conecte-se conosco


CUIABÁ

Nova Vila Cuiabana entra na fase de levantamento das paredes de alvenaria; estrutura será definitiva

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Considerado um dos principais cartões postais de Cuiabá, a Vila Cuiabana está passando por um completo processo de restauração. No local, uma equipe coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) atua, neste momento, na construção das paredes frontais das réplicas que retratam os antigos casarões cuiabanos. A previsão é de que a reconstrução completa do espaço seja concluída até o fim do primeiro semestre deste ano.

A restauração foi determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro após a constatação de problemas na antiga estrutura. Entregue em 2016, a Vila Cuiabana teve como base de construção madeira de compensado que, por conta da fragilidade do material, se deteriorou com o passar do tempo. Agora, o Município trabalha para que a população possa usufruir de uma obra definitiva, feita em alvenaria.

“O que aconteceu com a Vila Cuiabana é que, no anseio de inaugurar o local, fizeram uma obra meia-boca, que em pouco tempo já estava com problemas estruturais. Fizemos diversas manutenções, mas, por essa fragilidade, chega um momento que o material não suporta mais esse tipo de intervenção. Por isso, iniciamos a reforma geral e, em breve, esse ponto será liberado novamente para visitas”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.  

O levantamento da nova Vila Cuiabana já passou pelas etapas de limpeza do espaço, cercamento com tapumes, visando garantir a segurança dos trabalhadores e pedestres, e instalação dos pilares de sustentação e vigas transversais. Após o fim do levantamento das paredes de alvenaria, a obra entrará na fase artística-arquitetônica, mantendo as características originais da cenografia.

Os trabalhos são executados pela empresa RRS Construtora Ltda, que recebeu a ordem de serviço ainda no ano de 2020. No entanto, após efetuar a instalação dos pilares de concreto, o serviço foi suspenso, temporariamente, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diante desse contexto, o Município e a empresa formalizaram um Termo Aditivo ao Contrato, prorrogando o prazo de conclusão.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do professor Welson Mesquita pela Covid

“Entregar uma Vila Cuiabana completamente reestruturada e com sua beleza característica foi uma das missões nos dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. O nosso trabalho é feito com muita responsabilidade para que esse cartão postal não sofra com os mesmos problemas de antes. Vamos entregar uma área definitiva, com qualidade e preparada para atender a demanda de lazer da população”, completa o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Juares Silveira Samaniego

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Juares Silveira Samaniego tem 59 anos, casado e pai de três filhos. Natural de Ponta Porã (MS), ele vive em Cuiabá há 33 anos. Graduou-se em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988.

Formou-se ainda em Direito pela Universidade Cândido Rondon (Unirondon).  Atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Além disso, colaborou com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento em Prol da Retomada das Obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Foi secretário de Meio AMbiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável na gestão Emanuel Pinheiro de 2017 a abril de 2021.

Comentários Facebook
Leia mais:  Luis Claudio de Castro Sodré
Continue lendo

CUIABÁ

Luis Claudio de Castro Sodré

Publicado


Davi Vale

Clique para ampliar

Luis Claudio de Castro Sodré tem 54 anos, é casado e pai de três filhos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Vive há 42 anos em Cuiabá. Formado em Direito, é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde ingressou em 1987. Ele também tem pós-graduação em Direito civil pelo IDP Brasília.

Exerceu os cargos de presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Judiciário, vereador do município de Cuiabá na legislatura 2017-2020, quando atuou como líder do prefeito. Disputou as eleições de 2020 para vereador, obtendo 3.001 votos, sendo o sétimo mais votado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Pinheiro lamenta morte de ex-prefeito de Rondonópolis vítima da COVID-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana