conecte-se conosco


CUIABÁ

Primeira-dama e Luciana Zamproni participam de reunião on-line para ampliação da campanha “Quebre o ciclo”

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Depois de aderir à campanha idealizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, “A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo”, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, dedicaram-se a uma reunião onde discutiram ações que o munícipio realizará para que as mulheres entendam a importância de romper o ciclo da violência. A atividade foi realizada na data de sexta-feira (12).

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas apresentou a campanha à primeira-dama de Cuiabá e demais parceiros. Ela destacou que é preciso somar esforços em prol de inúmeras mulheres que não conseguem sair do ciclo de violência doméstica.

Uma das pautas apresentadas foi a criação de políticas públicas, como a possibilidade de um aluguel social para a mulher vítima de violência, o fortalecimento da rede de enfrentamento, o empoderamento e a qualificação.

De acordo com a primeira-dama, diversas políticas públicas voltadas para este tema já vem sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Mulher e pela Secretaria de Assistência Social, como o Qualifica 300 que já capacitou cerca 3,5 mulheres e tem como objetivo até o final da gestão levar mais 5, 6 mil mulheres a terem uma independência financeira.

Além do Espaço de Acolhimento que atende mulheres 24 horas por dia e fazem o acompanhamento por meio de consultas psicológicas, dentre outros. Ela reforça que este é o momento de união de forças e que o desempenho e apoio de cada um, criam a possibilidade para que avancem nas políticas públicas e melhore o cenário que as mulheres estão vivendo.

“É fundamental que a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Mulher, participe de uma rede de enfrentamento que combata verdadeiramente a violência doméstica, não somente em ações pontuais e isoladas, mas com uma política pública concreta. Estamos empenhados nisso e vamos trabalhar para estreitar cada vez mais nossos trabalhos em parceria com o judiciário”, afirma Márcia Pinheiro.

Leia mais:  Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

Para a Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, todas as campanhas que estão surgindo nesse momento contra a violência doméstica são de extrema importância. Para Luciana, que está à frente da pasta há quase um ano, levantar o tema durante a pandemia e com parceiros tão importantes,  é extremamente necessário.

“Estamos muito mais atentas umas com as outras. E essa união é o que faz com que mais mulheres saibam como se proteger e cada vez mais busquem os seus direitos “, afirma Zamproni.

Participaram da reunião: a juíza auxiliar da Presidência do TJMT, Adriana Adriana Coningham, a titular da Primeira Vara, a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves, a juíza Tatiane Colombo, da Segunda Vara, além dos juízes os juízes da Primeira e Segunda Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da Capital, Jamilson Haddad Campos e Jeverson Quintieri, o diretor-Geral adjunto da Polícia Civil, Dr. Gianmarco Pacola Capoani, a diretora-geral do TJMT, Janaina Bergamaschi, a tenente-coronel PM Emirella Martins, responsável pela Patrulha Maria da Penha.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A vacinação de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá pede que aqueles que já se cadastraram no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ consultem seu cadastro para saberem o local, dia e hora que serão imunizados, a fim de evitar aglomerações nos polos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que os quatro polos para a imunização contra o vírus continuam funcionando normalmente, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

Além dessa faixa etária, também estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos de idade, que estão recebendo a primeira aplicação e idosos de 75 a 79 anos que estão concluindo o esquema vacinal. A SMS também informa que aqueles idosos que estão com a 2ª dose da vacina atrasadas também podem estar se direcionando até o polo da UFMT para concluírem a imunização.

Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até está quarta-feira (21), Cuiabá já havia aplicado 89.425 doses de vacina, sendo 66.967 primeira dose e 22.458 segunda dose. Considerando que ainda não entraram no sistema os dados da vacinação de terça-feira (20), quando mais de 5 mil doses foram aplicadas, a capital mato-grossense já ultrapassou 90 mil doses aplicadas contra a COVID-19.

Como está o alcance vacinal dos idosos

Conforme os dados apurados, da faixa etária acima de 80 anos, 7.925 dos 8.472 idosos (93,5%) já tomaram a primeira dose. Desses, 6.284 tomaram a segunda dose, faltando 1.641 retornarem para completar o esquema. 

Da faixa de 75 a 79 anos, já foram contemplados com a primeira dose 7.063 dos 7.812 idosos (89,1%). A segunda dose desse grupo começou a ser aplicada na terça-feira (20).

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá deve vacinar 4,6 mil pessoas no feriado de Tiradentes

No grupo de pessoas com 70 a 74 anos, 10.679 dos 13.172 idosos (75,2%) receberam a primeira dose e ainda não estão no prazo para tomar a segunda aplicação.

Entre as pessoas com 65 a 69 anos, que começaram a ser imunizados na segunda-feira (12), 8.445 dos 19.645 idosos (22,4%) já receberam a primeira dose. A segunda dose desse grupo começará a ser aplicada no dia 10 de maio. 

A faixa etária que concentra maior número de idosos cuiabanos é a de 60 a 64 anos, que tem 27.067 pessoas, ou seja, 39,9% do grupo prioritário. Quem está nessa faixa etária será vacinado conforme o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Pinheiro lamenta falecimento de promotor de Justiça vítima da COVID-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

É com pesar que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro recebe a notícia nesta quarta-feira (21), do falecimento do promotor de Justiça aposentado, Silvio Martins da Silva, aos 76 anos em decorrência da COVID-19.

“Perdemos mais um servidor público que tanto se dedicou a transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso e de Cuiabá. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que Deus esteja ao lado de vocês neste momento de tristeza”, disse o prefeito de Cuiabá.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor Silvio Martins da Silva ingressou na instituição em 1983 como promotor de Justiça na Comarca de Barra do Bugres, vindo a se aposentar em 1992 na Comarca de Cuiabá. O servidor foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito do Ministério Público de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Leia mais:  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana