conecte-se conosco


DIAMANTINO

Resiliência, Diamantino qualifica própria força-tarefa para atender casos graves de Covid-19

Publicado


Com cerca de 22 mil habitantes, Diamantino conta com maior estrutura em saúde na atenção básica, a evolução dos casos de Covid-19 fez com que a Prefeitura traçasse uma estratégia de capacitação em massa dos profissionais, com foco em terapia intensiva.

“Estamos trabalhando para atender nossos pacientes com as condições que nós temos, com os profissionais que nós temos e buscamos apoio para ajudar na qualificação para prestarmos o melhor serviço”, contou a secretária municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, Marinêze Meira.

A secretária relatou que o Estado tem poucos leitos de internação disponíveis, com extensa fila de espera, o prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB), que é médico, resolveu não esperar e buscou apoio de um time de profissionais renomados em todo país para realizar web aulas, dentre eles a médica e pesquisadora Ludhmila Hajjar, que chegou a ser cotada para ser ministra da Saúde, e assim, capacitar o corpo técnico do município, montar uma frente de batalha com know-how para tratar os pacientes nos mais diversos níveis da doença.

“Estamos classificados como sendo de alto risco, em relação à contaminação de Covid-19, estamos a praticamente de 200km de Cuiabá que é nosso município de referência para atendimento de UTI, somos um município pequeno, nossa estrutura é praticamente de atenção básica. Temos uma realidade que não era esperada, por mais que pensássemos em fazer uma programação, era impossível imaginar que estaríamos passando por essa realidade hoje”, explicou a secretária.

Em curto tempo Diamantino passou de ter uma ala com três leitos de estabilização, que ficaram insuficientes, para uma reestruturação do Pronto Atendimento, temporariamente transformado em ala para tratamento à Covid-19, com aproximadamente 18 leitos, inclusive semi-UTIs.

“Tínhamos um médico por dia atendendo nessa ala durante todo o ano, 24h, e hoje tem dia que temos três, quatro médicos pelo tamanho da demanda. Há um crescimento de pacientes jovens, temos intubados uma paciente de 26 anos e outra de 30 anos. Até dias atrás os casos tornavam-se graves a partir do sétimo para o nono dia, hoje, a partir do quinto dia já temos pacientes intubando”, relatou a secretária ao pontuar a necessidade da ação célere tomada em capacitar a equipe.

Com estratégia, o Governo Municipal superou a escassez de oxigênio enfrentada em todo o país, problemas como a dificuldade nacional para aquisição de medicamentos para intubação também é um obstáculo enfrentado frequentemente pela administração.

Diamantino mostra grande capacidade de resiliência, na falta de leitos de enfermaria e UTI em municípios que atenderiam a demanda mais grave, o Governo Municipal supera as dificuldades e qualifica sua própria força-tarefa para atender com qualidade todos os pacientes.

Leia mais:  Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Covid-19: Prefeitura publica novo decreto, confira o que está liberado e restrito no município

Publicado


O Governo Municipal de Diamantino publicou o decreto 79/21 que altera o decreto nº 73/21, assim, as lojas de conveniência localizadas em postos de combustível funcionarão de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 05h às 22h, e domingos de 05h às 12h, permitido o consumo no local desde que sentados, observadas as demais medidas de segurança sanitária previstas no art. 10 do presente decreto.

As atividades econômicas de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 09h às 22h e domingos, das 09h às 15h.

Já o comércio de alimentos nas vias e logradouros públicos, por aqueles que possuírem a autorização emitida pelo município, funcionarão de segunda-feira à sábado das 08h às 22h e domingos das 08h às 15h.

O novo decreto também dispõe das atividades religiosas, serão permitidas de forma presencial, de segunda à domingo das 05h às 22h desde que observados os protocolos de convivência e de distanciamento social voltados ao combate da Covid-19, descritos no artigo 10, com limitação de 30% da capacidade do local.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB), fica permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos segmentos econômicos autorizados a funcionar, desde que realizados de forma sentada e a distribuição de mesas e cadeiras observem o distanciamento necessário.

O funcionamento das atividades na modalidade delivery ficará autorizado somente até as 23h59, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e similares, que poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários.

Fica determinada a proibição de locomoção de qualquer cidadão no território do município das 23h às 05h, de segunda-feira à domingo.

Leia mais:  Covid-19: Prefeitura publica novo decreto, confira o que está liberado e restrito no município

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Publicado


Sincronizado com uma força-tarefa no combate à pandemia, Diamantino segue avançando. Além da implantação de 14 leitos de internação e de ações inéditas como: primeira vez na história que o município disponibiliza cinco leitos semi-UTI, equipados e salvando vidas no Pronto Atendimento, e a criação do Centro de Triagem Covid-19, os trabalhos do Governo Municipal estão acelerados também em outras áreas.

Obras importantes, dentre elas, iluminação de led na Serra (MT 240), manutenção das vias públicas, limpeza nos bairros e a construção de pontes de concreto na zona rural fazem parte do cotidiano da administração municipal.

Para fomentar a economia local e valorizar os colaboradores da Prefeitura, o pagamento dos salários estão sendo antecipados.

Diamantino investe também na formação continuada com vários cursos aos profissionais. Os projetos para retomada das aulas estão sendo tomados com planejamento e biossegurança.

Kit alimentação está sendo distribuído para completar as refeições das crianças, kit da merenda escolar para os estudantes terem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes.

A valorização da cultura segue com diversos cursos para impulsionar a renda familiar e fomentar o empreendedorismo, principalmente das mulheres. Cursos de cerâmica, pintura, crochê, foram ofertados gratuitamente à população, assim, contribuem também no resgate das raízes diamantinenses.

O coral “Vozes de Diamante” revela talentos com importante contribuição pedagógica para que as crianças desenvolvam melhor entonação na leitura e o desenvolvimento da coordenação motora, memorização, afinação, ritmos e timbre. Já o projeto “Arte para Todos” leva cultura ao ambiente escolar e perpetua a força da cultura mato-grossense.

Nos esportes, uma ampla gama de modalidades está sendo valorizada, com foco também no ecoturismo e nos esportes de aventura.

Já no campo, os agricultores familiares são assistidos e recebem assessoria para o crescimento das cadeias produtivas. Estradas vicinais passam por constante manutenção com foco em melhorar o trânsito dos moradores e escoar a produção.

O prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) ressaltou que é preciso conciliar e cuidar da saúde, ao mesmo tempo, que agir em outras áreas para ofertar serviços de qualidade, com um olhar humano para população.

Leia mais:  Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana