conecte-se conosco


DIAMANTINO

Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Publicado


Sincronizado com uma força-tarefa no combate à pandemia, Diamantino segue avançando. Além da implantação de 14 leitos de internação e de ações inéditas como: primeira vez na história que o município disponibiliza cinco leitos semi-UTI, equipados e salvando vidas no Pronto Atendimento, e a criação do Centro de Triagem Covid-19, os trabalhos do Governo Municipal estão acelerados também em outras áreas.

Obras importantes, dentre elas, iluminação de led na Serra (MT 240), manutenção das vias públicas, limpeza nos bairros e a construção de pontes de concreto na zona rural fazem parte do cotidiano da administração municipal.

Para fomentar a economia local e valorizar os colaboradores da Prefeitura, o pagamento dos salários estão sendo antecipados.

Diamantino investe também na formação continuada com vários cursos aos profissionais. Os projetos para retomada das aulas estão sendo tomados com planejamento e biossegurança.

Kit alimentação está sendo distribuído para completar as refeições das crianças, kit da merenda escolar para os estudantes terem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes.

A valorização da cultura segue com diversos cursos para impulsionar a renda familiar e fomentar o empreendedorismo, principalmente das mulheres. Cursos de cerâmica, pintura, crochê, foram ofertados gratuitamente à população, assim, contribuem também no resgate das raízes diamantinenses.

O coral “Vozes de Diamante” revela talentos com importante contribuição pedagógica para que as crianças desenvolvam melhor entonação na leitura e o desenvolvimento da coordenação motora, memorização, afinação, ritmos e timbre. Já o projeto “Arte para Todos” leva cultura ao ambiente escolar e perpetua a força da cultura mato-grossense.

Nos esportes, uma ampla gama de modalidades está sendo valorizada, com foco também no ecoturismo e nos esportes de aventura.

Já no campo, os agricultores familiares são assistidos e recebem assessoria para o crescimento das cadeias produtivas. Estradas vicinais passam por constante manutenção com foco em melhorar o trânsito dos moradores e escoar a produção.

O prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) ressaltou que é preciso conciliar e cuidar da saúde, ao mesmo tempo, que agir em outras áreas para ofertar serviços de qualidade, com um olhar humano para população.

Leia mais:  Prefeito e deputados entregam 623 cartões do SER FAMÍLIA em Diamantino

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Governo de Diamantino atualiza Decreto e amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes

Publicado


O Governo de Diamantino publicou em Diário Oficial nesta sexta-feira (07.05) o Decreto de Lei 98/2021 que autoriza o funcionamento de bares e restaurantes, incluindo aqueles que funcionam dentro de prédios comerciais e supermercados nos horários entre às 06h00 e 00h00 min. A medida tem caráter temporário e excepcional, com validade nos dias 08 e 09 de maio em razão a comemoração alusiva ao Dia das Mães.

Leia o documento na íntegra:

GABINETE DO PREFEITO

DECRETO Nº 98 DE 07 DE MAIO DE 2021.

DECRETO Nº 98 DE 07 DE MAIO DE 2021.

Altera provisoriamente o Decreto 83, 73 e 79/2021.

O PREFEITO MUNICIPAL DE DIAMANTINO, ESTADO DE MATO GROSSO, Dr. MANOEL LOUREIRO NETO, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica e;

CONSIDERANDO o disposto no Decreto Estadual n° 874 de 25 de março 2021, que atualiza a classificação de risco epidemiológico e fixa regras e diretrizes para adoção, pelos Municípios, de medidas restritivas para prevenir disseminação da COVID-19;

CONSIDERANDO a decisão exarada nos Autos da Ação de Direta de Inconstitucionalidade n° 1003497-90.2021.8.11.0000 que, determinou que prevalece em todo o Estado de Mato Grosso, as medidas restritivas impostas no Decreto Estadual n° 874, de 25 de março de 2021;

CONSIDERANDO que o Município de Diamantino/MT, encontra-se enquadrado como “RISCO ALTO”, na matriz de avaliação de risco, estabelecida pelo

Decreto Estadual n° 874/2021;

CONSIDERANDO O DECRETO FEDERAL N° 10.282, de 20 de março de 2020, que “Regulamenta a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e a Lei Municipal, para definir serviços públicos e atividades essenciais”, no qual apresenta rol de quais são as atividades consideradas essenciais, no âmbito das pessoas jurídicas de direito público interno, federal, estadual, distrital e municipal, e referente aos entes privados e às pessoas naturais;

CONSIDERANDO a necessidade de se evitar aglomerações em dias úteis.

Considerando a comemoração do dia das Mães, prevista para o dia 9 de maio de 2021.

DECRETA:

Art. 1° Fica excepcionalmente autorizado no âmbito do município de Diamantino/MT, o funcionamento das atividades econômicas e comercio em geral, dos bares e restaurantes, inclusive aqueles em funcionamento no interior de prédios comerciais e supermercados, nos dias 8 e 9 de maio/2021 (feriado do dia das mães) da 06h as 00h.

Art. 2º As medidas de segurança e distanciamento devem ser respeitadas, mantendo-se inclusive a utilização de apenas 50% do espaço, devendo tal medição ser realizada por número total de mesas e cadeiras, sendo terminantemente vedado o uso do espaço em pé. Devendo ainda haver espaço mínimo de 1metro e 50centimetros entre as mesas.

Parágrafo único. Os estabelecimentos devem oferecer álcool em gel a todos os clientes e tomar todas as medidas de prevenção ao COVID-19.

Art. 3º O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Diamantino/MT, 07 de maio de 2021.

MANOEL LOUREIRO NETO

Prefeito Municipal

Leia mais:  Concurso vai dar 20 super prêmios para as 5 melhores fotos das mamães de Diamantino

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Governo de Diamantino e IFMT debatem parcerias para fomento da agricultura familiar

Publicado


Na expectativa do desenvolvimento de um trabalho integrado nos setores da educação técnica e agricultura o Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB) e Jozenil Costa Lube (PSD) prefeito e vice-prefeito de Diamantino respectivamente, receberam o corpo técnico do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT) para debater um plano de cooperação para o aperfeiçoamento do manejo de produtos da agricultura familiar. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (07.05) no gabinete do prefeito municipal.

De acordo com o diretor o prefeito, a atuação do instituto deverá acontecer em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento afim de fomentar o desenvolvimento socioeconômico municipal através de orientações aos pequenos e médios agricultores.

 “A participação do instituto é fundamental para nos auxiliar no progresso das ações voltadas a segurança alimentar, sendo essa parceria uma fomentadora do comércio por meio da extensão da agricultura familiar”, disse o prefeito.

“Durante a implantação do SIM, o IFMT deverá atuar disponibilizando informações técnicas aos agricultores de modo a otimizar suas produções, fornecendo-os orientações sobre as áreas de atuação de cada vocação”, acrescenta Dr. Manoel.

A exemplo da necessidade dos serviços, o prefeito pontuou que em razão da demanda futura por ovos de retirados de galinhas criadas soltas, ou fora de gaiolas da indústria Netto Alimentos, necessitaríamos de aumentar a produção local em 4 vezes num curto espaço de tempo, tendo ainda sim toda a produção tomada pela empresa.

“Hoje temos a urgente necessidade de preparar o nosso pequeno agricultor para atender a demanda da indústria de ovos que em breve será inaugurada no município, precisamos orientar nossa força de trabalho para que seja capaz de captar esse nicho de mercado que se abre de modo a fomentar nossa economia”, pontua Dr. Manoel.

O diretor Givaldo Dantas destacou as ações desenvolvidas pelo IFMT Campus Avançado de Diamantino enaltecendo os projetos desenvolvidos pelos mais de 400 alunos e 30 servidores com extensões e pesquisa de campo para o avanço de tecnologias voltadas a agricultura pontuando os benefícios para os acadêmicos de uma parceria com o município, sobretudo com o transporte de modo a reduzir a evasão escolar.

“É fundamental para o processo de integração teórico-prático na integração do acadêmico direcionando-o ao mercado de vocação de sua região, o que vai de encontro com as necessidades do Governo Municipal”, disse. “Por outro lado, temos o revés da evasão escolar da qual identificamos como maior causador a ausência de transporte, podendo nós avaliar possibilidades em parcerias também nesse sentido”, conclui o diretor Givaldo.

Participaram também da reunião, a engenheira de alimentos Andreia Locco, e o assessor da Secretaria Municipal de Educação, professor Jamil.

Leia mais:  Diamantino: Equipe de endemias percorre zona rural em campanha de prevenção a dengue

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana