conecte-se conosco


CUIABÁ

Grupo de 50 a 54 anos com comorbidades começa a ser vacinado a partir desta quarta-feira (12)

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades que já estão cadastradas no site começarão a ser vacinadas a partir desta quarta-feira (12), em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde – SMS decidiu antecipar este grupo prioritário devido ao baixo número de cadastramentos do grupo de 55 a 59 anos com comorbidades no sistema.

De acordo com o diretor de TI da SMS, Gilmar Cardoso a quantidade de pessoas de 55 a 59 anos que se cadastraram no site está muito abaixo do esperado e, caso não diminua a faixa etária para comorbidades, muitas vagas para vacinação ficarão ociosas. “Temos cinco pontos de vacinação em Cuiabá, e uma capacidade para vacinar entre 4 e 5 mil pessoas por dia, mas a procura está baixa. Por isso vamos abrir a agenda para acelerarmos a imunização”, disse Cardoso.

Outro motivo desta antecipação é a vacina da Pfizer, que tem características peculiares e precisa ser aplicada de maneira mais célere. “As doses estão guardadas a -20 graus e ela pode ficar até 14 dias nessa temperatura. Após sair deste freezer ela pode ficar guardada entre 2 e 8 graus durante cinco dias. Estamos buscando diariamente apenas as doses para aplicação para cada dia, para evitar desperdício de vacinas. Precisamos usar cada remessa da Pfizer em até 14 dias, por isso foi preciso ampliar o grupo prioritário neste momento”, explicou a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira.

ATENÇÃO: As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (50 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 50 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.

Leia mais:  Nota Cuiabana- Especial do Aniversário de Cuiabá entrega premiação total de R$ 160 mil

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove homenagem aos profissionais da gastronomia

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Cerca de 60 profissionais do ramo da gastronomia foram homenageados pelos serviços prestados em Cuiabá na noite desta sexta-feira (11). A iniciativa do evento é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que pelo terceiro ano consecutivo promove a homenagem a classe trabalhadora, que inclui chefs de cozinha, cozinheiros, empresários e garçons.

Durante a cerimônia, a secretária de Cultura Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob, enfatizou a importância dos trabalhadores que atuam no ramo de alimentos e citou a busca do prefeito Emanuel Pinheiro em garantir a regulamentação dos profissionais chefs de cozinha.

“É uma atitude incrível promover esta homenagem. Nosso prefeito está hoje lutando pelo reconhecimento da categoria. Cuiabá deverá ser a primeira capital e a primeira cidade do Brasil a dar o reconhecimento profissional a uma categoria que tem formação por meio de uma faculdade, mas a profissão ainda não foi regulamentada”, pontuou.

Ainda segundo a secretária, o trâmite para aprovação do projeto já está na fase de sanção pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a efetivação já deve acontecer nos próximos dias.

O evento

A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e, além dos homenageados, estiveram presentes familiares e representantes do legislativo municipal e estadual.

O presidente da Associação do Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACC/MT), Fábio Cruz, disse que a luta pela regulamentação dos profissionais é antiga. “Esta é uma noite importante. Dia que celebramos o empenho de cada profissional de cozinha, em todas as esferas. No que depender de mim, vamos continuar lutando pela nossa categoria”, revelou.

Chef de cozinha há 12 anos, Ariete de Souza Pacheco, falou da alegria de ter o trabalho reconhecido. “Achei a homenagem justa. Muitas pessoas aqui passaram por dias difíceis com esta pandemia e tivemos que nos reinventar. Estar aqui me deixa lisonjeada”, argumentou.

Leia mais:  Em prol da saúde dos cuiabanos, prefeito mantém intensa agenda em articulações com o governo federal

Já o chef e professor de gastronomia, Marcus Alves, citou os desafios enfrentados pelos profissionais nos últimos dias. “Nosso setor foi o primeiro a fechar na pandemia e o último a abrir. Cada profissional aqui teve que se readaptar ao novo momento. Estou feliz em estar mais um ano nesta festa e saber que nossa profissão está mais perto de ser regulamentada”, enfatizou.

A regulamentação da categoria visa garantir os direitos trabalhistas, tais como, piso salarial e jornada de trabalho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Em prol da saúde dos cuiabanos, prefeito mantém intensa agenda em articulações com o governo federal

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro está em Brasília desde sexta-feira (11), juntamente com o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, tratando da questão do envio de doses extras de vacinas contra a covid-19 para Cuiabá em contrapartida à realização da Copa América na cidade. Somente nesta semana, o prefeito e o parlamentar tiveram duas audiências com o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o que demonstra a atuação política incansável na busca de vacinas para acabar com a crise sanitária decorrente da covid-19, em Cuiabá. 

“Em uma grande ação em defesa da população cuiabana, no enfrentamento à maior crise sanitária da História, temos que cuidar da saúde e da vida das pessoas. E o ministro, muito solícito – a gente agradece a audiência em pleno sábado – já está preparando uma agenda para, muito em breve, estar em Cuiabá e levar uma grande notícia para nossa população”, afirmou o gestor, em vídeo gravado ao lado de Queiroga e de Emanuelzinho. 

O ministro da Saúde confirmou sua vinda à Capital mato-grossense nos próximos dias para anunciar novas medidas de combate à pandemia. “Cuiabá fez o dever de casa. Tem atuado forte na saúde pública e, por isso, tem condições de realizar jogos da Copa América. Então vamos trabalhar em parceria para fortalecer ainda mais o sistema de saúde da cidade de Cuiabá. Estarei em breve com vocês. Vamos trabalhar juntos para que consigamos vencer essa crise sanitária e Cuiabá crescer ainda mais”, disse o ministro em vídeo gravado ao lado dos representantes da população cuiabana.

Leia mais:  Campanha de vacinação terá rodízio de polos neste sábado

Emanuel Pinheiro Neto também agradeceu a disponibilidade de Queiroga em somar esforços para o combate ao coronavírus em Cuiabá. “Agradeço imensamente o ministro da saúde, que tem sido muito solícito, muito atencioso com Cuiabá. Liderando esse momento de vacinação em massa para a população de Mato Grosso, em especial a população cuiabana. Aproveito para agradecer por ter aceitado o convite de ir a Cuiabá justamente para fortalecer nosso trabalho contra o coronavírus”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana