conecte-se conosco


CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro: Idosos em situação de rua recebem a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

As equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorreram, na manhã desse sábado (24), os pontos de maior concentração da população em situação de rua para vacinação contra a covid-19 nos idosos acima de 60 anos de idade, que receberam a primeira dose. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reitera a preocupação com a população em situação de rua e na próxima semana, irá lançar – ao lado da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, uma ação voltada à assistência das pessoas em vulnerabilidade social. “Quero dar prioridade, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde,  a essas pessoas, porque estão expostas demais. São pessoas humildes, trabalhadoras e que merecem nossa atenção, prioritariamente”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

A ação resultou na imunização de 15 pessoas, que foram atendidas no Centro de Referência de Assistência Especializada em Assistência Social (CREAS Centro) e até mesmo na rua, como foi o caso de uma idosa de 83 anos, que vive na região do bairro Goiabeiras, não quis ir até o local de vacinação, mas aceitou ser vacinada na abordagem feita pela equipe do Consultório na Rua. 

Nelson Almeida, 71 anos, estava à espera da vacina, pois perdeu um irmão há um mês para a Covid-19. “Esse dia ficará marcado na minha mente. Estava com muito medo e apreensivo. Graças a Deus, chegou a minha vez. É até difícil acreditar”, comentou. 

A enfermeira Leandra Moraes, que tem mais de 11 anos de experiência na área, afirma que nunca participou de um evento de tamanha importância “Essas pessoas têm dificuldade no acesso aos benefícios. Com essa vacinação conseguimos imunizar parte desse público que transita pela cidade, sendo um dos prováveis propagadores da doença”, disse.

Leia mais:  Cadastros de segunda dose da Coronavac serão reagendados para evitar fraudes

A coordenadora de Atenção Especial da Secretaria de Assistência Social, Maggie Carolina, comenta que, apesar de fazer parte da rotina de trabalho, fazer essa busca ativa dos idosos para receberem a vacina é muito gratificante, pois é de amplo conhecimento que esse é o meio mais eficaz contra a covid-19. 

Para a coordenadora do Consultório na Rua, Vera Lucia Ferreira, o sentimento é de gratidão por fazer parte desse trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. “Nós que estamos na linha de frente sabemos da necessidade da vacinação da população. Só ela para ajudar nessa luta contra esse inimigo invisível”, conta. 

Um pouco arredio, sem saber ao certo o que estava acontecendo, o idoso Lúcio de Andrade, 64 anos, aceitou o convite para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Fiquei desconfiado, mas depois que tomei a vacina tive a certeza que era verdade o que me falaram. Estou muito feliz”, ressaltou. 

As segundas doses desses idosos estão agendadas para o dia 24 de maio. Além da vacina, os idosos foram convidados para serem abrigados em algumas das três unidades de acolhimento do Município. “A ideia é oferecer um atendimento de excelência para eles que tanto precisam do auxílio do poder público. E essa é uma das metas do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, ofertar atendimento digno e de qualidade para toda população cuiabana”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. 

“Essa parceria com a Saúde é de suma importância para que sejam vacinados os idosos que estão em situação de rua. Por falta de informações, muitas vezes essas pessoas ficam sem receber os benefícios. E é esse o nosso papel, qualidade de vida às pessoas em risco de vulnerabilidade social”, informou Ferreira. 

Leia mais:  Projeto incentiva a participação de estudantes da rede pública municipal de ensino nas atividades pedagógicas remotas

“Uma gestão humanizada, como é a marca da gestão Emanuel Pinheiro, se preocupa com as pessoas, em dar voz àqueles que  – muitas vezes – não conseguem ser ouvidos”. Na segunda-feira (26), a partir das 14 horas, será a vez dos idosos residentes nos Albergues Municipais – Manoel Miráglia, Guia, Porto e no Hotel Albergue – serem contemplados com a vacinação. Segundo levantamento, o total a ser imunizado é de 16 pessoas da terceira idade.

 Até esse domingo, 25,  a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar – aplicou um total de 106.384 doses de vacinas. Cuiabá disponibiliza um total de cinco pontos para imunização: UFMT, Centro de Eventos Pantanal, Sesi Papa, Sesc Balneário, e estacionamento da Assembleia Legilstiva de Mato Grosso (AL-MT). 

Respeito – Na próxima semana, o  prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, irão lançar o programa para a imunização contra a Covid-19 para pessoas que compõem o grupo de vulnerabilidade social. O programa irá avançar conforme a chegada de mais remessas de vacina para a Capital e atenderá o grupo de moradores de rua, garis, carroceiros, varredores, motoristas de transportes coletivos e catadores de recicláveis.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Idosos começam a receber vacina contra Influenza nesta quarta-feira (12)

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Idosos começarão a ser vacinados contra os três tipos de Influenza (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B) nesta quarta-feira (12), em todas as unidades básicas de saúde, com exceção de alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes com suspeita de Covid-19 e os que vão ser vacinados (veja lista das exceções abaixo).

Mesmo com o novo público-alvo, os grupos compostos por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde continuam sendo atendidos. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, destaca que a procura pela vacina tem sido baixa na Capital, mas que as pessoas devem se atentar para a importância da imunização contra a gripe, pois ela também pode gerar hospitalização e até óbito. “A Influenza é uma doença viral com grande capacidade de propagação entre a população, então, neste momento de pandemia, por mais que as pessoas tenham medo de sair de casa, é preciso fazer o esforço de ir até o posto de saúde para tomar a vacina e eliminar a chance de contrair a doença”, afirma. 

Visando a segurança dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde montou toda uma estrutura de tendas nas unidades de saúde, para triagem dos pacientes e separação entre as pessoas saudáveis e que podem se vacinar daquelas que procuram as unidades com suspeita de covid-19. 

As unidades que NÃO terão vacina contra a gripe são: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.

Leia mais:  Stopa destaca viaduto Murilo Domingos como a maior obra executada na Av. Beira Rio desde sua fundação

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Semob publica edital de notificação para realização de leilão de veículos e sucatas

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) publicou o edital de notificação para realizar de novo leilão de veículos apreendidos, recolhidos e removidos há mais de 60 dias e não que não foram procurados por seus proprietários dentro do prazo, conforme a legislação. 

O documento trata da notificação dos respectivos proprietários, agentes financeiros, arrendatários, entidades credoras ou aquelas que tenham se sub-rogados nos direitos de propriedade dos veículos relacionados para, querendo, quitar seus débitos e retirar dos mesmos do depósito, evitando a alienação.

O não atendimento da notificação implica na adoção das medidas legais amparadas na forma do art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro e Resolução nº 623 de 06 de setembro de 2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A relação de veículos obedecerá à seguinte ordem: Nome do proprietário e/ou nome do agente financeiro, arrendatário ou com direitos o veículo, placa, nº chassi, ano fabricação/ano modelo, marca do veículo. O edital foi publicado no dia 06 de maio, e os proprietários têm o prazo improrrogável de 60 dias para retirada.

A data da realização do leilão e locais de divulgação serão brevemente informados. O leilão será realizado nas modalidades presencial e online, em sessão pública. As sessões ocorrerão simultaneamente, com transmissão ao vivo e participação através do site de leilão www.focoleiloes.com.br.

Conforme o diretor de Trânsito, Jean Carlo, os débitos necessários para transferência de propriedade e regularização do veículo, tais como 2ª via de CRV/CRLV, alteração de dados ou característica, emplacamento do veículo, troca de categoria, dentre outros, serão por conta dos arrematantes.

Confira documento em anexo:

Leia mais:  Webinário Educação Permanente será realizado para os trabalhadores do SUAS

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana