conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Corujão da vacinação e descentralização são estratégias para ampliar imunização em Várzea Grande

Publicado


Descentralizar a vacinação contra a Covid-19 utilizando diversos locais da cidade, como parques, mini-estádios, ginásios poliesportivos, além das policlínicas de rede municipal de saúde, é uma das estratégias para ampliar a imunização em massa no município de Várzea Grande, na medida que novas doses da vacina vão chegando e o público alvo a ser vacinado aumenta.

A informação é do prefeito Kalil Baracat, que participou na noite dessa segunda-feira, 19 de abril, do lançamento do “Corujão da Vacinação”, realizado no estacionamento do Centro Universitário Univag. A vacinação em sistema de drive-thru com horário estendido, das 16h às 22 horas, também é uma estratégia para ampliar a vacinação e que foi testada para verificar a aceitação popular.

“Nossa prioridade é a vida. Temos a meta de vacinar toda a população várzea-grandense e sabemos que precisamos acelerar a aplicação das doses que estão disponíveis. O nosso planejamento de vacinação contra a Covid-19 começa agora a ganhar novo corpo com a chegada de mais vacinas e a perspectiva de alcançar mais público num futuro próximo. Além das pessoas com comorbidades e grupos prioritários, a população com menos idade, abaixo dos 60 anos é muito maior, então precisamos estar preparados para levar as vacinas aos bairros, ou seja, facilitar a vacinação, aproximando-a do público a ser imunizado”, afirmou Kalil Baracat.

O chefe do Executivo Municipal reafirmou seu compromisso com a população afirmando que continuará buscando parcerias para cumprir as metas de vacinação e de salvar vidas. “Além da parceria com a Univag, que oferece dois pontos de vacinação em seu campus – um drive-thru e outro fixo em sua clínica médica, buscamos a parceria da Assembleia Legislativa e implantamos um ponto de vacinação drive-thru, no Parque Berneck,  inaugurado no último sábado. Transformamos o ginásio poliesportivo do Fiotão em um ponto central de vacinação, pensando nos usuários do transporte coletivo e na próxima semana começaremos a vacinar no miniestádio do bairro Jardim dos Estados, para atender a região oeste da cidade. Quando a população a ser vacinada ampliar, pela redução da idade do público alvo, estaremos preparados para abrir novos pontos de vacinação nos bairros através das policlínicas de saúde”, garantiu o gestor.

Leia mais:  Corujinha da Vacinação quer resgatar idosos que ainda não se imunizaram contra a Covid-19

Kalil Baracat também frisou que nesses primeiros 100 dias de gestão, marcados pela pandemia, inaugurou novos leitos de UTIs e enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19; formalizou junto ao Consórcio Nacional de Municípios a intenção de comprar imunizantes – caso seja necessário, bem como transformou Unidades de Pronto Atendimento exclusivas para triagem e tratamento da doença, e, reafirmou que não vão faltar infraestrutura e remédios para atender a população no setor da saúde.

O deputado estadual Wilson Santos conferiu pessoalmente a campanha “Corujão da Vacinação”. “Uma idéia fantástica. Facilita para as pessoas que trabalham durante o horário comercial e não têm como trazer os pais e avós para vacinar. O horário também é mais fresco e agradável. O prefeito Kalil Baracat está de parabéns na condução do enfrentamento contra a Covid-19, esperamos que outros gestores sigam seus passos e tenham Várzea Grande como exemplo em estratégia de vacinação”, declarou o parlamentar.

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, também acompanhou o lançamento da “Corujão da Vacinação” e afirmou que o município está criando condições para auxiliar e acelerar a aplicação da vacina. “Tenho acompanhado os trabalhos de vacinação contra a Covid-19 desde o início, principalmente aqui na Univag e ressalto que a gestão busca agregar esforços das iniciativas pública e privada. Este é um momento de união pela vida. A equipe de Saúde está de parabéns e a população tem sentido que estamos trabalhando por eles”.

O vice-reitor da Univag, Flávio Foguel, destacou que a parceria entre Universidade e Município vai continuar o tempo que for necessário. “Estamos cumprindo o papel social da Universidade, abrindo o Campus para a sociedade. Também é bastante satisfatório como ser humano poder contribuir. Estaremos disponibilizando os espaços da universidade para a vacinação drive-thru e o ponto fixo na clínica médica o tempo que for necessário para imunizar toda a população”.

Leia mais:  Secretaria de Assistência Social dá início a entrega parcial de cartões do Programa Ser Família

Empresário e filho do senador Jayme Campos, Carlos Eduardo Campos, também avaliou o lançamento do “Corujão da Vacinação”. “Com certeza esse horário de vacinação vai atender muitos que não podem se deslocar durante o dia para vacinar. Vemos a satisfação dos que vieram aqui hoje. O gestor Kalil Baracat está mostrando preparo e inteligência na condução como prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso. Como empresário também estamos à disposição para somar forças contra essa pandemia”, disse.

IMUNIZADOS – A ação “Corujão da Vacinação” alcançou a meta de imunizar mais de 1.500  pessoas em horário estendido, das 16h às 22h. A modalidade também deve ser implantada em outros locais de vacinação, como o Parque Berneck.

“Esse planejamento e estratégia de descentralizar a vacinação foi discutida e decidida em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), desde o início da imunização em fevereiro deste ano. Atualmente vacinamos mais de 10% da população, mais de 32 mil pessoas, entre primeira e segunda doses. Esta semana, vamos vacinar durante o feriado de 21 de abril e já na próxima semana devemos abrir o cadastro para pessoas abaixo dos 60 anos”, informou o secretário municipal de saúde, Gonçalo de Barros.

Segundo Gonçalo de Barros, nesta terça, quarta e sexta-feira, 20, 21 e 23 de abril, a vacinação continua, das 8h às 16h, no ginásio de esportes do Fiotão, ao lado do terminal de ônibus André Maggi. Na quinta-feira, 22 de abril, a vacinação será em sistema de drive-thru na Univag, das 8h às 16h. E, no sábado, também das 8h às 16h a vacinação será em sistema drive-thru na Univag e no Parque Berneck. Já no domingo, dia 25 de abril, continua a vacinação em domicílio de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Leia mais:  Secretaria de Assistência Social dá inicio a entrega parcial de cartões do Programa ‘Ser Família’

Para vacinar é necessário estar cadastrado no site da prefeitura pelo endereço eletrônico http://www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID-19. Outras informações pelo disk vacina 0800-647-4121.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos já podem realizar o pré-cadastro em Várzea Grande

Publicado


Várzea Grande abriu pré-cadastro para vacinação contra a COVID-19 para aqueles com idade entre 50 a 59 anos e com comorbidades, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização (PNI):

·         Pessoas com Síndrome de Down, independente de idade (a partir de 18 anos);

·         Pessoas com doença renal crônica em diálise, independente de idade (a partir de 18 anos);

·         Gestante com ou sem comorbidades, independente de idade (a partir de 18 anos);

·         Pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos;

·         Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 50 a 59 anos.

As inscrições podem ser feitas através do site oficial do município no endereço http://www.varzeagrande.mt.gov.br/ no banner no topo do site, IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – PRÉ CADASTRO PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID 19.

Após o cadastro, a pessoa poderá consultar, através do número do seu CPF, o seu agendamento da vacinação contra o COVID-19 (data e hora) com o prazo de até 3 dias úteis.  Após este período, ela deverá entrar em contato pelo 0800 647 4121.

Deverão ser apresentados  OBRIGATORIAMENTE os seguintes documentos no momento da vacinação:

·         Documento com foto;

·         Cartão do SUS;

·         Comprovante de endereço.

Deverá  ser entregue no ato da vacinação, LAUDO MÉDICO, comprovando a comorbidade, com data inferior a 90 dias da data da emissão.

O laudo deverá conter o CID 10 e assinatura do médico com seu CRM. Com a omissão de qualquer um destes documentos, a pessoa não será vacinada.

“Queremos e vamos avançar. Na medida que novas doses de vacina chegarem, a ordem é acelerar a imunização e dedicar esforços, no sentido de proteger nossa população”, disse o prefeito Kalil Baracat, que tem insistentemente cobrado das demais autoridades uma definição quanto a uma rotina na entrega das vacinas para que os municípios, que na prática são aqueles que aplicam as doses, possam planejar sua atuação.

Leia mais:  Escola distribui livros à comunidade em alusão ao Dia da Língua Portuguesa

Segundo Kalil Baracat, o que interessa neste momento é a imunização das pessoas diante da pandemia da COVID-19. “Queremos salvar vidas. Neste momento é o que importa e depois voltarmos a vida ao normal”, disse ele.

Atualmente, Várzea Grande tem cinco pontos de vacinação, sendo três fixos e dois drive-thru, existindo vacina em larga escala, a gestão não descarta abrir novos pontos.

Em parceria com a Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG), a Prefeitura de Várzea Grande mantém um Ponto Fixo e um Drive-Thru, sendo que ali também se realiza o Corujão da Vacinação, que é uma das opções mais procuradas pela população que tem meios de locomoção assegurados.

Já em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, são outros dois pontos, um fixo no Miniestádio do Jardim dos Estados e Drive-thru no Parque Berneck.

Fora isto, existe ainda um ponto fixo no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos (FIOTÃO), que se tornou estratégico por estar ao lado do Terminal André Maggi, por onde circulam uma média de 75 mil pessoas diariamente e que necessitam do transporte coletivo.

“Nós temos Várzea Grande dividida em quatro áreas que são cobertas por estes pontos de vacinação e toda uma logística foi montada para atender essa demanda que envolve a Guarda Municipal, por causa da segurança; a Vigilância em Saúde; a Vigilância Epidemiológica e um volume de mais de 150 pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente trabalhadores da saúde para realizar um bom atendimento e de confiança para cada pessoa vacinada”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

Quem será vacinado nesta 2ª Fase – Etapa I:  Nesta fase, serão vacinadas as pessoas portadoras das seguintes doenças, com idades entre 50 e 59 anos:

Leia mais:  Várzea Grande recebe projeto piloto de qualificação de pequenos produtores de suínos

Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão – alvo e ou comorbidades; Insuficiência Cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes Coronárias; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatias Congênita no adulto; Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados;Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade Mórbida; e Cirrose Hepática.  Pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades, independentes da idade. 

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Secretaria de Assistência Social dá início a entrega parcial de cartões do Programa Ser Família

Publicado


Famílias em situação de vulnerabilidade social, que foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para terem acesso ao programa Ser Família, devem estar atentas ao horário para o recebimento dos cartões que garantem o benefício, e que começam a ser distribuídos neste sábado (08), no CEPAC (Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel), localizado na região central, a partir das 9 horas. Em Várzea Grande, cerca de 14 mil famílias serão beneficiadas. 

 “Esse benefício do Governo do Estado, que dá acesso a transferência de renda no valor de R$ 150,00, exclusivamente, para a compra de alimentos,  com certeza irá beneficiar aqueles que mais precisam, aliados a outros programas idealizados pela Prefeitura Municipal, que também beneficiam as famílias carentes do nosso município, com kits de cestas básicas e produtos de limpeza e de higiene”, destacou o prefeito Kalil Baracat, lembrando que o programa Ser Família teve seu início no município no dia 1º de Maio, com a presença do governador do Estado Mauro Mendes e da primeira-dama, Virginia Mendes.  

A entrega dos cartões será feita de forma segura, obedecendo as normas sanitárias e os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. E para que não haja aglomeração, a Secretaria de Assistência Social elaborou uma lista com os nomes dos beneficiários (seguindo a ordem alfabética), com a data, horário e até o detalhamento da mesa que cada um deverá se apresentar com os documentos pessoais exigidos. 

A secretária da pasta, Eliamara Zeferini, explicou que a equipe da Secretaria de Assistência Social realizou, num período de 15 dias, a localização de mais de 14 mil famílias, que serão atendidas pelo programa, para copilar os dados e confirmar a situação de vulnerabilidade social. 

Leia mais:  Secretaria de Assistência Social dá início a entrega parcial de cartões do Programa Ser Família

A gestora destacou que por conta da pandemia da Covid-19, muitas famílias perderam suas rendas e estão passando por dificuldades. “O programa vai atender famílias que recebem até R$ 70,00 por pessoa da família por mês, inscritas no Cadastro Único”. 

A primeira-dama de Várzea Grande,  Kika Dorilêo Baracat, reforçou que o Ser Família Emergencial irá oferecer um conforto para muitas famílias várzea-grandenses e que a administração municipal também tem aplicado políticas públicas para a captação de recursos, além de parcerias com setores privados para a ampliação de programas sociais. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana