conecte-se conosco


CUIABÁ

“Projetos como o Incluiabá devem ser multiplicados em todo estado, em todo o Brasil”, defende deputada federal ao falar sobre o pioneirismo da Prefeitura de Cuiabá

Publicado


“Me dirijo a todos vocês para parabenizar a Prefeitura Municipal de Cuiabá por realizar esse projeto – o Incluiabá”. A afirmação é da deputada federal Rosa Neide (PT) durante o lançamento do projeto Incluiabá – Inclusão, respeito e oportunidade para todos. Para a representante da bancada federal,  falar em inclusão social tem um sentido amplo e merece atenção dos gestores e autoridades.

“Incluir pessoas é uma ação política que tem reflexos sociais para uma vida inteira. Na medida que se abre espaço para aquelas minorias se fazerem presentes no serviço público, está se criando alterativas de vida, além de exemplos à população”, defendeu a parlamentar em vídeo divulgado na tarde de hoje (22), no Palácio Alencastro.

“Projetos como esse devem ser multiplicados em todo estado de Mato Grosso como em todo o Brasil. A população de Cuiabá precisa de exemplo na medida que ao chegar à Prefeitura de Cuiabá as minorias estiverem representadas o nosso povo vai estar representado”, pontou a deputada.

A avaliação da deputada foi endossada pela assessora nacional de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas- Onu, Ângela Pires, que agradeceu a oportunidade, mesmo a distância em decorrência da pandemia do coronavírus em poder contribuir com essa ação de inclusão social.

“Sabemos que apesar de vários esforços, grupos específicos em razão das desigualdades como o racismo, machismo, são pessoas que precisam de ações especificas para reverter esse quadro de preconceito e discriminação. Nesse sentido é importante ter programas como esse, como a Prefeitura de Cuiabá que irá contribuir com a mudança da realidade. O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro estão de parabéns. Que atitudes como essa sirva de exemplo para todos”, acrescentou.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lançam nova versão do Qualifica Cuiabá; meta é capacitar 10 mil pessoas até o fim da gestão

A iniciativa pioneira da Prefeitura de Cuiabá servirá de modelo para outros estados. O objetivo é promover a inserção no mercado de trabalho da população negra, LGBTQIA+, da pessoa com deficiência,  imigrantes e outros grupos sociais que também enfrentam dificuldades no acesso ao mercado. “A ação valoriza as habilidades e as potencialidades de cada um. É a prática de uma gestão humanizada”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Lançamento – O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, lançaram na tarde de hoje (22), no auditório do Palácio Alencastro, o projeto Incluiabá. Inicialmente, 16 pessoas foram contratadas para desempenhar atividades administrativas no Executivo Municipal a partir da próxima segunda-feira (26).

O ato contou com a participação do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, do Deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, do secretário adjunto  da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Rubens Dias da Silva, da deputada federal Rosa Neide (PT), da assessora nacional de Direitos Humanos da ONU, Ângela Pires, e ainda com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá, Juca do Guaraná, da secretária adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, da secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira, e representes de conselhos instalados na capital.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ganham reforço de drones para controle de queimadas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participam de curso para pilotagem de veículos não tripulados – drones com foco em controle de queimadas. Ao todo são 14 participantes, 07 agentes da Defesa Civil e 07 do Corpo de Bombeiros. O curso, iniciado na segunda-feira (17), com duração de três dias é uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Corpo de Bombeiros. Ao fim da formação, os agentes terão condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados.

“A utilização dessa ferramenta vai agregar ao trabalho que já é desempenhado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no controle das queimadas e nesse período do fogo, possibilitando respostas rápidas e precisas, pois em locais que não se tem acesso, com o droner vamos conseguir todas as informações. Será possível fazer o mapeamento, delimitação e identificação da área para que o proprietário seja comunicado”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti. O instrumento possibilita a credibilidade nas informações obtidas por realizar a observação a uma distância segura.

Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Marion Metello as tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço, se integrando ao capital humano. “Para garantir que os agentes estejam sempre à frente com resultados exitosos são necessários investimentos em cursos como este para que os trabalhos realizados sejam feitos de forma mais moderna, célere e eficaz”, pontuou o secretário.

Logo no primeiro dia da capacitação, os participantes aprenderam as normas e técnicas de utilização do equipamento, formas de voo, reconhecimento da área e noções sobre os tipos diferenciados de trabalho, manual ou automatizado.

Leia mais:  Agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ganham reforço de drones para controle de queimadas

O curso está sendo realizado na sede da Defesa Civil, na Rua Carlos Gomes, 168, Araés. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Aplicação da segunda dose da Coronavac segue temporariamente suspensa

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Em relação à vacina Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde informa que:

– A aplicação de segunda dose de Coronavac, bem como o funcionamento do polo de vacinação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), seguirão temporariamente suspensos, até que chegue nova remessa do imunizante por parte do governo federal.

– A coordenação da campanha Vacina Cuiabá contava com a chegada de novas doses da Coronavac nesta terça-feira (18). No entanto, recebeu a notícia de que somente serão enviadas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer para o estado de Mato Grosso. 

– A SMS destaca que vinha reservando a segunda dose dos munícipes, no entanto, detectou perda técnica, uma vez que os frascos que deveriam conter 10 doses estão contando, na verdade, com 9 doses, o que foi observado em todas as regiões do Brasil.

– Além disso, conforme já divulgado, diante da falta da Coronavac em diversas partes do país, mais de 2,5 mil pessoas de outros municípios conseguiram se vacinar em Cuiabá, prejudicando a conclusão do esquema vacinal de quem tomou a primeira dose na Capital. 

– A Pasta já solicitou reposição junto ao Estado, tanto das perdas técnicas quanto das doses aplicadas em pessoas de outros municípios, e reforça que vem tomando todas as medidas para garantir a imunização dos cuiabanos.

Comentários Facebook
Leia mais:  Aplicação da segunda dose da Coronavac segue temporariamente suspensa
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana