conecte-se conosco


CUIABÁ

Chegada da ferrovia e Contorno Leste impulsionam gestão Emanuel Pinheiro em planejamento estratégico de Cuiabá

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Projetar a Cuiabá do futuro tem sido uma meta da gestão Emanuel Pinheiro. Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. A extensão da ferrovia Senador Vicente Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá e Lucas do Rio Verde é parte desse planejamento estratégico e junto com o Contorno Leste, serão fundamentais para o desenvolvimento da capital como polo industrial do Vale do Rio Cuiabá.

“Estamos em uma cidade que fecha o mês do seu aniversário de 302 anos com obras voltadas para o amanhã e para o futuro. Cuiabá não nasceu para ser cauda, nasceu para ser cabeça. Terra de líderes notáveis, como Eurico Gaspar Dutra, presidente da República cuiabano de tchapa e cruz, como Dante de Oliveira e Roberto Campos que já entraram para a história brasileira, que honraram o nosso grandioso Brasil. A nossa gestão se prepara neste segundo mandato, exatamente para ações macros, estratégicas, que gerem desenvolvimento, emprego, renda e oportunidades. A Ferrovia do nosso inesquecível senador Vicente Vuolo, pai do nosso secretário Francisco Vuolo, já é uma realidade. Estamos trabalhando muito para que Cuiabá seja passagem obrigatória, porque somos a Capital, somos a maior e mais importante cidade do estado, aqui está o maior contingente populacional, somos mais de um milhão de pessoas, um milhão de vidas. Aqui está o centro consumidor de Mato Grosso e um dos maiores polos do Centro-Oeste brasileiro. O futuro está aqui”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Francisco Vuolo, a gestão Emanuel Pinheiro tem articulado com a bancada Federal a inserção da ferrovia Senador Vicente Vuolo no Plano Nacional de Logística (PNL) 2035, lançado no último dia 30 de março, pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e divulgado pelo Ministério da Infraestrutura. O documento apresenta as necessidades e oportunidades do setor até 2035.

Leia mais:  Evento online abordará as Competências Socioemocionais na Educação com palestra de Eduardo Shinyashiki

Em fevereiro deste ano, o ministro Tarcísio de Freitas assumiu o compromisso de autorizar a extensão dos trilhos até a capital de Mato Grosso. Se preparando para este acontecimento é que a gestão movimenta suas ações.

A Central de Abastecimento de Cuiabá por exemplo, se prepara para receber uma reestruturação. O Master Plan está em discussão com a Associação de Permissionários para adequação de projeto que atenda as demandas dos trabalhadores locais e dê possibilidade de crescimento aos produtores locais, visto que hoje a maior parte do que é comercializado no local vem de outros município e/ou estados.

“A intenção é investir em capacitação técnica, tanto na área rural, dando suporte para o desenvolvimento das cadeias produtivas do peixe, do leite, das frutas, verduras e legumes, do frango, para que os produtores de Cuiabá sejam maioria na Central de Abastecimento que será totalmente reestruturada. Também vamos investir na capacitação da área urbana para desenvolver profissionais preparados para o polo industrial que se firmará com a chegada da ferrovia”, explicou Francisco Vuolo.

Hoje, 20 milhões de toneladas são escoadas pelos trilhos que chegam até Rondonópolis. Com a expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, passando pela baixada cuiabana e seguindo até Lucas do Rio Verde, mais que dobrará a quantidade de carga transportada. Isso significa desenvolvimento econômico, geração de empregos e uma oportunidade de conexão com outras cidades de Mato Grosso e outros estados, barateando o frete e criando a possibilidade de desenvolvimento do polo industrial de Cuiabá. 

Outra ação fundamental para estrutural a mobilidade urbana e desenvolvimento comercial de todas as regiões de Cuiabá de forma linear é o Contorno Leste, maior obra estruturante já realizada na capital de Mato Grosso, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. No total, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento, duas pontes e 13 rotatórias em pontos estratégicos. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada, canteiro central e iluminação de LED.

Leia mais:  Pessoas que vivem com HIV devem informar unidades às quais estão vinculadas para vacinação contra a covid-19 em polo específico

Uma via que vai melhorar o trânsito da Capital e potencializar o desenvolvimento da cidade, transformando as imensas áreas ociosas em empresas, comércios, imóveis valorizados, impulsionando ainda mais a economia local.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Assistência Social mantém atuação para as famílias de imigrantes na capital

Publicado


As ações de abordagem  realizadas pela equipe da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – da Prefeitura de Cuiabá –  durante o mês de abril, resultaram na sensibilização de 43 imigrantes em Cuiabá. O trabalho é realizado nas principais avenidas, rotatórias e viadutos para busca ativa das famílias. A principal orientação repassada pelas equipes é quanto à exposição de crianças e bebês nos semáforos e rotatórias, considerando o risco à saúde para elas. A exposição fere a Lei nº 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. “Queremos ajudar no que for preciso e proteger as crianças e adolescentes”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. 

Ela pondera que as famílias encontradas passam por uma entrevista social para verificação de informações como dados pessoais, endereço, telefone para contato e se estão recebendo algum benefício social e se estão sendo atendidos junto à Casa do Migrante ou outro albergue.  Por ser um momento de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, orientações sobre as principais formas de prevenção e cuidados, e principalmente sobre a importância da higienização das mãos também são repassadas.

Para facilitar a comunicação, também recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola, sobre os Conselho Tutelares.

As famílias ainda recebem um documento com a tradução dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990.

“Em momento algum o nosso trabalho tem como objetivo prejudicar alguém, pelo contrário, a nossa preocupação é saber como está a situação dessas pessoas, explicou Ferreira, se já são cadastradas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras para receberem os benefícios ofertados pelo Governo Federal. A Assistência trabalha para ofertar dignidade à essas pessoas”, disse.  

Leia mais:  Evento online abordará as Competências Socioemocionais na Educação com palestra de Eduardo Shinyashiki

Ela frisa ainda “realizamos um trabalho de sensibilização aos pais quanto aos vetos a utilização de crianças para chamar à atenção da população. Esse trabalho contribui para entendimento da realidade e necessidades dessas famílias”.

Após levantamento feito pela equipe, foi constatado que as informações repassadas pelos imigrantes quando cruzadas com os dados contidos nos CRAS não coincidiam. “O que impedia a continuidade do trabalho com as visitas domiciliares”, explicou a coordenadora de Atenção Especial, Maggie Carolina, destacando a importância das atividades de busca ativa.

Hellen lembrou que a Pastoral dos Imigrantes é a unidade referência nesse tipo de atendimento e parceira da Prefeitura de Cuiabá. “É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro oferecer dignidade a toda população, seja ela aqui de Cuiabá ou de fora”, disse a secretária

“Esse é um trabalho que não vai parar por aqui. O “Projeto Quero te Conhecer Imigrantes” voltado para o público imigrante pretende sensibilizar o maior número possível de população imigrante aqui em Cuiabá”, conclui Hellen Ferreira.

  

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Evento online abordará as Competências Socioemocionais na Educação com palestra de Eduardo Shinyashiki

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quarta-feira (12), às 9 horas, o II Webnário Temático de 2021. A palestra Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar, será ministrada por Eduardo Shinyashiki e transmitida pelo @portaldaescolacuiabana, no Youtube. O evento online é uma realização da Diretoria de Gestão Educacional, por meio da Coordenadoria Técnica de Ensino, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos educadores e estudantes. A palestra vai reunir profissionais da Educação da rede pública municipal e das instituições filantrópicas conveniadas com a Secretaria de Educação.

Ao longo dos últimos meses, em que as atividades presenciais na rede pública municipal de educação estão suspensas, a formação continuada dos profissionais, assim como as atividades pedagógicas, está sendo realizada na modalidade à distância. Nesse sentido, foram criados os Webnários Temáticos.

Nesses eventos, profissionais da Educação e especialistas de Cuiabá, municípios do interior e de outras partes do Brasil, vem discutindo sobre questões ligadas à Educação Especial, Ensino Híbrido, protocolos de biossegurança, alfabetização em atividades remotas, metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa e Matemática em espaços virtuais, Educação Inclusiva entre outros.

Sobre a palestra Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar, que é a programação deste webnário, a secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, disse que vem ao encontro de uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro, o fortalecimento do Programa de Formação Continuada da Rede Municipal. “A formação continuada se dá por meio do Projeto Roda de Conversa, assegurando o atendimento às necessidades formativas, necessárias para subsidiar o trabalho realizado nas unidades educacionais e, consequentemente, gerar impactos positivos no processo de ensino e aprendizagem”, disse Edilene Machado.

Leia mais:  Prefeitura abrirá ainda nesta sexta pré-cadastro de vacinação para pessoas de 45 a 54 anos com comorbidades

De acordo com a Secretária de Educação, no atual contexto, em razão da pandemia e considerando a atipicidade do ano letivo de 2021, a aprendizagem social e emocional assume uma grande importância. “Nesse cenário, os educadores têm enfrentado muitos desafios no desenvolvimento de novas habilidades, aprendendo e reaprendendo, sendo líderes em seus processos educacionais e este webnário vem fortalecer esse processo”, salientou.

Palestra

Eduardo Shinyashiki é palestrante internacional, escritor, especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal e no desenvolvimento das Competências Socioemocionais e de Liderança. Neuropsicólogo e Mestre em Liderança Educação já formou milhares de pessoas por meio do Desenvolvimento do Poder Pessoal, através da expansão das competências de liderança, comunicação e inovação, criando novas realidades e resultados de sucesso.

Na palestra Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar, Shinyashiki fará uma reflexão sobre a pluralidade e diversidade dos indivíduos e das culturas, visando o fortalecimento de uma nova forma de pensar e agir, novas habilidades e competências, tendo como foco os valores humanos, núcleo comum dos indivíduos.

Entre os temas que serão abordados estão o autoconhecimento e autoconfiança, o papel das emoções e afetividade como fator dominante nos relacionamentos interpessoais, a importância de se reinventar e da valorização do educador, a ressignificação da aprendizagem e outros.

SERVIÇO

II Webnário Temático de 2021

Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar

Palestrante: Eduardo Shinyashiki

Local: @portaldaescolacuiabana, no canal do Youtube

Programação

9 h – Momento de interatividade – Prof. Marco Antônio Alves Braga

Abertura

– Secretária Municipal de Educação, Profª Edilene de Souza Machado

– Secretária Adjunta de Educação, Profª. Débora Marques Vilar

– Diretora de Gestão Educacional, Profª Mabel Strobel Moreira

– Coordenadora Técnica de Ensino, Profª Zileide Lucinda dos Santos

Leia mais:  Confira como será a vacinação contra a Covid 19 neste sábado (08) nos cinco polos de vacinação

Intérprete: Ana Paula da Silva Campos

09:30 horas – Palestra: Competências Socioemocionais na Educação: A arte de Liderar

Palestrante: Eduardo Shinyashiki.

Intérprete: Derli Aparecida Freitas Alonso

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana