conecte-se conosco


TCE MT

Secretária do TCE-MT abre ciclo de palestras do Dia da Mulher realizado pelo TCM-SP

Publicado


Divulgação TCE-MT

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Cassyra Vuolo, abre o ciclo de palestras “As Mulheres no Controle Externo: Experiências Que Fazem a Diferença. O evento, online, é realizado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) em parceria com sua Escola de Gestão e Contas Públicas. 

O encontro será transmitido pelos canais do TCM-SP no YouTube e Facebook a partir das 15h desta segunda-feira (8), data na qual se comemora o Dia Internacional da Mulher. A transmissão também poderá ser acompanhada pelo canal do TCE-MT no YouTube

Tony Ribeiro/TCE-MT

De acordo com Cassyra, a programação reúne profissionais que atuam no controle externo em diferentes frentes de trabalho para discutir temáticas pertinentes às suas realidades. Sendo assim, serão abordadas questões relacionadas a desigualdades de gênero, representação política e ocupação em cargos de gestão. 

Além disso, as diferenças raciais, maternidade, e o papel das mulheres no controle externo também integram a grade. “Embora possam parecer clichês, esses pontos tratam da nossa realidade e precisamos trazê-los para a discussão, uma vez que, infelizmente, a desigualdade de gênero ainda é parte estrutural da nossa sociedade”.

Para a organizadora do evento, a auditora fiscal do TCM-SP, Helen Steffen, tais demandas não estão restritas apenas a uma percepção isolada, mas sim a uma constatação baseada em fatos levantados por diversos estudos, inclusive do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“As mulheres no Brasil trabalham mais, estudam mais e ganham menos. As diferenças são ainda maiores quando se trata das pardas e negras. Precisamos trazer esse debate para a sociedade e discutir como promover a equidade, proporcionando direitos iguais no mercado de trabalho”, reforça. 

Leia mais:  Tapurah, Santo Antônio do Leste e Novo Horizonte do Norte recebem parecer favorável à aprovação das contas

O evento também contará com a participação de profissionais do TCE-SP, TCE-CE, TCE-MT, TCE-PR, TCE-MS, TCM-GO e Tribunal de Contas da União (TCU), que compartilharão as suas vivências para inspirar às colegas que estiverem conectadas. A lista com programação completa, incluindo as palestrantes convidas, está disponível abaixo.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Auditor substituto de conselheiro ministra palestra em live da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ

Publicado


O auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Moises Maciel ministra palestra sobre os tribunais de contas e a nova lei geral de proteção de dados, nesta quinta-feira (22), às 19h, em live promovida no canal do Youtube da Escola Superior de Advocacia da OAB do Rio de Janeiro

Os moderadores da live serão Thaís Marçal, que é coordenadora acadêmica da ESA-OAB/RJ e Leonardo Rocha, coordenador de direito urbanístico da ESA-OAB/RJ e procurador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

Moises Maciel é auditor substituto de conselheiro do TCE-MT, doutorando e mestre pela Fadisp, professor titular de Direito Constitucional da Faculdade Santa Maria da Glória, professor de cursos de atualização e capacitação do Instituto Mato-grossense de Ensino Jurídico.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sessão ordinária desta terça-feira tem 22 processos em pauta
Continue lendo

TCE MT

TCE-MT homenageia promotor de Justiça Célio Furio com moção de pesar

Publicado


O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) Célio Fúrio foi homenageado pelo Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Vítima da Covid-19, ele faleceu na última sexta-feira (16) e teve moção de pesar aprovada por unanimidade durante a abertura da sessão ordinária remota desta terça-feira (20).

Na ocasião, o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, destacou a trajetória de Célio, que atuava na 35ª Promotoria de Justiça do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público da Capital, na qual era reconhecido por sua extensa contribuição.

“Personalidade de destaque intelectual e moral, ingressou no Ministério Público em 1992 tendo atuado por quase três décadas em cidades como Água Boa, Tangará da Serra, Rondonópolis, Várzea Grande e em Cuiabá”, disse o conselheiro.

Maluf lembrou ainda sua conduta idônea e o legado que deixa à Justiça do Estado. “Sempre pautado pela defesa das boas práticas na administração pública e no combate à corrupção, era homem público honesto e incansável, fiscal da lei para a boa gestão do dinheiro público.”

Aos 56 anos, Fúrio havia sido internado no dia 24 de março, em Cuiabá, sendo transferido posteriormente para um hospital em São Paulo, onde o óbito foi registrado. Ele deixa esposa e dois filhos.

“Nesse momento de tristeza, registramos uma enorme lacuna e uma saudade latente entre amigos e familiares que desfrutaram do privilégio de seu convívio. Seu falecimento precoce enluta toda a sociedade mato-grossense, que lamenta a perda de um cidadão exemplar”, conclui o presidente.

A moção agora será enviada à família de Célio.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Contas de governo de Várzea Grande recebem parecer favorável à aprovação
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana