conecte-se conosco


MATO GROSSO

Seduc firma termo de cooperação com Fundação Getúlio Vargas para beneficiar estudantes que farão o Enem

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinaram um termo de cooperação que vai beneficiar quase 140 mil estudantes do Ensino Médio na preparação para o ingresso em uma universidade. A parceria terá duração de dois anos, sem custos para os cofres públicos.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto celebrou a cooperação e reforçou que a gestão da Seduc é baseada em evidências e boas práticas, e alinhada com o que existe de mais inovador em termos educacionais.

“Contamos com a FGV para estar sempre trazendo sugestões e inovações que vêm acontecendo no Brasil. Tenho certeza que essa parceria vai ter muito êxito na nossa rede. Quero agradecer minha equipe, que trabalhou muito para que chegássemos neste dia. Nosso foco é melhorar a qualidade de ensino de todos os estudantes mato-grossenses”, disse.

A cooperação vai permitir que os alunos da rede estadual de ensino avaliem os próprios conhecimentos por meio de simulados, testes e outras funcionalidades disponíveis no portal FGV/Ensino Médio.

Referência no país, a plataforma tem banco de dados de mais de 11 mil itens, elaborados com a matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O secretário de Educação destacou o compromisso do Governo de Mato Grosso em promover avanços na área educacional.

“Quero agradecer o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta. Os dois têm priorizado a educação, nunca vi um engajamento tão forte no sentido de melhorar a educação no Estado. Não é um momento fácil para ninguém, estamos atravessando uma pandemia, mas tenho certeza que Mato Grosso logo será protagonista de boas notícias em âmbito nacional”, disse Alan Porto.

Leia mais:  Em Mato Grosso, 12 municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19

Parceria

A assinatura do termo de cooperação ocorreu nesta segunda-feira (26.04) e teve a participação virtual de gestores da FGV.

“Esperamos poder oferecer um conjunto de materiais para beneficiar a secretaria, os professores e os alunos. Não apenas os simulados, mas também outros materiais que estão no portal”, disse a professora Marieta Ferreira, coordenadora do Programa FGV Ensino Médio.

Henrique Paim, ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, elogiou os trabalhos realizados para que o termo de cooperação pudesse ser concretizado.

“Quero cumprimentar a todos pela iniciativa. Não é fácil, num momento de pandemia, passar por todas as dificuldades que estão passando, se reinventando a cada dia, e ao mesmo tempo cuidar desse projeto. Penso que é um projeto que vai ajudar muito o Estado”, disse.

Expertise

O coordenador do Ensino Médio da Seduc-MT, Isaltino Alves Barbosa, ressaltou que os alunos da rede estadual, em especial os que vão prestar o Enem neste ano, poderão mensurar o nível de aprendizado e de preparo antes de fazer as provas.

“A FGV tem toda uma expertise na elaboração de simulados alinhados à matriz do Enem. Não tenho dúvidas que, para a rede estadual de ensino, vai ser de grande importância todas essas ações que estamos planejando com a Fundação”, disse.

Simulados

No total, serão disponibilizados seis simulados para a Seduc-MT, nos moldes do Enem. Três serão aplicados pela secretaria em toda a rede, sendo um para cada ano do Ensino Médio, em agosto, com data ainda a ser definida. Os outros três serão aplicados pelas escolas, no segundo semestre deste ano.

Além dos simulados, os alunos também poderão acessar o site FGV/Ensino Médio e fazer as avaliações online. Outra vantagem é que o portal cria estatística de desempenho e disponibiliza os gabaritos comentados.

Leia mais:  Trabalho de Neri Geller representa avanços para o Meio Ambiente e vai destravar importantes projetos para MT, afirma Mauro Mendes
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Sesp-MT vistoria área que irá abrigar novo Centro de Detenção em Barra do Garças

Publicado


O Sistema Penitenciário de Mato Grosso receberá da Prefeitura de Barra do Garças a doação de um terreno de 96 mil m² para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. O compromisso foi firmado pelo prefeito Adilson Gonçalves de Macedo, nesta terça-feira (11.05), durante visita à área e também por meio de ofício.

A nova unidade terá 488 vagas. Atualmente, a Cadeia Pública possui capacidade para 116 pessoas e abriga 225. A vistoria no local, que fica na BR-070, sentido Barra do Garças – Cuiabá, contou com a equipe técnica do Núcleo de Engenharia da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, entre outros representantes da Segurança, da Prefeitura e Poder Judiciário.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária frisou a importância da doação. “Essa parceria demonstra a disponibilidade do prefeito de Barra do Garças em somar com o projeto de melhorias das unidades penais, agradecemos muito por isso. Com essa união de esforços poderemos concretizar parte do nosso planejamento de ampliação de vagas”, ressaltou Jean Gonçalves.

O chefe do Executivo municipal destacou que com a doação do terreno, o CDP será construído a 12 km do centro da cidade, local onde hoje funciona a Cadeia Pública de Barra do Garças. “A partir desta data, me comprometo a iniciar, em caráter de urgência, todos os trâmites necessários para a concretização de cessão da área”, assegurou Adilson Macedo.

Recursos do Depen

Os recursos para a construção do CDP são oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no valor de R$ 37 milhões. O montante foi repassado ao Governo de Mato Grosso no ano de 2016 e não foi aplicado na época. A gestão atual, conduzida pelo governador Mauro Mendes, atendeu ao pleito apresentado pelo prefeito de retirar a unidade penal do centro da cidade.

Leia mais:  Governo começa a receber máquinas e equipamentos adquiridos para conservação de rodovias

Dessa forma, uma equipe do Sistema Penitenciário apresentou o projeto da obra ao Depen, que está em fase final de aprovação. A estrutura seguirá o modelo do Raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), totalmente automatizada. A previsão é que a construção tenha início ainda este ano.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Suspeito é preso com arma de fogo e material de jogo do bicho em operação em Rosário Oeste

Publicado


Uma operação de combate ao tráfico de drogas em Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11.05), para cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar em pontos identificados como pontos de venda de entorpecentes no município.

A ação resultou na prisão em flagrante de um homem, de 20 anos, em posse de entorpecente, arma de fogo e materiais de origem ilícita.

Durante o cumprimento em um dos alvos, na região conhecida como Comunidade Passagem da Ponte, o suspeito foi flagrado em posse de uma porção de maconha, uma espingarda e material destinado ao jogo do bicho.

Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Rosário Oeste, onde após ser interrogado pelo delegado Gustavo Godoy, foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e pela contravenção de jogo do bicho.

Após as providências de praxe, o suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Nobres, onde ficará a disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil cumpre ordens judiciais em investigação contra vereador de Lambari d’Oeste
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana