conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito reforça necessidade de diálogo pela população e diz que Comitê de Enfrentamento a Covid19 está à disposição

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  afirmou na manhã desta segunda-feira (08), que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 está à disposição do Governo do Estado a fim de manter diálogo para troca de experiências e apresentação do planejamento para avançar o que está em jogo, que é a população.

“Quero aqui registrar que o município está aberto para conversas e elaboração de novos planos em conjunto com o Governo para que possamos avançar no controle do coronavírus e manter a saúde e a segurança da população”, declarou o prefeito.

A afirmativa foi feita durante entrega de Projeto de Lei que ratifica protocolo de intenções para aquisição de insumos e vacinas encaminhado em regime de urgência emergencial para análise da Câmara Municipal de Vereadores.

Cuiabá é signatária do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) capitaneado pela  Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) possam adquirir insumos de combate ao coronavírus de forma independente e com total transparência.  “Cuiabá foi uma das dez primeiras capitais a aderir a instalação do consórcio para facilitar o processo”.

Com a experiência de Covid-19 após um ano de pandemia na capital, ponderou o chefe do Executivo Municipal, que é sempre necessário manter o diálogo com os segmentos.

“Temos que orientar a população, evitar aglomerações, o contato físico sem o uso de máscaras em total desrespeito as medidas de biossegurança estabelecidas via decretos municipais. Vamos agir em cima daqueles estabelecimentos que prejudiquem as medidas de controle e enfrentamento Esse é o entendimento da Prefeitura de Cuiabá. Queremos agir em conjunto com o Governo Federal, não queremos concorrer, queremos agilizar a imunização de toda população”, reforçou.

“Hoje o que nos sustenta é a decisão preliminar do Supremo Federal que vetou uma medida provisória. O descumprimento do cronograma nacional de vacinação e falha na distribuição das vacinas são fatores condicionantes que autorizam a formação dos consórcios e aquisição direta das vacinas para imunização em massa. Estamos dentro da lei, com todo aparato jurídico, inclusive da Câmara Federal”, concluiu o prefeito.

Leia mais:  Vacinação contra influenza será suspensa no feriado e retornará na quinta (22)

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A vacinação de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá pede que aqueles que já se cadastraram no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ consultem seu cadastro para saberem o local, dia e hora que serão imunizados, a fim de evitar aglomerações nos polos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que os quatro polos para a imunização contra o vírus continuam funcionando normalmente, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

Além dessa faixa etária, também estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos de idade, que estão recebendo a primeira aplicação e idosos de 75 a 79 anos que estão concluindo o esquema vacinal. A SMS também informa que aqueles idosos que estão com a 2ª dose da vacina atrasadas também podem estar se direcionando até o polo da UFMT para concluírem a imunização.

Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até está quarta-feira (21), Cuiabá já havia aplicado 89.425 doses de vacina, sendo 66.967 primeira dose e 22.458 segunda dose. Considerando que ainda não entraram no sistema os dados da vacinação de terça-feira (20), quando mais de 5 mil doses foram aplicadas, a capital mato-grossense já ultrapassou 90 mil doses aplicadas contra a COVID-19.

Como está o alcance vacinal dos idosos

Conforme os dados apurados, da faixa etária acima de 80 anos, 7.925 dos 8.472 idosos (93,5%) já tomaram a primeira dose. Desses, 6.284 tomaram a segunda dose, faltando 1.641 retornarem para completar o esquema. 

Da faixa de 75 a 79 anos, já foram contemplados com a primeira dose 7.063 dos 7.812 idosos (89,1%). A segunda dose desse grupo começou a ser aplicada na terça-feira (20).

Leia mais:  ATUALIZADA - Após prorrogação, guias para pagamento em cota única do IPTU 2021 já estão disponíveis

No grupo de pessoas com 70 a 74 anos, 10.679 dos 13.172 idosos (75,2%) receberam a primeira dose e ainda não estão no prazo para tomar a segunda aplicação.

Entre as pessoas com 65 a 69 anos, que começaram a ser imunizados na segunda-feira (12), 8.445 dos 19.645 idosos (22,4%) já receberam a primeira dose. A segunda dose desse grupo começará a ser aplicada no dia 10 de maio. 

A faixa etária que concentra maior número de idosos cuiabanos é a de 60 a 64 anos, que tem 27.067 pessoas, ou seja, 39,9% do grupo prioritário. Quem está nessa faixa etária será vacinado conforme o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Pinheiro lamenta falecimento de promotor de Justiça vítima da COVID-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

É com pesar que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro recebe a notícia nesta quarta-feira (21), do falecimento do promotor de Justiça aposentado, Silvio Martins da Silva, aos 76 anos em decorrência da COVID-19.

“Perdemos mais um servidor público que tanto se dedicou a transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso e de Cuiabá. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que Deus esteja ao lado de vocês neste momento de tristeza”, disse o prefeito de Cuiabá.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor Silvio Martins da Silva ingressou na instituição em 1983 como promotor de Justiça na Comarca de Barra do Bugres, vindo a se aposentar em 1992 na Comarca de Cuiabá. O servidor foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito do Ministério Público de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana