conecte-se conosco


CUIABÁ

Mais de 300 idosos acima de 70 anos são vacinados contra a covid-19 na zona rural de Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Começou nesta quarta-feira (7) a vacinação contra a covid-19 dos idosos acima de 70 anos de idade que vivem na zona rural de Cuiabá. A primeira região atendida foi o Distrito de Aguaçu, onde 125 idosos nessa faixas etária foram cadastrados previamente pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), onde ocorreu a vacinação de cerca de 20 idosos logo pela manhã. Em seguida, três equipes da Coordenação da Zona Rural pegaram a estrada e se dirigiram para a vacinação nos domicílios daqueles que moram em locais mais distantes. Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha ‘Vacina Cuiabá- Sua vida em Primeiro Lugar’ segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais, totalizando 380 idosos.

Um dos primeiros a receber a aplicação do imunizante foi Wilson Vitalino de Siqueira, 72 nos. “Eu acho que foi uma maravilha, é uma benção. Desejo que todos sejam vacinados”, disse, destacando que esperou muito por este momento “Agora estou mais tranquilo, graças a Deus”. 

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, acompanhou o início dessa segunda etapa de vacinação na zona rural e afirmou que o objetivo central da campanha é atingir todas as comunidades cuiabanas, principalmente as mais carentes e as mais afastadas, ressaltando o trabalho que vem sendo desenvolvido também pelas equipes do projeto AMOR – Assistência Médica e Odontológica Rural, Consultório na Rua e Melhor em Casa, que tem feito a vacinação contra a covid-19 na zona rural, em asilos, casas de repouso, residências terapêuticas e também nas residências dos idosos acamados e com dificuldades de locomoção. “Temos feito esse trabalho diuturnamente. É todo um processo de cuidado com a população que nós temos tido. Não é fácil porque são muitas pessoas e poucas doses que chegam. Mas, se Deus quiser, com todos os servidores nossos que estão imbuídos nisso, nós vamos conseguir imunizar todas as pessoas”, afirmou.

Leia mais:  Primeira-dama fecha mais uma parceria com iniciativa privada em prol do social

A enfermeira responsável pela USF Aguaçu, Pâmella Virgínia dos Santos Carvalho, relata que  a todo momento os idosos estavam buscando informações sobre a chegada da vacina. “até os filhos que moram em Cuiabá ligam pra gente. A ansiedade da comunidade é tremenda para ser imunizada”, conta. A profissional da saúde enfatiza também que “o sentimento é de satisfação tanto da minha parte quanto da equipe. Não tenho nem palavras. A gente olha nos olhos deles a satisfação de conseguir a vacina, que hoje é tão desejada por todo mundo”, comemora. 

Coordenadora a Zona Rural, Marinete de Oliveira Ribeiro, explica que logística de vacinação nessas localidades começa com o levantamento do número de idosos de cada faixa etária atendida na campanha, por parte dos agentes comunitários de saúde e equipes das unidades. Em seguida, é feita a formalização junto à Vigilância Epidemiológica, que distribui as doses específicas para cada dia de vacinação. É Marinete quem vai todos os dias, antes das 7 horas da manhã, buscar as doses e levar para as comunidades rurais e também acompanhar o processo de aplicação. “É emocionante e gratificante fazer toda essa organização, todo esse trabalho. Vejo como uma missão atender aos idosos. A equipe é dez, sempre está pronta”, comenta a servidora.

Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais. No Barreiro Branco, serão 17 idosos contemplados; 30 idosos no Rio dos Peixes, 32 no Coxipó do Ouro e 176 no Distrito de Nossa Senhora da Guia, totalizando 380 idosos nessa faixa etária.

Leia mais:  Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes em Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Em relação a abertura de investigação preliminar pela Polícia Judiciária Civil sobre atendimento no polo de vacinação contra a covid-19 do SESC Balneário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

– Não procede a informação de que as pessoas somente possam entrar nos dois micro-ônibus disponibilizados no local, para atender quem chega a pé. Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário. 

– É urgente que se esclareça que houve um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil. 

– Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé.

– Como descrito em texto da assessoria da Polícia Civil, os policiais conversaram com idosos, que teceram diversos elogios à campanha de vacinação. 

– Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. 

– Válido esclarecer que a SMS informa que os aplicadores da vacina são técnicos de enfermagem e que os agentes comunitários de saúde atuam apenas no acolhimento dos idosos. 

– Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19.

Leia mais:  Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e secretária lamentam falecimento de vigilante do CMEI Névio Lotufo

Publicado


O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lamentam o falecimento na madrugada desta terça-feira (20), vítima de complicações da Covid-19, do vigilante Mário Marcelo Bispo de Campos. O servidor trabalhava no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lotufo, localizado no bairro Centro América.

Após se sentir mal, na última quinta-feira Névio foi internado em uma unidade de saúde da Capital.

Névio tinha 49 anos era solteiro, não tinha filhos e morava com a mãe. Trabalhava no CMEI Névio Lotufo desde 2016. Comprometido com o trabalho, era amigo de todos na unidade.

“Aos familiares, a mãe e ao irmão do Névio estendo meus sinceros sentimentos nesse momento tão difícil. Que Deus possa trazer a força e o conforto necessários para superar a sua perda. Não podemos deixar de agradecer os serviços prestados por esse servidor tão dedicado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária de Educação de Cuiabá lamentou a perda. “Estamos unidos em oração pelas famílias que perderam seus entes queridos. Nossos mais profundos sentimentos de pesar a mãe, ao irmão, familiares e amigos do Névio”, disse ela.

Comentários Facebook
Leia mais:  Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana