conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande continua vacinando e já imunizou 160 idosos em suas residências

Publicado


Legenda:

Várzea Grande prosseguiu neste fim de semana, 13 e 14 de março, com a vacinação de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Em cinco dias, 6, 7 e 8 de março e 13 e 14, foram vacinados 160 idosos, uma média de 32 por dia, lembrando que toda uma logística é colocada em prática para poder atender esta demanda que percorre diversos bairros da cidade e já atingiu quase 300 km percorridos.

São até quatro equipe com três pessoas em cada uma delas, mais o motorista e mais uma viatura da Guarda Municipal que faz a segurança das vacinas e dos profissionais que executam a tarefa que visa atender aqueles casos de pacientes que não podem se locomover ou que moram sozinhos.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou pela celeridade no processo de vacinação. “Tenho convicção de que quanto mais pessoas vacinadas, maiores as chances de adquirirmos a imunidade de rebanho, que segundo os cientistas e médicos é quando parcela significativa da população, em torno de 60 a 67% já imunizada, ganha uma barreira espacial com a redução gradual da probabilidade de ser transmitido a indivíduos suscetíveis em uma população e pode ser induzida de forma natural, por disseminação da doença na população, ou por imunização por vacina e o vírus, no caso a COVID 19, acaba por ter a transmissão significativamente diminuída e tende a desaparecer ou a causar números endêmicos em escalas consideradas normais”, explicou o prefeito de Várzea Grande lembrando que alguns médicos defendem que taxas de 10 a 40% da população infectada seriam suficientes para proporcionar a imunidade de rebanho, ou seja, não seria apenas com a vacina, mas com os casos de pacientes curados e imunes.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Rogina Marques de Arruda

Segundo a Superintendente da Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Oliveira, a dinâmica da vacinação e da imunização depende do volume de doses de vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde através das Secretarias de Estado de Saúde, sinalizando que mesmo tendo a segunda maior população de Mato Grosso, Várzea Grande recebeu menos 10% do necessário.

“Ainda não temos um número fechado, mas com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Ministério da Saúde através dos Cartões de SUS emitidos que temos pouco mais de 200 mil habitantes para serem vacinados de um total de 287,5 mil, última totalização da população de Várzea Grande, por isto trabalhando com um volume da ordem de 400 até 550 mil doses de vacinas, já que seriam duas doses por vacinados”, disse a Superintendente da Vigilância em Saúde de Várzea Grande.

Relva Cristina lembrou que todas as visitas realizadas e mesmo o drive thru ou a vacinação nos dias D realizados nas Clínicas Médicas do Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG, tem monitoramento e acompanhamento para evitar problemas de segunda ordem e após mais de 12 mil vacinas aplicadas houveram três ocorrências, todas corrigidas e as pessoas vacinadas novamente após avaliação médica e cinco doses perdidas por problemas nas seringas.

Ela lembrou ainda que por ordem superior da Secretaria Municipal de Saúde, está sendo cobrado dos acompanhantes e parentes dos idosos vacinados que acompanhem a vacinação e a correta imunização para que não restem dúvidas, “pois estamos em busca do maior e melhor resultado possível para conter a COVID 19”, disse Relva Cristina.

Kalil Baracat reforçou que a Administração Municipal fará o que está ao seu alcance para atender as demandas e reafirmou que ninguém ficará sem atendimento médico e na medida do possível, existindo vacina todos serão indistintamente imunizados, principalmente aqueles que necessitam do Poder Público Municipal através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Leia mais:  Plano de verificação de cadastro e vacinação contra Covid-19 em segunda dose

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Plano de verificação de cadastro e vacinação contra Covid-19 em segunda dose

Publicado


Várzea Grande está à procura de idosos que deixaram de ser vacinados, por algum motivo ou outro, e devem ser imunizados. Por isso, nesta quarta feira, 21 de Abril, Dia de Tiradentes, na vacinação no Ginásio de Esportes do Fiotão, essas pessoas estão sendo convidadas a comparecer e promover a regularização de sua situação e até mesmo receber a primeira dose de vacina contra a COVID 19.

“Às vezes, as pessoas preenchem suas inscrições com erros de digitação, como número de celular para contato sem o total de algarismo, CPF ou Cartão do SUS com números errados ou trocados, entre outros problemas, que impedem a Secretaria de Saúde de entrar em contato e efetivamente confirmar o pré-cadastro e agendar a vacina de forma efetiva”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, lembrando que nesta quarta-feira, na parte da tarde, este público terá que se apresentar e se regularizar, portando documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência.

O secretário de Saúde de Várzea Grande aproveitou para apontar que a imunização de 1.523 pessoas no Corujão da Vacinação, realizado na segunda-feira a noite, 19 de abril, estimulou a Prefeitura de Várzea Grande, o Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, novo parceiro do município, no trabalho de imunização de toda a população da segunda maior cidade de Mato Grosso, a planejarem a execução de novos Corujões de Vacinação.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura, as pessoas serão atendidas para atualização do cadastro, de acordo com horários definidos por ordem alfabética. O objetivo é não congestionar ou tumultuar os atendimentos. “Começaremos os atendimentos a partir das 12h, pelos nomes iniciados com a letra A, na sequência, 12h40 para nomes de B a F; 13h30 de G a J; 14h10 de K a M; 15h de N a Z. Este chamamento, por ordem alfabética, permite à equipe atender de forma organizada, sem tumulto, e ainda respeitando as normas de biossegurança”, explicou a superintendente. Para atualizar o cadastro, é necessário portar Cartão SUS, comprovante de endereço e documento com foto.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Rogina Marques de Arruda

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande divulgou ainda para os próximos dias mais uma prévia do cronograma de vacinação contra a Covid-19, destinando dias específicos para a segunda dose, além do alinhamento de cadastro e aplicação da primeira dose, para idosos acima de 60 anos. O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, classificou como positiva as ações e estratégias adotadas pelo município para atingir o maior número possível de pessoas a serem vacinadas. “No último sábado (17), abrimos mais um ponto de vacinação, em sistema drive-thru, no Parque Berneck – que é fruto de parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e continuamos vacinando no Centro Universitário – UNIVAG, também em parceria. Ontem, em caráter experimental, adotamos o “Corujão da Vacinação”, cujo resultado foi considerado excelente, com 1.523 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina, para os acima de 60 anos. Para os próximos dias desta semana, adotamos um plano de ação que consiste em continuar vacinando os 60 anos acima, aplicar a segunda dose, ajustar inconsistências no cadastro, como endereço ou número do cartão SUS informados errado. Após tais correções, a pessoa toma a vacina na hora”, explicou o secretário, Gonçalo de Barros.

Na quinta-feira, 22, no Centro Universitário UNIVAG, em sistema de drive-thru, no horário das 8h às 16h, serão vacinados segunda dose da CoronaVac – e primeira dose para idosos acima de 60 anos, agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde, além dos profissionais de saúde que se vacinaram até o dia 27 de março, que devem, portanto, tomar a segunda dose da CoronaVac.

Na sexta-feira, 23, ponto fixo no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h, tendo como público-alvo, idosos acima de 60 anos.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande atualiza decreto e mantém rigor na fiscalização

No sábado, 24, a vacinação ocorre em sistema drive-thru, das 8h às 16h, no Centro Universitário UNIVAG e Parque Berneck.  No Centro Universitário UNIVAG serão vacinados, neste dia, pessoas acima de 60 anos, e os profissionais da saúde imunizados com a primeira dose nos dias 31 de março e 01 de abril, para receberem a segunda dose da CoronaVac. Já no Parque Berneck, a vacinação ocorre para as pessoas cadastradas e confirmadas acima de 60 anos e os profissionais da saúde vacinados entre os dias 03 de fevereiro e 12 de fevereiro com a AstraZeneca.

De acordo com o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, cada faixa etária receberá a segunda dose em uma data diferente, sempre respeitando o intervalo de até 28 dias entre as aplicações da CoronaVac e 90 dias da AstraZeneca. “Muitos estão preocupados com o tempo de espera para finalizar a imunização. Seguimos rigorosamente o sistema de controle para administração de vacinas, por isso todos têm sido vacinados no prazo correto. Muitas pessoas perdem a data marcada para vacinação do grupo ao qual pertencem e, para que a campanha atinja o máximo de pessoas, a Secretaria de Saúde abre novas chamadas para esta semana. Existem ainda casos daqueles que não foram porque não ficaram sabendo, ou por algum imprevisto. Além disso, recomenda-se o adiamento da vacinação para as pessoas com sintomas respiratórios, estejam elas com COVID ou não, até que haja recuperação clínica total. Sendo assim, oferecermos outra oportunidade é essencial para conquistar nosso objetivo de imunizar todos”, explicou Gonçalo de Barros.

Vale destacar que aos domingos, continua a vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, já agendados e confirmados.

Leia mais:  Corujão da vacinação e descentralização são estratégias para ampliar imunização em Várzea Grande

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Corujão da vacinação e descentralização são estratégias para ampliar imunização em Várzea Grande

Publicado


Descentralizar a vacinação contra a Covid-19 utilizando diversos locais da cidade, como parques, mini-estádios, ginásios poliesportivos, além das policlínicas de rede municipal de saúde, é uma das estratégias para ampliar a imunização em massa no município de Várzea Grande, na medida que novas doses da vacina vão chegando e o público alvo a ser vacinado aumenta.

A informação é do prefeito Kalil Baracat, que participou na noite dessa segunda-feira, 19 de abril, do lançamento do “Corujão da Vacinação”, realizado no estacionamento do Centro Universitário Univag. A vacinação em sistema de drive-thru com horário estendido, das 16h às 22 horas, também é uma estratégia para ampliar a vacinação e que foi testada para verificar a aceitação popular.

“Nossa prioridade é a vida. Temos a meta de vacinar toda a população várzea-grandense e sabemos que precisamos acelerar a aplicação das doses que estão disponíveis. O nosso planejamento de vacinação contra a Covid-19 começa agora a ganhar novo corpo com a chegada de mais vacinas e a perspectiva de alcançar mais público num futuro próximo. Além das pessoas com comorbidades e grupos prioritários, a população com menos idade, abaixo dos 60 anos é muito maior, então precisamos estar preparados para levar as vacinas aos bairros, ou seja, facilitar a vacinação, aproximando-a do público a ser imunizado”, afirmou Kalil Baracat.

O chefe do Executivo Municipal reafirmou seu compromisso com a população afirmando que continuará buscando parcerias para cumprir as metas de vacinação e de salvar vidas. “Além da parceria com a Univag, que oferece dois pontos de vacinação em seu campus – um drive-thru e outro fixo em sua clínica médica, buscamos a parceria da Assembleia Legislativa e implantamos um ponto de vacinação drive-thru, no Parque Berneck,  inaugurado no último sábado. Transformamos o ginásio poliesportivo do Fiotão em um ponto central de vacinação, pensando nos usuários do transporte coletivo e na próxima semana começaremos a vacinar no miniestádio do bairro Jardim dos Estados, para atender a região oeste da cidade. Quando a população a ser vacinada ampliar, pela redução da idade do público alvo, estaremos preparados para abrir novos pontos de vacinação nos bairros através das policlínicas de saúde”, garantiu o gestor.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Rogina Marques de Arruda

Kalil Baracat também frisou que nesses primeiros 100 dias de gestão, marcados pela pandemia, inaugurou novos leitos de UTIs e enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19; formalizou junto ao Consórcio Nacional de Municípios a intenção de comprar imunizantes – caso seja necessário, bem como transformou Unidades de Pronto Atendimento exclusivas para triagem e tratamento da doença, e, reafirmou que não vão faltar infraestrutura e remédios para atender a população no setor da saúde.

O deputado estadual Wilson Santos conferiu pessoalmente a campanha “Corujão da Vacinação”. “Uma idéia fantástica. Facilita para as pessoas que trabalham durante o horário comercial e não têm como trazer os pais e avós para vacinar. O horário também é mais fresco e agradável. O prefeito Kalil Baracat está de parabéns na condução do enfrentamento contra a Covid-19, esperamos que outros gestores sigam seus passos e tenham Várzea Grande como exemplo em estratégia de vacinação”, declarou o parlamentar.

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, também acompanhou o lançamento da “Corujão da Vacinação” e afirmou que o município está criando condições para auxiliar e acelerar a aplicação da vacina. “Tenho acompanhado os trabalhos de vacinação contra a Covid-19 desde o início, principalmente aqui na Univag e ressalto que a gestão busca agregar esforços das iniciativas pública e privada. Este é um momento de união pela vida. A equipe de Saúde está de parabéns e a população tem sentido que estamos trabalhando por eles”.

O vice-reitor da Univag, Flávio Foguel, destacou que a parceria entre Universidade e Município vai continuar o tempo que for necessário. “Estamos cumprindo o papel social da Universidade, abrindo o Campus para a sociedade. Também é bastante satisfatório como ser humano poder contribuir. Estaremos disponibilizando os espaços da universidade para a vacinação drive-thru e o ponto fixo na clínica médica o tempo que for necessário para imunizar toda a população”.

Leia mais:  Corujão da vacinação e descentralização são estratégias para ampliar imunização em Várzea Grande

Empresário e filho do senador Jayme Campos, Carlos Eduardo Campos, também avaliou o lançamento do “Corujão da Vacinação”. “Com certeza esse horário de vacinação vai atender muitos que não podem se deslocar durante o dia para vacinar. Vemos a satisfação dos que vieram aqui hoje. O gestor Kalil Baracat está mostrando preparo e inteligência na condução como prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso. Como empresário também estamos à disposição para somar forças contra essa pandemia”, disse.

IMUNIZADOS – A ação “Corujão da Vacinação” alcançou a meta de imunizar mais de 1.500  pessoas em horário estendido, das 16h às 22h. A modalidade também deve ser implantada em outros locais de vacinação, como o Parque Berneck.

“Esse planejamento e estratégia de descentralizar a vacinação foi discutida e decidida em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), desde o início da imunização em fevereiro deste ano. Atualmente vacinamos mais de 10% da população, mais de 32 mil pessoas, entre primeira e segunda doses. Esta semana, vamos vacinar durante o feriado de 21 de abril e já na próxima semana devemos abrir o cadastro para pessoas abaixo dos 60 anos”, informou o secretário municipal de saúde, Gonçalo de Barros.

Segundo Gonçalo de Barros, nesta terça, quarta e sexta-feira, 20, 21 e 23 de abril, a vacinação continua, das 8h às 16h, no ginásio de esportes do Fiotão, ao lado do terminal de ônibus André Maggi. Na quinta-feira, 22 de abril, a vacinação será em sistema de drive-thru na Univag, das 8h às 16h. E, no sábado, também das 8h às 16h a vacinação será em sistema drive-thru na Univag e no Parque Berneck. Já no domingo, dia 25 de abril, continua a vacinação em domicílio de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande atualiza decreto e mantém rigor na fiscalização

Para vacinar é necessário estar cadastrado no site da prefeitura pelo endereço eletrônico http://www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID-19. Outras informações pelo disk vacina 0800-647-4121.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana