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MATO GROSSO

Seplag moderniza ambientes de trabalho de servidores

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Uma série de melhorias vem sendo executada na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) desde o início desta gestão, em 2019. Recentemente, foram finalizadas ações voltadas a promover melhores condições de trabalho aos servidores e um ambiente moderno e confortável para o atendimento ao público. 

A manutenção na estrutura física da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas teve mais uma etapa concluída. A unidade ganhou um espaço mais amplo e melhor distribuído, nova pintura, reparos no telhado e em pontos de instalações elétricas e lógicas. A Adjunta administra a vida funcional de cerca de 67 mil servidores ativos, enquanto órgão central de gestão de pessoas do Executivo Estadual.

A Seplag também investiu na compra de novos móveis, computadores, aparelhos de ar-condicionado e em equipamentos de rede cabeada e sem fio, proporcionando maior velocidade e estabilidade na rede de dados da Secretaria, completando o processo de modernização nos locais de trabalho.

Nesta nova etapa de execução de melhorias ainda foram contempladas a Secretaria Adjunta de Gestão do Conhecimento e Qualificação Profissional (anexo da Escola de Governo) e a sala onde são realizadas as transmissões ao vivo das sessões públicas de licitação do Governo.

Na avaliação do secretário da Seplag-MT, Basílio Bezerra, as mudanças promovidas darão maior agilidade no atendimento das demandas da Secretaria. “Estamos empenhados em melhorar a ambiência laboral dos nossos servidores para que tenham a adequada estrutura física no trabalho, refletindo em melhorias nos serviços prestados aos contribuintes e em ganhos de eficiência pública, um dos 12 eixos do programa Mais MT que destina recursos próprios na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos, entre eles a modernização dos prédios do Governo”, destacou Basílio.

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Ao todo, 1.430 itens de mobiliário (entre mesas, cadeiras, armários e etc) e 510 computadores foram adquiridos. A última grande aquisição de computadores feita pela pasta ocorreu há mais de uma década, segundo a Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação.

Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, a modernização dos ambientes de trabalho terá influência direta nos resultados da unidade. “O ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas e nas relações interpessoais, e, consequentemente, nos resultados almejados pela equipe de trabalho”, disse.

Essa mudança já pode ser notada pelos servidores que trabalham no local, como relata a gerente de Recrutamento e Seleção, Adriana Queiroz Rezende. “Antes a dificuldade de realizar o nosso trabalho aqui era muito grande, porque era difícil localizar onde e em qual setor ficava cada um, hoje, após manutenção, com a mudança do layout de toda estrutura física e organização da estação de trabalho, facilitou a circulação, identificação e o aumento da produtividade já pode ser notada”, afirmou.

“O ambiente ficou agradável, climatizado, organizado e com móveis e computadores novos. Estamos satisfeitos com essa nova estrutura e nos adaptando à essa mudança”, comentou o coordenador de Monitoramento de Pessoal, Jomair Robson Silva.

Neste momento, estão em andamento manutenções no setor de Protocolo Central, na Secretaria Adjunta de Aquisições Governamentais e no Gabinete de Planejamento e Gestão. Todos os setores da Seplag passarão por algum tipo de melhoria, salientou a superintendente Administrativa Sistêmica, Karina Vicenzi, responsável por acompanhar a ação. “Estamos trabalhando muito para alcançar o nível de eficiência pública que a população e todos os servidores merecem”, completou.

Fonte: GOV MT

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Agricultores de Diamantino articulam entrega de mais de 12 toneladas de alimentos para famílias e entidades carentes

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Agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea, no município de Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá), estão se organizando para  entregar mais de 12 toneladas de alimentos para famílias e entidades em situação de vulnerabilidade. Estão sendo entregues em média 80 kits por semana, contendo até 35 alimentos diferentes, e a previsão é de comercializar R$ 50.731,11 por ano.

A engenheira agrônoma da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Josivanny Santos Cocco, fala que os produtores receberam orientações quanto as documentações necessárias, e para aqueles que estavam aptos, a equipe realizou o cadastro e elaborou o projeto de venda. “O programa, além de estimular a produção de alimentos para comercialização, melhora a alimentação das famílias rurais, e cada produtor poderá comercializar até R$ 6,5 mil por ano”, explica Josivanny.

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empaer, em parceria com as Prefeituras Municipais, são responsáveis pela execução dessa etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos fazem parte do pacote de ações determinado pelo Governo Federal para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na agricultura familiar.

Foram distribuídas  560  cestas básicas em forma de doação às famílias e entidades

A Extensionista Social da Empaer, Amélia Pudlo, ressalta que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) possui uma seleção das famílias cadastradas no CadÚnico do município e que encontram em situação de vulnerabilidade alimentar, sendo assim, é uma entidade que recebe os produtos dos agricultores familiares. São 35 alimentos diferentes que as famílias selecionadas poderão receber por até 12 meses, proporcionando uma alimentação mais saudável neste momento de pandemia.

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Foram distribuídas  560  cestas básicas em forma de doação às famílias e entidades. Os produtos contidos na cesta são oriundos da agricultura familiar, tais como abóbora, mandioca, alface (americana e crespa), cheiro verde, quiabo, vagem, banana, limão, mamão e outros. O Programa tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, com o aquecimento na venda dos produtos, e garantir o enfrentamento de situações de insegurança alimentar e nutricional com o atendimento sem fins lucrativos.

No município estão participando oito agricultores que receberam o cartão do Ministério da Cidadania para participar do programa. Estão participando das entregas produtores das comunidades rurais Córrego Grande, Sumidouro, Buriti e Caju. E também os assentamentos rurais Diocese, Caeté e Bojuí.

Cesta básica contendo até 35 alimentos diferentes

O Programa conta ainda com a execução da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para o acompanhamento e prestação de contas.

Fonte: GOV MT

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Ouvidoria do Sistema Penitenciário responde a 80% das solicitações

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De janeiro a dezembro de 2020, a Ouvidoria do Sistema Penitenciário atendeu a 80% das demandas recebidas. Apenas 20% ultrapassaram o prazo por se tratar de solicitações que necessitam de mais tempo de análise, mas também foram atendidas. Houve um decréscimo de 7,2% nas demandas recebidas, comparada ao mesmo período do ano de 2019, e um aumento de 25,8% em relação a 2018. 

As mensagens podem ser enviadas como denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio e informação. Veja mais no link

A Ouvidoria é o canal de comunicação e informação entre o cidadão e a instituição. No ano de 2020 a Ouvidoria registrou 229 pedidos de acesso à informação, desses, somente 218 foram considerados mensagens válidas, pois tratavam de solicitações completas. As outras 11 solicitações apresentavam falta de requisito mínimo por parte do cidadão.

Dessa forma, dos 218 pedidos de informações recebidas, 56% são denúncias, 18% solicitações, 13% informações, 10% reclamações e 1% elogio. Sugestões não foram registradas. 

Conforme a ouvidora do Sistema Penitenciário, Aline Vilar Barbosa, o ano de 2020 foi fechado com um balanço positivo, conseguindo atender as demandas solicitadas pela população. “Mesmo com a pandemia e os atendimentos suspensos, conseguimos atender e dar resposta para o cidadão pelos demais canais, como e-mail, telefone e o Fale Cidadão. Foi satisfatório”. 

Entre as principais demandas recebidas do Sistema Penitenciário estão às solicitações de informações, dados do sistema prisional e população carcerária. 

A Ouvidoria Especializada do Sistema Penitenciário é vinculada operacionalmente à Controladoria Geral do Estado (CGE) e compreende administrativamente a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Serviço ao cidadão

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso https://ouvidoria.controladoria.mt.gov.br/falecidadao/.

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Outra alternativa, é pelo e-mail [email protected] Ou ainda pelo telefone: 3315-1508 ou 3315-1558.

(Com supervisão de Débora Siqueira) 

Fonte: GOV MT

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