conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretário Antenor Figueiredo se reúne com vereadores para discutir melhorias na mobilidade urbana

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo, se reuniu de forma remota na manhã desta terça-feira (9) com os vereadores da Capital, para debater assuntos ligados ao trânsito, equipamentos de monitoramento, central de videomonitoramento e transporte público. Na reunião, foi desmentida a informação de que os novos equipamentos de monitoramento são capazes de fiscalizar em uma distância de 500 metros.

“Não trouxemos para Cuiabá nenhum aparelho superpotente, mas sim, aparelhos mais modernos, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. O que muda é que eles possuem Operações Integradas de Trânsito, o OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Por meio desse sistema de identificação de placas, os laços não são mais físicos, não existe mais corte no asfalto, os laços são virtuais. As câmeras não registram em um raio de 500 metros. É fake news, não existe isso”, comentou o secretário destacando que a implementação dos dispositivos consta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – de Nº003 /2016, firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado (MPE). 

Antenor alertou que o objetivo é educar os motoristas, diminuir o número de acidentes de trânsito e reduzir o impacto nas unidades de saúde. “Em 2018 tivemos 2.985 internações com acidente de trânsito. Só o Ministério da Saúde gastou R$4 milhões destinados ao Pronto Socorro de Cuiabá. E a redução do número de acidentes e óbito chega a 50% por conta da fiscalização eletrônica”, destacou.  

A favor da fiscalização eletrônica, o vereador Marcos Paccola argumentou que a implantação da fiscalização reduz gastos com hospitais. “Sou um defensor dos sistema eletrônico de aferição de velocidade e de outras transgressões das normas de trânsito. Eu sei que essas tecnologias são responsáveis pela redução nas mortes de trânsito e diminuem os gastos hospitalares”, disse o vereador,

Leia mais:  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

Paccola falou também sobre “cerca virtual”, que é a captura de imagens nas entradas e saídas da Capital de veículos e que pode ajudar na recuperação de veículos roubados e aciona um alarme para que a Secretaria de Segurança do Estado (Sesp) receba um comunicado. O secretário agradeceu a ideia do parlamentar, adiantou que a Semob está concluindo este projeto e destacou que a Semob já possui câmeras integradas. 

Os aparelhos já passaram pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no período educativo em que os motoristas que transitavam pelas vias acima da velocidade permitida receberam uma notificação.  Conforme o secretário, a instalação dos equipamentos de monitoramento só feita após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito, composto pelos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).  

Por fim, ele comentou sobre o transporte coletivo e o que vem sendo feito para minimizar a transmissão da Covid-19 nos ônibus. “Todo país vem sofrendo com a superlotação e determinamos que os diretores da Semob façam o mapeamento das linhas que estão tendo mais problemas. Iremos intensificar as fiscalizações. Os agentes estão fiscalizando os veículos, se os motoristas têm álcool em gel”, comentou.

O secretário reforçou que a frota de 370 ônibus está funcionando 100%. Ainda segundo ele, antes da pandemia eram 250 mil passageiros e, atualmente, é registrado em torno de 120 mil passageiros utilizando o transporte coletivo.   

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho, avaliou que os parlamentares tiveram mais de 1h30 de perguntas e respostas com o secretário de Mobilidade Urbana. Ele disse que tem agendado reuniões com os secretários municipais para que possam responder aos questionamentos dos parlamentares. Destaca ainda que a medida colabora com os trabalhos e na fiscalização.

Leia mais:  Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

“Já chamamos a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix, agora convidamos o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, e vamos continuar marcando reuniões com os demais secretários municipais. O papel do vereador é fiscalizar e vamos garantir isso a todos os vereadores e vereadoras. Estamos trabalhando em favor do povo cuiabano”, disse Juca. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A vacinação de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá pede que aqueles que já se cadastraram no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ consultem seu cadastro para saberem o local, dia e hora que serão imunizados, a fim de evitar aglomerações nos polos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que os quatro polos para a imunização contra o vírus continuam funcionando normalmente, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

Além dessa faixa etária, também estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos de idade, que estão recebendo a primeira aplicação e idosos de 75 a 79 anos que estão concluindo o esquema vacinal. A SMS também informa que aqueles idosos que estão com a 2ª dose da vacina atrasadas também podem estar se direcionando até o polo da UFMT para concluírem a imunização.

Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até está quarta-feira (21), Cuiabá já havia aplicado 89.425 doses de vacina, sendo 66.967 primeira dose e 22.458 segunda dose. Considerando que ainda não entraram no sistema os dados da vacinação de terça-feira (20), quando mais de 5 mil doses foram aplicadas, a capital mato-grossense já ultrapassou 90 mil doses aplicadas contra a COVID-19.

Como está o alcance vacinal dos idosos

Conforme os dados apurados, da faixa etária acima de 80 anos, 7.925 dos 8.472 idosos (93,5%) já tomaram a primeira dose. Desses, 6.284 tomaram a segunda dose, faltando 1.641 retornarem para completar o esquema. 

Da faixa de 75 a 79 anos, já foram contemplados com a primeira dose 7.063 dos 7.812 idosos (89,1%). A segunda dose desse grupo começou a ser aplicada na terça-feira (20).

Leia mais:  Vacinação contra influenza será suspensa no feriado e retornará na quinta (22)

No grupo de pessoas com 70 a 74 anos, 10.679 dos 13.172 idosos (75,2%) receberam a primeira dose e ainda não estão no prazo para tomar a segunda aplicação.

Entre as pessoas com 65 a 69 anos, que começaram a ser imunizados na segunda-feira (12), 8.445 dos 19.645 idosos (22,4%) já receberam a primeira dose. A segunda dose desse grupo começará a ser aplicada no dia 10 de maio. 

A faixa etária que concentra maior número de idosos cuiabanos é a de 60 a 64 anos, que tem 27.067 pessoas, ou seja, 39,9% do grupo prioritário. Quem está nessa faixa etária será vacinado conforme o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Pinheiro lamenta falecimento de promotor de Justiça vítima da COVID-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

É com pesar que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro recebe a notícia nesta quarta-feira (21), do falecimento do promotor de Justiça aposentado, Silvio Martins da Silva, aos 76 anos em decorrência da COVID-19.

“Perdemos mais um servidor público que tanto se dedicou a transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso e de Cuiabá. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que Deus esteja ao lado de vocês neste momento de tristeza”, disse o prefeito de Cuiabá.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor Silvio Martins da Silva ingressou na instituição em 1983 como promotor de Justiça na Comarca de Barra do Bugres, vindo a se aposentar em 1992 na Comarca de Cuiabá. O servidor foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito do Ministério Público de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Vacinação contra influenza será suspensa no feriado e retornará na quinta (22)
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana