conecte-se conosco


MATO GROSSO

Professora utiliza o conto “A Cartomante” para motivar alunos a aprofundar na leitura e escrita

Publicado


Para trabalhar leitura e produção de texto, a professora de Língua Portuguesa Mara Marques escolheu o conto “A Cartomante”, do escritor Machado de Assis, como foco de seu trabalho como disciplina eletiva, componente curricular da parte diversificada do currículo da Escola Estadual Plena Manoel Gomes, no bairro da Manga, em Várzea Grande.

A eletiva recebeu o nome “a cartomante, conto tudo através do conto”. A escola atende alunos do ensino fundamental.

Como forma de motivar os alunos a escolher a sua disciplina eletiva, a professora produziu um vídeo fazendo a apresentação da eletiva fantasiada de cartomante. “Uma história de amor e mística”, define a professora em seu vídeo com edição feita no próprio celular.

Eletivas são disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola plena e articulam conhecimentos de dois ou mais componentes curriculares pertencentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na vertente de possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos construídos pelos estudantes. O foco das eletivas é potencializar a formação dos estudantes de forma interdisciplinar, com ações atrativas, criativas e inovadoras.

Segundo Mara Marques, ela escolheu o conto “a cartomante” para trabalhar os pilares da língua portuguesa, principalmente em relação a leitura e escrita. Por ser uma disciplina eletiva, Mara Marques usou uma forma que não fique explícita que é um trabalho de leitura, interpretação e principalmente intervenção (que é a correção dos rumos da aprendizagem de conteúdo).

O conto A cartomante, do gênio da literatura brasileira Machado de Assis, conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. O conto não centraliza na cartomante, mas uma das personagens procura uma cartomante para ver como que será a vida dela com ele. Não existe um aprofundamento do misticismo, mas o título chama a atenção do leitor.

Leia mais:  Suspeito é preso com arma de fogo e material de jogo do bicho em operação em Rosário Oeste

“Vou trabalhar sobre Machado de Assis, seu texto primoroso, sua época, sua história sua cultura. A partir da escolha, produzi o vídeo, que atraiu a curiosidade dos alunos e eu trabalhando com afinco a língua portuguesa”, comemora.

Na avaliação dos trabalhos on-line, os alunos vão poder usar a tecnologia. A professora trabalha com podcast (áudio próprio para a internet), videoclipe e também radionovela – tudo produzido pelos alunos.

No entendimento de Mara Marques, em tempos de pandemia, os professores enfrentam muitos desafios para ensinar língua portuguesa. “A redação do Enem, ela não é nada fácil, mas também não é nada impossível. Só é preciso ter muita leitura, estudo, dedicação e estar sempre atualizado”, salienta.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Sesp-MT vistoria área que irá abrigar novo Centro de Detenção em Barra do Garças

Publicado


O Sistema Penitenciário de Mato Grosso receberá da Prefeitura de Barra do Garças a doação de um terreno de 96 mil m² para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. O compromisso foi firmado pelo prefeito Adilson Gonçalves de Macedo, nesta terça-feira (11.05), durante visita à área e também por meio de ofício.

A nova unidade terá 488 vagas. Atualmente, a Cadeia Pública possui capacidade para 116 pessoas e abriga 225. A vistoria no local, que fica na BR-070, sentido Barra do Garças – Cuiabá, contou com a equipe técnica do Núcleo de Engenharia da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, entre outros representantes da Segurança, da Prefeitura e Poder Judiciário.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária frisou a importância da doação. “Essa parceria demonstra a disponibilidade do prefeito de Barra do Garças em somar com o projeto de melhorias das unidades penais, agradecemos muito por isso. Com essa união de esforços poderemos concretizar parte do nosso planejamento de ampliação de vagas”, ressaltou Jean Gonçalves.

O chefe do Executivo municipal destacou que com a doação do terreno, o CDP será construído a 12 km do centro da cidade, local onde hoje funciona a Cadeia Pública de Barra do Garças. “A partir desta data, me comprometo a iniciar, em caráter de urgência, todos os trâmites necessários para a concretização de cessão da área”, assegurou Adilson Macedo.

Recursos do Depen

Os recursos para a construção do CDP são oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no valor de R$ 37 milhões. O montante foi repassado ao Governo de Mato Grosso no ano de 2016 e não foi aplicado na época. A gestão atual, conduzida pelo governador Mauro Mendes, atendeu ao pleito apresentado pelo prefeito de retirar a unidade penal do centro da cidade.

Leia mais:  Sesp-MT vistoria área que irá abrigar novo Centro de Detenção em Barra do Garças

Dessa forma, uma equipe do Sistema Penitenciário apresentou o projeto da obra ao Depen, que está em fase final de aprovação. A estrutura seguirá o modelo do Raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), totalmente automatizada. A previsão é que a construção tenha início ainda este ano.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Suspeito é preso com arma de fogo e material de jogo do bicho em operação em Rosário Oeste

Publicado


Uma operação de combate ao tráfico de drogas em Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11.05), para cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar em pontos identificados como pontos de venda de entorpecentes no município.

A ação resultou na prisão em flagrante de um homem, de 20 anos, em posse de entorpecente, arma de fogo e materiais de origem ilícita.

Durante o cumprimento em um dos alvos, na região conhecida como Comunidade Passagem da Ponte, o suspeito foi flagrado em posse de uma porção de maconha, uma espingarda e material destinado ao jogo do bicho.

Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Rosário Oeste, onde após ser interrogado pelo delegado Gustavo Godoy, foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e pela contravenção de jogo do bicho.

Após as providências de praxe, o suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Nobres, onde ficará a disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Uma pessoa é presa em flagrante com arma de fogo na Operação Ares, na região de Chapada dos Guimarães
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana