conecte-se conosco


CUIABÁ

Saiba como funcionarão as UPAs e Policlínicas com novo fluxo para conter avanço do coronavírus

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Visando combater o avanço do novo coronavírus neste período de pico da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a rede de assistência à saúde, tanto na Atenção Secundária, com a abertura de mais 69 leitos de enfermaria distribuídas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão e do Pascoal Ramos e na Policlínica do Verdão, quanto na Atenção Terciária, com a abertura de mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 40 leitos de enfermaria no Hospital São Benedito, que passa a ser exclusiva para casos de covid-19. Com isso, houve uma adequação no fluxo de atendimento das unidades de Atenção Secundária (UPAs e Policlínicas), conforme anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na terça-feira (9), durante coletiva de imprensa. 

A partir de agora, as unidades de atenção secundária serão divididas da seguinte forma:

Atendimento geral: Policlínicas do Planalto, Pedra 90 e Coxipó e a UPA Morada do Ouro, que concentrarão os atendimentos a pacientes sem suspeita de covid-19. 

Unidades referência para covid-19: Complexo Verdão (UPA e Policlínica) e UPA Pascoal Ramos, que ficarão responsáveis pelo atendimento a casos notificados de covid-19. Importante destacar que a UPA Verdão segue com atendimento a porta fechada, ou seja, recebendo apeas pacientes transferidos de outras unidades e a Policlínica do Verdão e a UPA Pascoal Ramos seguirão com atendimento de porta aberta à população.

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso Costa, explica que o objetivo é evitar ao máximo que pacientes com sintomas de covid-19 fiquem misturados com pacientes sem esse tipo de suspeita, evitando assim o risco de contágio pelo novo coronavírus que, conforme o Informe Epidemiológico nº 09/2021, está em 0,97, o que significa que 100 pessoas contaminadas podem contaminar outras 97. 

Leia mais:  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

“Basicamente, atenção primária vai ser a porta de entrada conforme diz a lei 8.080 e todos os protocolos do Ministério da Saúde. Os casos moderados a grave vão entrar na secundária, via policlínicas e UPAS. SE tiver que internar o paciente, vai transferir para os principais hospitais referência – São Benedito e o antigo Pronto Socorro de Cuiabá. Esse é o fluxo básico. O que é importante? Não podemos cruzar pacientes que não são diagnosticados com covid com aqueles que são covid. Senão a gente vai contaminar tudo e não vai conseguir vencer essa pandemia. Nós montamos o fluxo, conseguimos ampliar mais uma vez na história em Cuiabá”, afirma o adjunto. 

Nas unidades de referência para covid-19, o atendimento das equipes deverá seguir o seguinte fluxo:

– O paciente passará pela triagem com enfermeiro.

– Em caso de sintomas leves de covid-19, será atendido pelo médico e referenciado para que uma unidade básica de saúde faça o monitoramento.

– Os casos que não sejam de suspeita de covid-19, sejam encaminhados para as demais unidades de atendimento geral.

– Em caso de sintomas moderados a graves de covid-19, seguirá o atendimento na própria unidade.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A vacinação de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá pede que aqueles que já se cadastraram no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ consultem seu cadastro para saberem o local, dia e hora que serão imunizados, a fim de evitar aglomerações nos polos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que os quatro polos para a imunização contra o vírus continuam funcionando normalmente, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

Além dessa faixa etária, também estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos de idade, que estão recebendo a primeira aplicação e idosos de 75 a 79 anos que estão concluindo o esquema vacinal. A SMS também informa que aqueles idosos que estão com a 2ª dose da vacina atrasadas também podem estar se direcionando até o polo da UFMT para concluírem a imunização.

Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até está quarta-feira (21), Cuiabá já havia aplicado 89.425 doses de vacina, sendo 66.967 primeira dose e 22.458 segunda dose. Considerando que ainda não entraram no sistema os dados da vacinação de terça-feira (20), quando mais de 5 mil doses foram aplicadas, a capital mato-grossense já ultrapassou 90 mil doses aplicadas contra a COVID-19.

Como está o alcance vacinal dos idosos

Conforme os dados apurados, da faixa etária acima de 80 anos, 7.925 dos 8.472 idosos (93,5%) já tomaram a primeira dose. Desses, 6.284 tomaram a segunda dose, faltando 1.641 retornarem para completar o esquema. 

Da faixa de 75 a 79 anos, já foram contemplados com a primeira dose 7.063 dos 7.812 idosos (89,1%). A segunda dose desse grupo começou a ser aplicada na terça-feira (20).

Leia mais:  Vacinação contra influenza será suspensa no feriado e retornará na quinta (22)

No grupo de pessoas com 70 a 74 anos, 10.679 dos 13.172 idosos (75,2%) receberam a primeira dose e ainda não estão no prazo para tomar a segunda aplicação.

Entre as pessoas com 65 a 69 anos, que começaram a ser imunizados na segunda-feira (12), 8.445 dos 19.645 idosos (22,4%) já receberam a primeira dose. A segunda dose desse grupo começará a ser aplicada no dia 10 de maio. 

A faixa etária que concentra maior número de idosos cuiabanos é a de 60 a 64 anos, que tem 27.067 pessoas, ou seja, 39,9% do grupo prioritário. Quem está nessa faixa etária será vacinado conforme o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Pinheiro lamenta falecimento de promotor de Justiça vítima da COVID-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

É com pesar que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro recebe a notícia nesta quarta-feira (21), do falecimento do promotor de Justiça aposentado, Silvio Martins da Silva, aos 76 anos em decorrência da COVID-19.

“Perdemos mais um servidor público que tanto se dedicou a transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso e de Cuiabá. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que Deus esteja ao lado de vocês neste momento de tristeza”, disse o prefeito de Cuiabá.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor Silvio Martins da Silva ingressou na instituição em 1983 como promotor de Justiça na Comarca de Barra do Bugres, vindo a se aposentar em 1992 na Comarca de Cuiabá. O servidor foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito do Ministério Público de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana