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Relatora vota para marca Legião Urbana ser exclusiva de filho de Renato Russo

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Relatora no STJ vota para que marca Legião Urbana seja exclusiva de filho de Renato Russo
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Relatora no STJ vota para que marca Legião Urbana seja exclusiva de filho de Renato Russo

 A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Isabel Galloti votou para que os ex-integrantes da  Legião Urbana Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá não possam mais usar a marca da banda sem ter autorização da empresa Legião Urbana Produções Artística, de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. Ela entendeu que há exclusividade sobre a marca. O julgamento, na Quarta Turma da Corte, foi suspenso por um pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira.

Em seu voto, a ministra argumentou que o caso não discute direitos autorais.

— Não está em questão o direito de os recorridos continuarem tocando as músicas que tocavam na época da Legião Urbana. Não há um direito social do público em geral de ouvir mais a Legião Urbana. A Legião Urbana acabou e não há um direito social de ouvir os recorridos tocando com o nome de Legião Urbana. Eles podem tocar usando o seu próprio nome — disse a magistrada.

O imbróglio judicial começou em 2013. Filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini batalhava na Corte pelo direito de uso exclusivo do nome da banda pela empresa que comanda. Já os integrantes remanescentes de banda adquiriram o direito de usar a marca em shows e atividades profissionais, mas precisam pagar um terço dos lucros para Giuliano.

A marca foi registrada em 1987 pela empresa de Renato Russo, da qual Villa-Lobos e Bonfá eram sócios minoritários. No mesmo ano, eles venderam suas cotas ao vocalista e abriram as próprias empresas. O advogado dos músicos José Eduardo Cardozo argumentou que os três foram responsáveis pela concepção e consagração do grupo no meio artístico e que “conviveram em total harmonia” em relação aos lucros e que o acordo seria pautado na relação de amizade e de lealdade entre eles.

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— Dividiam tudo em partes iguais. Tinham, sim, pessoas jurídicas distintas, mas tudo era repartido em partes iguais (…). Privilegiar o herdeiro, aquele que não contribuiu com nada e que tem direito ao seu quinhão, para que possa vetar a atividade profissional de outros artistas, negando-se a ele o papel da construção do nome Legião Urbana seria incorreto, não seria direito e não será justo.

Já defesa da empresa de Giuliano alega que o uso da marca pelos músicos sem consentimento da empresa afeta a lei da propriedade industrial, impede que usufrua do direito de propriedade e zele pela integridade da marca.

— Essa empresa não possui apenas a marca Legião Urbana, mas ela possui outras marcas criadas exclusivamente pelo Renato Russo e seus próprios direitos autorais. Ou seja, o que se pretendia aqui é se apropriar do patrimônio dele como se herdeiros fossem — declarou o advogado André Silveira.

Disputa familiar

Giuliano entrou com ação judicial contra a tia, Carmem Manfredini, que divulgou carta aberta em que critica o sobrinho por ter doado CDs, roupas, livros e móveis do cantor ao Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Os itens vendidos ajudaram a arrecadar recursos para o lar de idosos, que abriga artistas aposentados.

No texto, a professora e cantora escreveu que o sobrinho estava se desfazendo do patrimônio “como se não significasse nada”. Ele sustenta que recebeu ofensas inverídicas e pede indenização, negada pela Segunda Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Na decisão, a desembargadora Carmelita Brasil argumentou que a carta só apresentava “sentimentos de lamentação” diante do destino dos itens. Giuliano recorreu. Agora, o caso se encontra na Quarta Turma do STJ, sob relatoria do ministro Marco Buzzi.

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Sobre a banda

Legião Urbana surgiu em Brasília em 1982 e logo se tornou um dos símbolos da capital do rock naquela década. Além de Renato Russo, a formação original incluía Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná (conhecido atualmente como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (chamado de Paulista) — os dois últimos saíram no ano seguinte, quando Dado Villa-Lobos entrou e assumiu como guitarrista.

Outros músicos, como Renato Rocha e Ico Ouro Preto, também tiveram passagens pelo grupo. Dona de grandes sucessos como “Que País é Este”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, a banda ficou em atividade até 1996, quando o vocalista morreu por complicações da Aids.

Fonte: IG GENTE

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Ator de “Cidade de Deus” faz vaquinha para tratamento de câncer da mãe

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Alexandre Rodrigues
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Alexandre Rodrigues


Protagonista de um dos filmes mais cultuados do cinema brasileiro nos últimos tempos, Alexandre Rodrigues vive um drama. O intérprete do protagonista Buscapé de ‘Cidade de Deus’, um filme de Fernando Meirelles de 2002, está fazendo uma vaquinha virtual para pagar um tratamento contra o câncer de pulmão de sua mãe.

O ator, de 37 anos, contou que tentou colocá-la em um plano de saúde, mas as empresas não aceitam pessoas já diagnosticadas com a doença. Ele também já recorreu ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas o atendimento é um processo demorado e Alexandre assumiu não ter condições financeiras para bancar tudo.

“Minha família e eu resolvemos fazer uma vaquinha para ajudar os custos do tratamento”, assumiu o ator, que esteva na novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, há quatro anos na Globo.


Fonte: IG GENTE

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André Marques mostra bastidores da nova temporada de “No Limite”

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“No Limite”


A nova temporada do reality “No Limite”, da TV Globo, está chegando! Com data de estreia marcada para 11 de maio, o programa contará com o elenco formado apenas por ex-BBB’s e será comandado por André Marques. O apresentador postou, nesta segunda-feira (19), uma foto dos bastidores do programa e brinca: “Vocês estão mais ansiosos pra saber quem serão os participantes ou se vai ter olho de cabra?”

A brincadeira vem da primeira edição do programa, em 2000, quando a vencedora do reality precisou comer um olho de cabra cru, que deveria ser mordido antes de ser engolido. “No Limite” retorna 11 anos após a sua última edição.

Um grupo de pessoas em um ambiente inóspito. Recursos limitados. E uma série de desafios que vão além da convivência. O resultado desta aventura o público poderá conferir no programa, que ganha nova temporada em 2021 na Globo. Isolados em uma praia deserta, os participantes irão viver situações que exigem coragem e resistência física ao máximo.


Fonte: IG GENTE

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