conecte-se conosco


CUIABÁ

Controladora-geral visita CDMIC e anuncia auditoria sobre medicamentos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A controladora-geral do Município de Cuiabá, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos visitou na manhã desta quinta-feira (29), a sede do CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos), e anunciou a abertura de auditoria pela Controladoria Geral do Município (CGM) para apurar a responsabilidade pelos medicamentos com prazo de validade vencidos, que estão no local, além de desenvolver um plano de ação para corrigir os processos de logística dos medicamentos, como um todo. Os trabalhos de auditoria já iniciaram no dia 27/04, com prazo estimado de 1 mês e meio para término. 

“Hoje iniciamos a auditoria, e viemos apresentar a equipe de auditores responsáveis pela execução dos trabalhos, colher algumas informações junto à Secretaria de Saúde e à empresa que cuida da logística no setor. Pedi à equipe dedicação total nesse trabalho e dedicação para que  posteriormente possamos  apresentar o resultado dessa auditoria. E aí  então, seremos capazes de apresentar o plano de ação com segurança, e tratar os riscos e vulnerabilidades detectadas, municiando o gestor, para uma tomada de decisão confiável e segura”, disse a gestora da CGM.

A visita foi acompanhada pela secretaria municipal de Saúde, Ozenira Félix, que salientou a importância do envolvimento da Controladoria no trabalho de apuração, já iniciado também por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ainda em outubro do ano passado.

“Hoje para nós é de fundamental importância, devido a medida e a proporção que isso tomou. É importante a presença deles [CGM] aqui, e inclusive, para estar verificando tudo. É um primeiro contato e isso vai se aprofundar, a gente quer a Controladoria junto, porque nós fizemos os nossos levantamentos, mas ainda estávamos em fase de terminar. Só que com tudo isso que aconteceu, os trabalhos podem ser prejudicados, então ter a CGM através das inspeções deles, também tendo material à medida que foi muito divulgado, nos dar uma segurança muito maior de esclarecimento. Hoje nós temos a controladora Mariana a frente da CGM, que é uma pessoa extremamente capaz e vai estar trabalhando junto conosco e nos fiscalizando, batendo naquilo que efetivamente não estiver correto”, disse a gestora da SMS.

Leia mais:  Secretário Samaniego assume Semob e Luis Claudio acumula Governo e Meio Ambiente

Conforme a CGM, foi emitido ainda no início desta semana, duas ordens de serviços, logo após a propagação do assunto na mídia. Uma para auditoria e outra de pós auditoria, para acompanhar e tão logo encerrado a apuração, já desenvolver mecanismos de controle e criar protocolos.

“Faremos algumas visitas na própria SMS e aqui mesmo [no CDMIC]. A nossa intenção é entender as logísticas desses medicamentos, detectar motivos, criar procedimentos, analisar documentos e ao final tomaremos as medidas necessárias para emitir um relatório de auditoria”, concluiu Mariana.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Juares Silveira Samaniego

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Juares Silveira Samaniego tem 59 anos, casado e pai de três filhos. Natural de Ponta Porã (MS), ele vive em Cuiabá há 33 anos. Graduou-se em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988.

Formou-se ainda em Direito pela Universidade Cândido Rondon (Unirondon).  Atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Além disso, colaborou com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento em Prol da Retomada das Obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Foi secretário de Meio AMbiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável na gestão Emanuel Pinheiro de 2017 a abril de 2021.

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria de Saúde recebe doação de insumos hospitalares dos empresários de materiais de construção
Continue lendo

CUIABÁ

Luis Claudio de Castro Sodré

Publicado


Davi Vale

Clique para ampliar

Luis Claudio de Castro Sodré tem 54 anos, é casado e pai de três filhos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Vive há 42 anos em Cuiabá. Formado em Direito, é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde ingressou em 1987. Ele também tem pós-graduação em Direito civil pelo IDP Brasília.

Exerceu os cargos de presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Judiciário, vereador do município de Cuiabá na legislatura 2017-2020, quando atuou como líder do prefeito. Disputou as eleições de 2020 para vereador, obtendo 3.001 votos, sendo o sétimo mais votado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito lamenta morte do professor Welson Mesquita pela Covid
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana