas regionais deixam sua marca no Viaduto Murilo Domingos; obra será entregue na segunda-feira (10)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Com entrega marcada para a próxima segunda-feira (10), o viaduto Murilo Domingos, localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio), é mais uma estrutura que conta com as atividades do programa Cidade Viva. No local, todos os pilares de sustentação recebem a pintura de elementos símbolos da história tricentenária de Cuiabá.

O processo é executado por sete artistas plásticos regionais que, desde a última semana, deixam sua marca na estrutura. Sob a coordenação de Fred Fogaça, participam desse trabalho os artistas Régis Gomes, Benedito Silva, Gilda Barrados, Babu 78, Vitório “Nico” e Sérgio Venny.

“Somos parceiros da Prefeitura de Cuiabá em diversos projetos espalhados pela cidade. Nas praças, canteiros e nos outros viadutos também estão a marca dos nossos artistas. Estar presente em mais essa importante obra para a cidade nos deixa muito honrados”, comenta o coordenador da equipe artística Fred Fogaça

Pelas mãos talentosas de cada um desses artistas, o cinza do concreto armado do viaduto é substituído pelo colorido, transformando a nova estrutura de mobilidade urbana também em um verdadeiro museu a céu aberto. Igrejas, animais, personagens e objetos típicos da cultura cuiabana compõem esse cenário.

“O prefeito Emanuel Pinheiro preza pela qualidade em cada uma das etapas das obras executadas por sua gestão. Com o viaduto Murilo Domingos não é diferente. Todos os detalhes foram pensados para garantir que a estrutura cumpra com sua função principal, mas também deixe nossa cidade mais bela”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

DATA DE ENTREGA

Na tarde de quarta-feira (05), o prefeito Emanuel Pinheiro realizou uma nova vistoria no local e solicitou à empresa contratada para execução dos trabalhos a realização de alguns reparos. Segundo observado pelo gestor há a necessidade de efetuar o recapeamento nas vias ao em torno da estrutura e também pequenas intervenções na pista de rolamento do viaduto.

Leia mais:  Secretário Samaniego assume Semob e Luis Claudio acumula Governo e Meio Ambiente

Por conta desses ajustes, o chefe do Executivo municipal transferiu a data de inauguração para a próxima segunda-feira (10). “Nessa vistoria, percebi que falta terminar e melhorar acabamento, como alguns buracos ao em torno, pista de rolamento precisando ser finalizada com mais segurança e com mais qualidade”, disse Pinheiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana