conecte-se conosco


TCE MT

TCE-MT prossegue com workshop para municípios que participam do PDI até 10 de maio

Publicado


Divulgação TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) prossegue com o workshop voltado para os municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) até o dia 10 de maio.

A abertura do workshop foi realizada na quarta-feira (28) com a palestra do doutor em administração e mestre em administração pública pela FGV, Humberto Falcão Martins, que abordou o tema: “Para que planejar em tempos de crise?”. A programação contou com a participação do presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e do supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, que deram as boas-vindas aos representantes dos municípios adesos ao PDI.

Também participam da abertura, o secretário de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG), Adjair Roque de Arruda, a secretária de Articulação Institucional (SAI), Cassyra Vuolo e o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alexandre dos Anjos.

O segundo dia de workshop, realizado nesta quinta-feira (29) pela manhã, contou com Módulo I – Planejamento Estratégico, onde ocorreu a apresentação do PDI e Plano de Trabalho para 2021. O coordenador do projeto I, Guilherme de Almeida, fez a Conceitualização e Contextualização sobre o uso da ferramenta estratégica na gestão pública. Também fizeram apresentações os professores da UFMT, José Jaconias e Paulo Ramalho.

Nesta sexta-feira (30), acontece o terceiro dia de workshop, com reunião dos coordenadores do projeto I, das 9h às 11h, pelo aplicativo de reunião zoom. A primeira parte conta com a estrutura e comitê de gestão estratégica, autoridade e responsabilidade do coordenador, termo de adesão, ministrada por Volmir Manhabosco. Já a parte II conta com a parametrizações do sistema GPE (cadastro e credenciamento de usuários, cadastro da identidade organizacional, cadastro de um novo indicador, cadastro de objetos estratégicos), conduzido por Simone Rezende Albuquerque.

Leia mais:  Por unanimidade, Pleno emite parecer favorável às contas de Campo Novo do Parecis

O quarto dia de workshop será realizado na segunda-feira (3), das 9h às 11h, sobre o Sistema de Gerenciamento do Plano Estratégico GPE. Essa reunião é voltada aos secretários e assessores, coordenadores, diretores, gerentes e equipes técnicas das prefeituras responsáveis pelo PDI, juntamente com as equipes da SAUG e SAI do TCE-MT. A reunião será dividida em parte III e IV, contando com a apresentação do GPE- funcionalidades e parametrizações e oficina demonstrativa com exercícios e práticas de parametrização do sistema e inserção do plano estratégico no GPE (cadastro de metas de longo, cadastro de metas de curto, cadastro de iniciativas e cadastro de ações). Os tópicos serão conduzidos por Volmir Manhabosco e Simone Rezende Albuquerque.

Já na quinta-feira (6) será realizado o quinto dia de workshop, sobre Sistema de Gerenciamento do Plano GPE, das 9h às 11h pelo aplicativo zoom. Na parte V, Volmir Manhabosco vai tratar sobre o lançamento de resultados, monitoramento e avaliação. Já na parte VI, Simone Rezende Albuquerque conduz a oficina demonstrativa com exercícios e práticas no uso dos relatórios e de mecanismo de monitoramento e avaliação.

O sexto e penúltimo dia de workshop será na sexta-feira (7), das 9h às 11h, e terá como tema o Projeto II do PDI – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã. Na parte I, Cassyra Vuolo fará a apresentação do projeto 2 do PDI com a conceitualização e contextualização, cronograma e plano de trabalho para 2021 e na parte II, conduz a oficina e práticas sobre a elaboração dos planos e monitoramento das metas, lançamento de resultados e evidências no GPE.

O último dia de workshop acontece no dia 10 de maio, segunda-feira, também das 9h às 11h, sobre a Interrelação entre Planejamento Estratégico x demandas da sociedade. Na parte III, Volmir Manhabosco faz a apresentação do mecanismo e funcionalidades no GPE para inserção das demandas do CPP´s. relatórios analíticos e gerenciais. Já na parte IV, ocorrem oficinas práticas com técnicas de reconhecimento das demandas da sociedade no Plano Estratégico, conduzido por Simone Rezende Albuquerque.

Leia mais:  Homologada medida cautelar que impede Prefeitura de Cuiabá de descartar medicamentos vencidos

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Por unanimidade, Pleno emite parecer favorável às contas de Campo Novo do Parecis

Publicado


Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT – 06/10/2020

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Campo Novo do Parecis, referentes ao exercício de 2019. Sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, o balanço foi apreciado na sessão ordinária remota desta terça-feira (11).

Em seu voto, o conselheiro destacou que o gestor cumpriu os limites constitucionais e legais relacionados às despesas com pessoal, Educação, Saúde, remuneração de Magistério e repasses ao Poder Legislativo.

“Além disso, está evidenciado que o desempenho fiscal do município foi positivo. Nessa linha, ressalto a existência de economia orçamentária, resultado orçamentário superavitário e suficiência financeira para saldar os compromissos em curto prazo”, sustentou o relator.

Gonçalo Domingos de Campos Neto ponderou ainda que, após análise, permaneceu nos autos apenas uma irregularidade, apontada pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Receita e Governo, e que contém natureza moderada.

Dessa forma, seguindo o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de Campo Novo do Parecis, com recomendações.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Poder público deve contratar agente verificador para acompanhar contratos de PPPs, aponta TCE-MT
Continue lendo

TCE MT

Contas de gestão da Procuradoria Geral de Justiça são julgadas regulares

Publicado


Tony Ribeiro/TCE-MT

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) julgou como regulares as contas anuais de gestão da Procuradoria Geral de Justiça do Estado. O balanço, referente ao exercício de 2019, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária remota desta terça-feira (11).

De acordo com o relator do processo, conselheiro José Carlos Novelli, a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Estadual não apontou irregularidades em seu relatório técnico.

Em seu voto, Novelli ressaltou ainda que a Procuradoria obteve superávit orçamentário e demonstrou capacidade de adimplir com as obrigações de curto prazo, atendendo ao princípio do equilíbrio das contas públicas.

“Vale destacar ainda que os gastos com pessoal se situaram abaixo dos limites prudencial e máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que também não foram encontrados indícios de impropriedades nos processos de execução das despesas”, sustentou o conselheiro.

Frente ao exposto, seguindo parcialmente o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), votou pela regularidade das contas da Procuradoria e emitiu recomendação à Secex de Administração Estadual do TCE-MT para que, no curso da análise das contas de 2020 da instituição, uma vez superado o risco epidemiológico, seja averiguado também o inventário patrimonial de 2019.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Homologada medida cautelar que impede Prefeitura de Cuiabá de descartar medicamentos vencidos
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana