conecte-se conosco


CUIABÁ

Polo de vacinação contra a COVID-19 do SESC Balneário se destaca pelo cuidado com os idosos

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O polo de vacinação contra a COVID-19 que funciona no SESC Balneário tem se destacado pelo cuidado, comodidade e atenção para com o público, majoritariamente composto por idosos, que vão até o local para se vacinar. Por conta da distância entre o portão de entrada e o restaurante onde ocorre a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou dois micro-ônibus para transportar as pessoas nesse trajeto.

O polo SESC Balneário, aberto na última quarta-feira (14), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que cedeu o local, funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h. Nos cinco primeiros dias de funcionamento, mais de 2,5 mil pessoas foram vacinadas no local. 

Patrícia Parreão, coordenadora do polo, explica que o atendimento começa no portão de entrada, na Avenida Doutor Meireles, com a entrega de senhas e a verificação do agendamento. “De acordo com a chegada, a gente vai fazendo a triagem, verificando o horário, o QR Code e entrega as senhas para as pessoas irem entrando e fazendo o atendimento. Aquelas que não tem o transporte para entrar até o local de vacinação, que não tem carro próprio, estão sendo buscadas pelos micro-ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os ônibus passam lá, pegam as pessoas e trazem até o polo de vacinação, que é no restaurante do SESC Balneário”, conta Patrícia. 

No posto de vacinação, é feito o registro do cartão de vacina, o encaminhamento para a mesa de vacinação e, em seguida, a pessoa vacinada aguarda de 15 a 30 minutos no espaço pós-vacina, para observar se apresenta alguma reação adversa. O polo conta com a parceira do Centro de Saúde do bairro Tijucal, para onde são levadas de ambulância as pessoas que venham necessitar de atendimento imediato. 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá contrata empresa para realização de concurso público para saúde

A coordenadora Patrícia Parreão avalia que a campanha de vacinação no polo SESC Balneário está indo bem. “Recebemos muitos elogios, as pessoas estão gostando da dinâmica do ônibus, do atendimento”, diz. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ganham reforço de drones para controle de queimadas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participam de curso para pilotagem de veículos não tripulados – drones com foco em controle de queimadas. Ao todo são 14 participantes, 07 agentes da Defesa Civil e 07 do Corpo de Bombeiros. O curso, iniciado na segunda-feira (17), com duração de três dias é uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Corpo de Bombeiros. Ao fim da formação, os agentes terão condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados.

“A utilização dessa ferramenta vai agregar ao trabalho que já é desempenhado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no controle das queimadas e nesse período do fogo, possibilitando respostas rápidas e precisas, pois em locais que não se tem acesso, com o droner vamos conseguir todas as informações. Será possível fazer o mapeamento, delimitação e identificação da área para que o proprietário seja comunicado”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti. O instrumento possibilita a credibilidade nas informações obtidas por realizar a observação a uma distância segura.

Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Marion Metello as tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço, se integrando ao capital humano. “Para garantir que os agentes estejam sempre à frente com resultados exitosos são necessários investimentos em cursos como este para que os trabalhos realizados sejam feitos de forma mais moderna, célere e eficaz”, pontuou o secretário.

Logo no primeiro dia da capacitação, os participantes aprenderam as normas e técnicas de utilização do equipamento, formas de voo, reconhecimento da área e noções sobre os tipos diferenciados de trabalho, manual ou automatizado.

Leia mais:  Cuiabá abre cadastro para pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades

O curso está sendo realizado na sede da Defesa Civil, na Rua Carlos Gomes, 168, Araés. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Aplicação da segunda dose da Coronavac segue temporariamente suspensa

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Em relação à vacina Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde informa que:

– A aplicação de segunda dose de Coronavac, bem como o funcionamento do polo de vacinação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), seguirão temporariamente suspensos, até que chegue nova remessa do imunizante por parte do governo federal.

– A coordenação da campanha Vacina Cuiabá contava com a chegada de novas doses da Coronavac nesta terça-feira (18). No entanto, recebeu a notícia de que somente serão enviadas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer para o estado de Mato Grosso. 

– A SMS destaca que vinha reservando a segunda dose dos munícipes, no entanto, detectou perda técnica, uma vez que os frascos que deveriam conter 10 doses estão contando, na verdade, com 9 doses, o que foi observado em todas as regiões do Brasil.

– Além disso, conforme já divulgado, diante da falta da Coronavac em diversas partes do país, mais de 2,5 mil pessoas de outros municípios conseguiram se vacinar em Cuiabá, prejudicando a conclusão do esquema vacinal de quem tomou a primeira dose na Capital. 

– A Pasta já solicitou reposição junto ao Estado, tanto das perdas técnicas quanto das doses aplicadas em pessoas de outros municípios, e reforça que vem tomando todas as medidas para garantir a imunização dos cuiabanos.

Comentários Facebook
Leia mais:  SMS esclarece: não há necessidade de apresentação de declaração de comorbidades com laudo médico
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana