conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Votação de parecer para suspender Fernando Cury por assédio é adiada na Alesp

Publicado


source
Deputado estadual Fernando Cury
Divulgação/Alesp

Deputado estadual Fernando Cury

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) adiou para sexta-feira (5) a análise do parecer para a suspensão por seis meses do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania). O  parlamentar foi flagrado apalpando os seios de sua colega de Casa Isa Penna (PSOL) durante uma sessão.

O adiamento foi determinado pelo órgão colegiado após um pedido de vista do parecer do deputado Emidio de Souza (PT). Para que a proposta avance na comissão, ela precisa obter a maioria de um total de nove votos. Só depois disso é que o parecer vai para o plenário, onde ele precisa novamente da maioria simples em uma votação aberta e nominal para que Cury deixe temporariamente o cargo.

Nessa etapa no Conselho de Ética, além dos nove membros, também vota o corregedor da Casa, Estevão Galvão (DEM), e os deputados ainda podem podendo apresentar votos em separado com sugestões diferentes para a punição.

Embora seja defensor da cassação, o petista  propôs a suspensão para alcançar maioria e impedir que uma punição mais branda fosse determinada.

O pedido de vista do parecer foi apresentado pelos deputados Wellington Moura (Republicanos) e Adalberto Freitas (PSL). Ambos têm perfil conservador, o que acaba favorecendo Fernando Cury. 

Você viu?

Em seu relatório, Emidio propõe que, durante o afastamento, Cury não receba seu salário de parlamentar. Moura argumenta, porém, que isso prejudicaria os funcionários do gabinete, que também deixariam de receber. Ele já disse que vai dar um voto em separado.

Leia mais:  STF já forma "maioria" de ministros vacinados contra Covid-19

Enquanto Moura e Freitas atuaram para atrasar delongar o processo, outros deputados do conselho, como Erica Malunguinho (PSOL), Barros Munhoz (PSB) e a presidente do colegiado, Maria Lúcia Amary (PSDB), defenderam a tramitação fosse mais rápida.

Para fazer essa aceleração, Amary colocou em votação a data de sexta, que obteve maioria. “Espero que agora, na sexta-feira, os deputados que pediram vista não usem mais nenhum artifício para procrastinar um ato de assédio televisionado na Assembleia Legislativa. O caso precisa ir para plenário logo”, afirmou Isa Penna.

“Eu sigo vivendo uma violência continuada, ouvir de um membro do conselho ‘que não entende o motivo da pressa’ é doloroso e invasivo”, completou a deputada.

A preocupação agora é que todo o processo seja encerrado no Conselho de Ética até 10 de março, sendo que a denúncia contra Cury foi aceita em 10 de fevereiro e o regimento prevê 30 dias para a conclusão.

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Luciano Hang aciona Justiça para Lula prestar depoimento presencial

Publicado


source
Ex-presidente Lula
Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

O empresário Luciano Hang , dono da rede de lojas Havan, acionou a Justiça nesta terça-feira (20) para que o ex-presidente Lula preste depoimento presencialmente em Santa Catarina no caso que o petista o acusa de calúnia e difamação .

Em dezembro de 2019, Hang teria pago para que uma aeronave sobrevoasse o litoral de Navegantes e Balneário Camboriú com uma faixa escrita “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”.

Em seu argumento, o ex-presidente diz as faixas extrapolaram o limite da liberdade de expressão e pede indenização de R$ 100 mil.

Para solicitar a presença de Lula, Hang afirma que o petista já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que o tornaria apto para viajar de São Paulo a Santa Catarina.

“Atualmente, com a vacinação em andamento e melhor compreensão sobre a Covid-19, se mostra possível a designação de audiência presencial para melhor solução do caso em questão, sendo certo, inclusive, que o requerente [Lula] já tomou as duas doses da vacina contra o vírus”, justifica no pedido a defesa de Hang.

A defesa ainda complementa que “a intimação para que compareça na audiência de instrução e julgamento presencial” é uma medida que “se mostra essencial para a melhor elucidação dos fatos narrados” por Lula. O ex-presidente tem 15 dias para responder e argumentar ao juiz Rafael Espindola Berndt.

Comentários Facebook
Leia mais:  Ex-assessor parlamentar negocia delação sobre fraudes na pandemia, diz site
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Doria assume que disputará prévias do PSDB para se candidatar a presidente

Publicado


source
João Doria, governador de São Paulo, é tido como o nome de preferência no PSDB
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

João Doria, governador de São Paulo, é tido como o nome de preferência no PSDB

O governador de São PauloJoão Doria  (PSDB), assumiu nesta terça-feira que vai disputar as prévias do PSDB para ser candidato a presidente nas eleições de 2022 . A confirmação foi feita pelo tucano em entrevista à agência de notícias Reuters.

Ao falar sobre a disputa, Doria defendeu que as prévias consultem todos os filiados do partido, e não apenas um grupo específico, como parlamentares.

Segundo o governador paulista, um dos postulantes ao lado dele deve ser o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite , mas um terceiro nome também deve ser considerado.

“Tem também o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio , que também se apresenta como pré-candidato e merece respeito. Neste momento temos três”, afirmou o tucano.

Doria disse que as prévias do PSDB estão marcadas para 17 de outubro e que na próxima semana o partido fará uma reunião.

Comentários Facebook
Leia mais:  Doria assume que disputará prévias do PSDB para se candidatar a presidente
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana