conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governador: regras claras, menos burocracia e incentivos fiscais justos tem atraído empresas para MT

Publicado


O governador Mauro Mendes afirmou que as ações promovidas pela atual gestão – como a reinstituição e isonomia nos incentivos fiscais e redução da burocracia – têm atraído empresas para investir em Mato Grosso em todos os segmentos, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico em prol da população.

Mauro Mendes participou de live realizada em parceria com o  Valor Econômico na tarde desta quarta-feira (28.04), junto com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

“Já no início da gestão, com o apoio da Assembleia, conseguimos tomar medidas necessárias para colocar o Governo de Mato Grosso no rumo. Pegamos um estado quebrado, devendo todo mundo, e em menos de um ano passamos a pagar servidores e fornecedores em dia. Retomamos a fama de bom pagador e criamos um ambiente favorável para a atração de investimentos”, pontuou.

Conforme o Ministério da Economia, mesmo em meio a uma pandemia, Mato Grosso foi o estado com o maior crescimento na abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2020 e também o que mais gerou empregos no primeiro semestre do ano passado.

Para o governador, esses resultados são fruto não só da pujança da economia e do agronegócio, mas principalmente das políticas públicas de desenvolvimento econômico promovidas pelo estado.

“Com a reinstituição dos incentivos fiscais, o empresário hoje não tem que ficar pedindo bênção do governador para investir aqui. Hoje temos regras claras. Se a empresa integra determinado setor, fará um cadastro simplificado e terá acesso aos incentivos para este setor, iguais a qualquer empresa concorrente. E o Governo fará a devida fiscalização. Antes, esse processo poderia demorar vários meses, e ainda ocorria corrupção”, relatou.

Leia mais:  Gefron vai formar 25 policiais de 9 estados no Curso de Policiamento de Fronteira

O avanço no incentivo ao empreendedorismo também foi destacado pelo secretário Cesar Miranda. Ele frisou que os investimentos do Governo em todas as áreas, por meio do programa Mais MT, também colaboram para a atração de investimentos.

“Nós não tínhamos um ambiente de negócios. Era uma desorganização total. O governador determinou políticas de Estado para desenvolver a economia. Afinal, qual empresário vai vir a Mato Grosso se não tiver uma boa educação, saúde e segurança? E o governador conseguiu reequilibrar as finanças e lançou o maior programa de investimentos da história do estado, o que melhora o ambiente de negócios como um todo”.

A redução da burocracia e os incentivos fiscais justos, de acordo com o secretário, são fatores determinantes para a classe empresarial estar optando por fazer investimentos em Mato Grosso nos últimos anos.

“A reinstituição de incentivos fiscais foi uma revolução. São incentivos atrativos e os percentuais são definidos por setor econômico, o que traz isonomia. Acabou com a situação de empresas do mesmo setor terem incentivos diferentes. Acabou também a burocracia: o empresário adere ao incentivo de forma transparente e com segurança jurídica, conseguindo planejar seu investimento”, afirmou César Miranda.

Segundo o presidente da Fiemt, estes avanços já são reconhecidos pelo segmento da indústria.

“O histórico do Estado era realmente muito triste, havia escândalos de corrupção, regras obscuras. E já na campanha o governador falava em mudar isso. Hoje o empreendedor tem acesso a um conjunto de regras muito claras, e adere ao incentivo de forma quase automática no site da Sedec. Ele sabe que vai competir de forma igual com a concorrência. Esse incentivo é muito importante. Os empresários falavam mal dos incentivos e isso acabou. Com isso a gente atrai investimento a médio e longo prazo, pois há uma política de Estado de Desenvolvimento Econômico”, ressaltou Gustavo de Oliveira.

Leia mais:  Governo de MT já distribuiu 98,1% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Sesp-MT vistoria área que irá abrigar novo Centro de Detenção em Barra do Garças

Publicado


O Sistema Penitenciário de Mato Grosso receberá da Prefeitura de Barra do Garças a doação de um terreno de 96 mil m² para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) no município. O compromisso foi firmado pelo prefeito Adilson Gonçalves de Macedo, nesta terça-feira (11.05), durante visita à área e também por meio de ofício.

A nova unidade terá 488 vagas. Atualmente, a Cadeia Pública possui capacidade para 116 pessoas e abriga 225. A vistoria no local, que fica na BR-070, sentido Barra do Garças – Cuiabá, contou com a equipe técnica do Núcleo de Engenharia da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, entre outros representantes da Segurança, da Prefeitura e Poder Judiciário.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária frisou a importância da doação. “Essa parceria demonstra a disponibilidade do prefeito de Barra do Garças em somar com o projeto de melhorias das unidades penais, agradecemos muito por isso. Com essa união de esforços poderemos concretizar parte do nosso planejamento de ampliação de vagas”, ressaltou Jean Gonçalves.

O chefe do Executivo municipal destacou que com a doação do terreno, o CDP será construído a 12 km do centro da cidade, local onde hoje funciona a Cadeia Pública de Barra do Garças. “A partir desta data, me comprometo a iniciar, em caráter de urgência, todos os trâmites necessários para a concretização de cessão da área”, assegurou Adilson Macedo.

Recursos do Depen

Os recursos para a construção do CDP são oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no valor de R$ 37 milhões. O montante foi repassado ao Governo de Mato Grosso no ano de 2016 e não foi aplicado na época. A gestão atual, conduzida pelo governador Mauro Mendes, atendeu ao pleito apresentado pelo prefeito de retirar a unidade penal do centro da cidade.

Leia mais:  Sesp-MT vistoria área que irá abrigar novo Centro de Detenção em Barra do Garças

Dessa forma, uma equipe do Sistema Penitenciário apresentou o projeto da obra ao Depen, que está em fase final de aprovação. A estrutura seguirá o modelo do Raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), totalmente automatizada. A previsão é que a construção tenha início ainda este ano.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Suspeito é preso com arma de fogo e material de jogo do bicho em operação em Rosário Oeste

Publicado


Uma operação de combate ao tráfico de drogas em Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11.05), para cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar em pontos identificados como pontos de venda de entorpecentes no município.

A ação resultou na prisão em flagrante de um homem, de 20 anos, em posse de entorpecente, arma de fogo e materiais de origem ilícita.

Durante o cumprimento em um dos alvos, na região conhecida como Comunidade Passagem da Ponte, o suspeito foi flagrado em posse de uma porção de maconha, uma espingarda e material destinado ao jogo do bicho.

Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Rosário Oeste, onde após ser interrogado pelo delegado Gustavo Godoy, foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e pela contravenção de jogo do bicho.

Após as providências de praxe, o suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Nobres, onde ficará a disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de MT já distribuiu 98,1% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana