conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Conselho Previdenciário do PREVIVAG realiza eleição virtual nesta terça-feira

Publicado


A Comissão do Conselho Previdenciário do Instituto de Previdência de Várzea Grande – PREVIVAG – realiza nesta terça-feira (27), a eleição virtual, das 8h às 18h, aberta a todos servidores ativos, inativos e aposentados por meio do aplicativo “Meu RPPS”. Os candidatos eleitos vão compor o Conselho no período bienal – 2 anos. Ao todo, serão eleitos quatro candidatos da Administração Direta com a finalidade de avaliar sistematicamente a gestão previdenciária e acompanhar a aplicação da legislação previdenciária.

A eleição ocorrerá de forma virtual, com votação online, por meio do aplicativo denominado “Meu RPPS”, que deverá ser obtido na loja de aplicativos de celulares, tanto Android quanto IOS, nos termos do que dispõe o §1º do art. 8º da Portaria nº 029/2021.

A presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Previdenciário, Paulina Costa Miranda, explica que após o aplicativo  ser baixado, o segurado escolhe o campo “iniciar” e segue o passo a passo para cadastramento no mesmo, sendo necessário informar o Estado que se encontra vinculado, no caso do PREVIVAG, a opção “Mato Grosso”; a cidade “Várzea Grande”. Também deve ser informado o CPF do segurado, sendo este, ativo, inativo ou pensionista, que se encontre recebendo benefício junto ao PREVIVAG. “Os segurados deverão acessar o campo denominado – “votação” – dentro do aplicativo “Meu RPPS”. A listagem dos candidatos será apresentada em ordem alfabética, com foto, além do campo para exercer o voto. O segurado poderá votar apenas em um candidato”, pontuou a presidente.

Em relação a senha, caso o segurado já possua cadastro junto ao “Portal do Segurado” do PREVIVAG, ela será a mesma. Caso ainda não possua cadastro, o segurado deverá escolher a opção abaixo, denominada “não sou cadastrado”, realizar o cadastro preenchendo os campos solicitados (CPF, data de nascimento) e criando a senha de uso pessoa. Após a criação do cadastro, o aplicativo estará pronto para uso.    

Leia mais:  Missa solene celebra 154 anos de Fundação de Várzea Grande e Dia das Mães

“A Comissão Eleitoral se reunirá no dia 28 de abril, (quarta- feira), às 09h, para realizar a apuração dos votos, conforme art. 12 da Portaria 029/2021. A reunião de apuração dos votos ocorrerá com a Comissão Eleitoral reunida presencialmente na sede do PREVIVAG, e será transmitida ao vivo, em tempo real, a todos os candidatos, via aplicativo “zoom”. Cada candidato receberá, no dia da reunião, antes do horário previsto, o link de acesso à sala de reunião do aplicativo “Zoom”, para acompanhamento ao vivo.  Somente os candidatos poderão ingressar na reunião, via link, sendo que a presidente da Comissão Eleitoral deverá autorizar o ingresso dos mesmos, via aplicativo”, enfatiza Paulina Costa Miranda.

Vale destacar que os candidatos apenas acompanharão a reunião de apuração de votos e durante todo o tempo deverão manter as câmeras ligadas e os microfones desligados, podendo se manifestar apenas após a apuração, mediante autorização da presidente da Comissão.

Serão eleitos os candidatos mais votados, não havendo hierarquia e nem diferenciação entre as vagas: o primeiro, o segundo e o terceiro candidato mais bem votados ocuparão as respectivas vagas; e o quarto candidato mais bem votado será eleito suplente.

“O resultado final será declarado na reunião, transmitida ao vivo para todos os candidatos, e publicado em edital próprio em até cinco dias, no qual deverá ser informado o resumo geral da quantidade de votos que cada um dos candidatos obteve, sendo estes organizados em listagem referente a cada área de representação – ativos e inativos – como previsto no §4º do art. 7º da Portaria nº 029/2021”, pontua Paulina Costa Miranda .

O presidente do PREVIVAG, Juarez Toledo Pizza, enfatizou que a existência do Conselho Deliberativo possui guarida nos pilares da governança corporativa, destinados ao alcance da máxima transparência e segurança. Além de deliberar sobre as diretrizes estratégicas da instituição, compete ao colegiado monitorar os trabalhos da Diretoria, atuando como elo entre esta e os segurados.

Leia mais:  Entrega do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) tem nova data

Juarez Pizza acrescentou também que o Conselho tem papel fundamental na tomada de decisões em defesa do Instituto e a salvaguardar os interesses dos segurados, seus membros participam de cursos de capacitação, atualização da legislação previdenciária e ampla discussão quanto a estrutura e funcionalidade da autarquia.

O presidente Juarez espera que o novo Conselho possa seguir a mesma postura de comprometimento com a previdência municipal, com amplo diálogo e discussões de matérias que agreguem ao bom funcionamento e preservação do Instituto.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande entrega Casa de Acolhimento para Meninas em situação de risco

Publicado


Um ambiente com espaço adequado e aconchegante para acomodar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como aquelas que tiveram quebra de vínculos afetivos por agressões e abusos. A nova Casa de Acolhimento para Meninas foi entregue pelo prefeito Kalil Baracat e pela primeira-dama, a Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, em solenidade que seguiu todas as normas de biossegurança. O local cumpre determinação do Poder Judiciário e recomendação do Ministério Público, que exige que o município dê amparo aos menores que sofreram ou sofrem negligência.

“Esta Casa foi idealizada para abrigar, especificamente, o público feminino e será gerenciada por uma equipe multifuncional da Secretaria de Assistência Social, que dará afeto, suporte psicológico e educacional, além de amparo às crianças e adolescentes vítimas de violência”, destacou o prefeito Kalil Baracat, afirmando que essa também é uma preocupação constante da primeira-dama, que possui um olhar atento e especial às causas sociais.

O prefeito acrescenta que a inauguração da Casa de Acolhimento para Meninas é a materialização de um projeto edificado pela primeira-dama Kika, e faz parte do plano de governo que visa fortalecer ainda mais a Rede de Proteção para os mais vulneráveis.

Kalil lembrou que Várzea Grande tem uma Casa de Acolhimento, mas atendia tanto meninas quanto meninos, o que acaba gerando preocupações extras e redobradas e que a partir de agora eles estarão em locais separados.

O evento, integrante da programação alusiva ao aniversário de 154 Anos de Fundação de Várzea Grande, contou com a presença de várias autoridades, dentre eles, do vice-prefeito José Hazama; da Delegada da Mulher, Criança e Idoso, Muriel Antonine; da Defensora Pública, Cleide Nascimento; do representante da Promotoria de Justiça Cível do Fórum de Várzea Grande, Douglas Lingiardi Strachicini; do presidente do Conselho de Saúde, Marcos Castro; da diretora da Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas Em Seu Sentimento – LIRIOS, Marília Nunes e secretários municipais.

Leia mais:  Pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos já podem realizar o pré-cadastro em Várzea Grande

A primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, apontou a importância de a Casa ter sido configurada com elementos que remetem ao afeto, ao aconchego e à proteção, itens que a pessoa agredida dá mais valor. “Aqui é um lugar que recebe com carinho as meninas com experiências tristes, com traumas e elas precisam se sentir seguras, cuidadas para que se fortaleçam e percebam que é possível recomeçar, que existem possibilidades de uma nova história”, pontuou ela.

A delegada da Mulher, Criança e Idoso do município de Várzea Grande, Muriel Antonine, elogiou a nova Casa de Acolhimento para Meninas e, sobretudo, essa nova gestão que desde o começo está aberta ao diálogo, discutindo melhorias para esses segmentos e disposta em colocar em prática políticas públicas voltadas para setor social. “Esses jovens afastados de seus lares, judicialmente, necessitam de cuidados e aqui estarão amparados. É preciso oferecer uma casa de acolhimento exclusiva para meninas e, em pouco tempo, a atual gestão atendeu a um anseio do Judiciário e do Conselho Tutelar”, destacou.

Como explica a secretária de Assistência Social, Eliamara Araújo, a Casa de Acolhimento funciona como um lar temporário, onde as crianças e adolescente de seis anos a 17 anos e 11 meses ficam sob a guarda de cuidadores, onde terão assistência médica, jurídica e psicológica para que possam ter condições de retornarem a seus lares ou até que tenham condições de serem introduzidas ao mercado de trabalho. “A Casa foi criada com muito carinho e dispõe de biblioteca, espaço de estudos e lazer. As meninas irão cumprir suas atividades escolares normalmente, além de atividade extracurricular”.

Por sua vez, a gerente da Casa de Acolhimento, Ceila Cristina Góes, disse que todas as meninas que chegam ao lar são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, depois de constatada violência, ficando a partir daí sob cuidado do município.  “Aqui essas crianças e adolescentes terão seus direitos respeitados. Temos uma equipe capacitada para bem atendê-las e com auxílio 24 horas por dia”, afirma a gerente, informando ainda que o lar tem suporte para acolher até 10 meninas, com apoio e calor humano, respeitando o direito à saúde, alimentação, educação e lazer. 

Leia mais:  Várzea Grande receberá vacina Pfizer, realiza Corujão, Corujinha e imuniza pessoas com comorbidade

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Entrega do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) tem nova data

Publicado


A entrega do Centro de Atendimento ao Turista – CAT, instalado no aeroporto Marechal Rondon,  foi adiada para o dia 28 de maio, sexta-feira, às 17h,  encerrando as comemorações do mês de maio, alusivas aos 154 anos de fundação de Várzea Grande. A nova data foi motivada a partir dos preparativos finais da obra, inicialmente prevista para ser entregue nesta quinta-feira, dia 13. No entanto, os serviços de ajustes finais se prolongaram e para garantir a entrega de uma obra finalizada de qualidade e com acabamento à altura de sua importância, uma nova data foi marcada. 

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Ricardo Azevedo Araújo, pontua que o turismo tem importante papel no desenvolvimento socioeconômico da cidade, estimulando uma vasta cadeia produtiva formada por 52 segmentos da indústria, comércio de bens e serviços. “Ao chegar em Mato Grosso, o turista deve ser bem recebido tão logo desembarque no principal terminal aeroviário de Mato Grosso. E para conhecer os atrativos de Várzea Grande é preciso que ele tenha essas informações de maneira clara e atrativa”, comentou ele.

Para o prefeito Kalil Baracat, o município tem característica hospitaleira, com gastronomia saborosa e faz parte do circuito das belezas do Estado, que abarcam o Pantanal, cachoeiras, rios e trilhas.  “Temos a Casa de Artes, que reúne o artesanato da nossa cidade, com as redes da comunidade de Limpo Grande, que são famosas no mundo pela autenticidade. É preciso divulgar nossas riquezas turísticas, culturais, de oportunidades de negócios e o CAT vai reforçar este objetivo”, destaca o prefeito, acrescentando que o fortalecimento da “Rota do Peixe”, roteiro gastronômico que passa pelos Distritos da Passagem da Conceição, Limpo Grande, Bonsucesso, Souza Lima e Pai André, está entre os projetos do setor. Em 2019, Várzea Grande foi inserida no Mapa do Turismo, do Ministério do Turismo, quando o prefeito atuava como o então secretário de Desenvolvimento Econômico da gestão Lucimar Campos.

Leia mais:  Exposição homenageia Clube Esportivo Operário pelos 72 anos de fundação

A pandemia também impactou nos destinos turísticos, os viajantes que já estão embarcando, em sua maioria, estão realizando viagens para destinos nacionais e preferindo destinos mais próximos. “Especialistas apontam que cidades do interior e parques nacionais estão sendo cotados como os destinos que serão mais procurados pós-pandemia. São atrativos com locais abertos, menos aglomeração e maior proximidade com a natureza, ou seja, nossa cidade possui forte potencial para alavancar o seu turismo”, finaliza o secretário.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana