conecte-se conosco


CUIABÁ

Vereadores visitam Hospital Referência para Covid; unidade oferta 95 leitosde UTI para Covid

Publicado


Roberta Penha

Clique para ampliar

O Hospital Referência Covid-19 recebeu a visita de vereadores de Cuiabá na tarde da última quinta-feira (11). Estiveram no local os vereadores Diego Guimarães, Tenente Coronel Paccola, Dilemário Alencar, Michelly Alencar e a suplente Maysa Leão. O secretário adjunto de Saúde, Felipe Cardoso e o superintendente do Hospital Referência, Douglas Domingues acompanharam a comitiva da Câmara Municipal. A unidade oferta 95 leitos exclusivos de UTI Covid, sendo 15 pediátricas.

Com a devida paramentação, os vereadores foram conduzidos por todo o hospital, que desde março de 2020 está atendendo exclusivamente pacientes de COVID-19. Visitaram todas as salas de UTI e enfermarias, tanto adultas quanto pediátricas e viram de perto o atendimento aos pacientes confirmados e suspeitos com a doença.

“A visita dos vereadores foi muito importante para que eles pudessem entender como é o funcionamento de um hospital referência para COVID e ter conhecimento do trabalho. Viram o quanto o hospital está cheio, pois na ocasião estávamos com 93% das UTIs adultas positivas e 100% das UTIs com suspeitos de COVID ocupadas, e 69% das enfermarias adultas também. Só as UTIs e enfermarias pediátricas estavam com ocupação baixa, com 20% e 16%, respectivamente. Eles tiveram a oportunidade de presenciar o trabalho dos profissionais da saúde, que mesmo cansados após um ano de pandemia, continuam lutando para salvar vidas”, comentou o secretário adjunto de saúde.

O vereador Diego Guimarães falou que ficou satisfeito com o que viu. “Estou feliz em ver que tudo está funcionando. Os leitos estão montados e funcionando e vejo um empenho bacana da equipe. Precisamos dessa parceria, a Câmara ajudando de um lado, a Prefeitura se esforçando de outro e acho que o Estado tem que participar também”, disse.

Leia mais:  ATENÇÃO!!: Pessoas com 2ª dose atrasada podem comparecer aos polos do Centro de Eventos do Pantanal ou UFMT para concluir imunização contra a covid-19

Em relação ao questionamento sobre camas e colchões que estão desmontados em uma sala do hospital, o secretário adjunto explicou que são os novos leitos de enfermarias anunciados pelo prefeito, o que vai ampliar a rede de atendimento totalizando 360 leitos de enfermaria e exclusivos de UTI Covid. Ele revelou que o mobiliário chegou no dia 9 deste mês para serem montados até esta sexta-feira (12) e mostrou inclusive a nota fiscal do material. “fazemos questão de trabalhar com transparência e estamos à disposição para respondermos qualquer dúvida dos vereadores, órgãos de controle e da população. Nossa missão é salvar vidas”, concluiu Felipe.

 
 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Viaduto Murilo Domingos: Semob conclui obra de recapeamento na rua Paraíso

Publicado


A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) concluiu a obra de recapeamento na rua Paraíso, no entorno do viaduto Murilo Domingos, instalado na avenida Beira Rio. A obra foi iniciada no sábado (17) e ainda será submetida a sinalização.

Todas as vias em torno do viaduto totalizam média 600 metros de pavimentos. O secretário da pasta, Antenor Figueiredo explica que,  ainda nesta semana as demais vias serão concluídas. Por enquanto, a via que dá acesso a  Couto Magalhães, ainda passa por obra e está tempráriamente interditada. 

 “Essa medida se fez necessária por conta das condições da via. Esses serviços foram  feitos em todos os pontos próximos ao viaduto. Temos que entregar uma obra de qualidade para atender a população cuiabana. Válido frisar que é meta da gestão Emanuel Pinheiro recuperar todas as vias que estão com pavimentos antigos”, declarou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
 Quanto às orientações no trânsito na região, os agentes de trânsito estão  no local desde o início da obra de construção do viaduto,  em específico, na Rua Paraíso, usada como rota de desvio.  A Semob se compromete a manter agentes no local até o término da obra entre às 6h30 e 8h30 da manhã e no período da tarde de 16h30 às 19h30. 
Os técnicos da engenharia da Semob farão a sinalização das vias. “Esse é o segundo viaduto construído pela gestão Emanuel Pinheiro beneficiando o tráfego em toda a cidade. Todos os esforços estão sendo concentrados para finalização dos trabalhos o mais breve, pois a entrega do viaduto Murilo Domingos está prevista ainda nesse mês de abril”, concluiu o secretário.

VIADUTO MURILO DOMINGOS

Leia mais:  Cuiabá retoma aplicação da 1ª dose de vacina contra a Covid; cadastrados devem acessar o site para verem local de imunização

O viaduto é levantado na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio) e está previsto para ser entregue à população no mês de abril. Na segunda cabeceira, já foram finalizados os serviços de aterramento e de construção do muro escama em terra armada, que consiste na instalação de placas de concreto nas duas laterais do ponto de ligação entre a pista e a estrutura de mobilidade urbana.

“Na parte superior do elevado, já foi feita a instalação da iluminação de LED, restando apenas a pavimentação e sinalização viária da pista de rolamento. Em abril, essa região, que historicamente é problemática, terá um grande estrutura de mobilidade urbana, que irá destravar o trânsito com toda segurança aos milhares de condutores que passarão pelo viaduto”, pontua o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá lança campanha contra Influenza; vacinação começa nesta terça (20)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá lançou na manhã desta segunda-feira (19), a campanha de vacinação contra Influenza, no PSF do bairro Jardim Independência e a imunização terá início a partir desta terça-feira (20), em todos os postos de saúde, com exceção de alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes de COVID e os que vão ser vacinados.

“Agora, mais do que nunca, precisamos evitar hospitalizações, em razão do aumento no número de casos de coronavírus. As equipes de vacinação estão preparadas para conduzir as campanhas contra a Influenza e a Covid paralelamente, por isso pedimos que a população cuiabana se atente para os grupos de imunização já disponivel para a vacina da Influenza e compareçam aos postos, sempre fazendo o uso da máscara de proteção facial e as demais medidas de Biossegurança”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Neste primeiro momento, a campanha contemplará os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.

“A campanha é extremamente importante, porque tem algumas semelhanças com a Covid. A diferença é que ela ataca mais as crianças e gestantes, por isso que elas são iniciais, mesmo assim há alguns sintomas que eles se confundem, por isso é importante a imunização neste primeiro momento”, disse a secretaria da SMS, Ozenira Félix.

As unidades que NÃO terão vacina contra a gripe são: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.

Leia mais:  Vacina Cuiabá: Servidores da Assistência Social realizam o cadastramento dos idosos que não tem acesso à internet

Maria Inocência dos Reis, que levou no PSF Jd Independência, a filha de 4 anos para ser vacinada, agradeceu à todos e falou sobre a importância da imunização.

“É muito importante sim tomar a vacina, porque são os anticorpos que defende eles [crianças] das doenças. Ainda mais nesse momento tão difícil que estamos passando de pandemia, graças a Deus que temos esses cientistas que estão lutando tanto para que o mundo tenha essa vacina. O que seria de nós sem isso?”, desabafou.

Em todo Brasil, foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. Cuiabá recebeu 21 mil doses. A vacina previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana