conecte-se conosco


DIAMANTINO

Saturação dos leitos de UTI levam a novo decreto para conter avanço da Covid-19

Publicado


O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB) participou da videoconferência com o governador Mauro Mendes e outros 141 prefeitos para acatar as medidas impostas pelo Governo do Estado de Mato Grosso que farão parte do novo decreto sobre as medidas de enfrentamento pandemia da Covid-19. O web-encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (01.03) e teve a participação do secretário de.

A reunião entre os gestores foi convocada em virtude do aumento de casos de pessoas infectadas com a Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, que necessitam de internações em leitos de UTI, que chegaram nível de lotação de 87,95% na manhã do dia primeiro.

Segundo o governador do Estado, um novo decreto foi editado e terá validade a partir desta terça-feira (02.03) com regras mais restritivas para o comércio, incluindo o fechamento para atendimento presencial a partir das 19 horas e toque de recolher a partir das 21 horas diariamente pelo período de 15 dias. Mendes explica ainda que

Mauro explica que as prefeituras deverão publicar seus próprios decretos, porém não poderão flexibiliza-los de modo a diminuir os efeitos restritivos, sob penalização do gestor.

À assessoria de comunicação da Prefeitura de Diamantino, o prefeito Manoel Loureiro, afirmou que irá acatar as recomendações do Governo do Estado, avaliando necessárias as medidas de restrição e pedindo o apoio da população no cumprimento dos decretos para a contenção da disseminação do vírus. “O aparecimento de novas cepas da Covid-19, fizeram a curva de contágio entrar em ascendência de forma muito repentina, sendo os únicos dois meios de conter esse avanço a vacinação em massa e o distanciamento social como bloqueio, porém a produção dos dois laboratórios brasileiros (FioCruz e Instituto Butantã) não consegue suprir a necessidade de toda a população, sendo enviado pelo Ministério da Saúde aos municípios quantidades para cobrir apenas uma pequena parte da população”, disse. “O caminho mais viável é usar o distanciamento como bloqueio pelo período de 15 dias, que é o tempo médio de internação dos acometidos pela doença”, afirma o prefeito.

Dr. Manoel explica que o Governo Municipal está fazendo a sua parte para que a população seja imunizada, “Assinamos termos de intensão de aquisição das vacinas, temos o dinheiro reservado em caixa, cerca de R$ 1,3 milhão provenientes da venda da carteira da folha salarial para o Banco Bradesco, porém não há disponibilidade do produto no mercado nacional, sendo o Governo Federal o comprador de todas as doses disponíveis através do Ministério da Saúde então termos de aguardar a distribuição gradativa”, finaliza Dr. Manoel.

Veja as regras:

Funcionamento do comércio e atividades em geral:
Segunda a sexta: das 5h às 19h 
Sábados: das 5h às 12h
Domingo: Comércio aberto até às 12 horas.
Exceções: Farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias

Leia mais:  Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Toque de recolher: das 21h às 5h

Supermercados: apenas 01 pessoa por família

Multa: Projeto de lei prevendo multa de 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher)

Delivery: até 23h todos os dias (governo vai avaliar os questionamentos solicitando extensão desse horário)

Transporte coletivo: autorizado, bem como uber e táxi

Escolas: dado o compromisso geral das escolas na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.

A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.

Nos órgãos do governo e secretarias de Estado, haverá suspensão do atendimento presencial, com rodízio de 50% entre atividade presencial e teletrabalho.

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Covid-19: Prefeitura publica novo decreto, confira o que está liberado e restrito no município

Publicado


O Governo Municipal de Diamantino publicou o decreto 79/21 que altera o decreto nº 73/21, assim, as lojas de conveniência localizadas em postos de combustível funcionarão de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 05h às 22h, e domingos de 05h às 12h, permitido o consumo no local desde que sentados, observadas as demais medidas de segurança sanitária previstas no art. 10 do presente decreto.

As atividades econômicas de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 09h às 22h e domingos, das 09h às 15h.

Já o comércio de alimentos nas vias e logradouros públicos, por aqueles que possuírem a autorização emitida pelo município, funcionarão de segunda-feira à sábado das 08h às 22h e domingos das 08h às 15h.

O novo decreto também dispõe das atividades religiosas, serão permitidas de forma presencial, de segunda à domingo das 05h às 22h desde que observados os protocolos de convivência e de distanciamento social voltados ao combate da Covid-19, descritos no artigo 10, com limitação de 30% da capacidade do local.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB), fica permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos segmentos econômicos autorizados a funcionar, desde que realizados de forma sentada e a distribuição de mesas e cadeiras observem o distanciamento necessário.

O funcionamento das atividades na modalidade delivery ficará autorizado somente até as 23h59, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e similares, que poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários.

Fica determinada a proibição de locomoção de qualquer cidadão no território do município das 23h às 05h, de segunda-feira à domingo.

Leia mais:  Covid-19: Prefeitura publica novo decreto, confira o que está liberado e restrito no município

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Publicado


Sincronizado com uma força-tarefa no combate à pandemia, Diamantino segue avançando. Além da implantação de 14 leitos de internação e de ações inéditas como: primeira vez na história que o município disponibiliza cinco leitos semi-UTI, equipados e salvando vidas no Pronto Atendimento, e a criação do Centro de Triagem Covid-19, os trabalhos do Governo Municipal estão acelerados também em outras áreas.

Obras importantes, dentre elas, iluminação de led na Serra (MT 240), manutenção das vias públicas, limpeza nos bairros e a construção de pontes de concreto na zona rural fazem parte do cotidiano da administração municipal.

Para fomentar a economia local e valorizar os colaboradores da Prefeitura, o pagamento dos salários estão sendo antecipados.

Diamantino investe também na formação continuada com vários cursos aos profissionais. Os projetos para retomada das aulas estão sendo tomados com planejamento e biossegurança.

Kit alimentação está sendo distribuído para completar as refeições das crianças, kit da merenda escolar para os estudantes terem uma alimentação balanceada, rica em nutrientes.

A valorização da cultura segue com diversos cursos para impulsionar a renda familiar e fomentar o empreendedorismo, principalmente das mulheres. Cursos de cerâmica, pintura, crochê, foram ofertados gratuitamente à população, assim, contribuem também no resgate das raízes diamantinenses.

O coral “Vozes de Diamante” revela talentos com importante contribuição pedagógica para que as crianças desenvolvam melhor entonação na leitura e o desenvolvimento da coordenação motora, memorização, afinação, ritmos e timbre. Já o projeto “Arte para Todos” leva cultura ao ambiente escolar e perpetua a força da cultura mato-grossense.

Nos esportes, uma ampla gama de modalidades está sendo valorizada, com foco também no ecoturismo e nos esportes de aventura.

Já no campo, os agricultores familiares são assistidos e recebem assessoria para o crescimento das cadeias produtivas. Estradas vicinais passam por constante manutenção com foco em melhorar o trânsito dos moradores e escoar a produção.

O prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) ressaltou que é preciso conciliar e cuidar da saúde, ao mesmo tempo, que agir em outras áreas para ofertar serviços de qualidade, com um olhar humano para população.

Leia mais:  Olhar humano: Diamantino enfrenta pandemia e avança em diversas áreas

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana