conecte-se conosco


MATO GROSSO

População busca serviços no Centro de Triagem pela eficiência do atendimento

Publicado


A capacidade de oferecer atendimentos, exames e consultas de modo eficaz é um dos pontos decisivos para a população recorrer aos serviços disponibilizados no Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

A responsável pela unidade de triagem, Patrícia Neves, relata que nos últimos meses o atendimento no local tem atingido diariamente a sua capacidade máxima, que é de 900 senhas por dia. 

Para ela, esse aumento na procura ocorre porque as pessoas não encontram com tanta facilidade os serviços ofertados pelo Centro, como consulta médica, exame de detecção da Covid-19, tomografia e entrega de medicamento, em casos de prescrição médica. 

“Apesar da lotação, nós mantemos o trabalho com qualidade e eficiência, que se resume em oferecer todo atendimento cabível e necessário ao paciente que precisa saber se está ou não com Covid-19, avaliar o comprometimento do pulmão e ainda, se o médico indicar, fazer tomografia e tomar os medicamentos para não agravar o caso”, acrescenta Patrícia. 

Após ir no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá em busca de exames para a detecção do coronavírus, José Gomes da Silva pediu ajuda para um amigo que trabalha na Prefeitura do município. “Depois de muita enrolação, disseram que não fazia”, lembra José.

Desanimado na busca pelo exame, José resolveu realizar o teste em um laboratório particular, mas foi comunicado de que os kits necessários para a coleta tinham acabado. “A doutora que me atendeu disse que aqui na Arena fazia. Então vim e fiz certinho. Aqui fui muito bem atendido. Foi rápido e organizado”, comenta José. 

A jornada de Rita Vieira até o Centro de Triagem já foi mais curta, pois ela não precisou buscar pelo serviço em outro lugar e ficou sabendo que no local seria atendida de forma rápida. “Então vim direto aqui. Foi bom. Fui bem atendida”, relata Rita.  

Leia mais:  Controlador-geral testa positivo para a Covid

Após a filha ser atendida em uma unidade de saúde particular da cidade, Laura Soares também foi orientada a buscar os serviços do Centro de Triagem. “Eu vim para cá por indicação. Uma unidade particular me indiciou, me disseram que é referência. Já saí daqui medicada, então, para mim, foi bom”, conta Laura.

Preocupado com o número de pessoas que vem testando positivo nos últimos dias, o coordenador do local, Ênio de Souza, alerta sobre a importância de manter as medidas de biossegurança, como o uso da máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e evitar aglomeração.

“Apesar de nosso objetivo é o de atender somente pessoas com sintomas leves, tem vindo para cá muita gente mal, com estado mais avançado. Então é muito importante as pessoas continuarem se cuidando”, pede o coordenador. 

O Centro de Triagem é um reforço para a rede de Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. Esse auxilio visa ao atendimento de pessoas que apresentam sintomas leves da Covid-19. 

Para os casos com sintomas graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Balanço

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu 125.896 pessoas até o dia 09 de março de 2021. Desse total, 21.772 testaram positivo para o novo coronavírus, 68.836 tiveram o resultado negativo e 35.288 apresentaram quadro suspeito da doença.

No mesmo período, foram realizadas 9.303 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença. Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 57.060 medicamentos. Os remédios são fornecidos somente após realização de consulta e prescrição médica.

Leia mais:  Unemat é pioneira na oferta de curso superior específico para indígenas na America Latina

Serviço

O atendimento no Centro de Triagem é de segunda a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governo de MT compra helicóptero para reforçar combate aos crimes ambientais

Publicado


O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, oficializaram a aquisição de um helicóptero que será usado para reforçar o combate aos crimes ambientais em Mato Grosso.

O contrato para a aquisição da aeronave foi assinado nesta segunda-feira (19.04) com a empresa Helicópteros do Brasil, representada no ato por Flávia de Souza Maia.

O helicóptero possui os instrumentos e acessórios para voo visual e cumpre todos os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi investido um total de R$ 21,4 milhões na compra, com recursos do Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais de 2021, dentro do programa Mais MT.

“Esse equipamento será um reforço importante para combatermos incêndios florestais e outros crimes ambientais dessa natureza e dar respostas mais rápidas e efetivas a essas demandas. No Pantanal, há regiões de muito difícil acesso, sem estradas, que impõem dificuldades às equipes terrestres, e de transporte aos brigadistas, equipes de apoio, bem como levar a estrutura necessária para combater esses crimes”, afirmou o governador.

A empresa Helicópteros do Brasil – Helibras deve fazer a entrega da aeronave em até 7 meses após a assinatura do contrato.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o Governo de Mato Grosso tem dado uma dinâmica diferente ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) com investimentos em novas aeronaves mais modernas.

“Nós já trabalhamos com a UTI aérea ajudando no transporte de pessoas enfermas, e também estamos transportando as vacinas da Covid-19. Estamos entrando no período das queimada e essa aeronave vai ajudar no combate aos crimes ambientais. O helicóptero também será usado em situações de salvamento, onde avião não pousa, acidentes em lugares com dificuldade de acesso. O Estado é muito grande e precisamos melhorar os nossos equipamentos, e essa aeronave chega em boa”, destacou o secretário.

Leia mais:  Governo de MT compra helicóptero para reforçar combate aos crimes ambientais

Com essa aquisição, o Ciopaer passa a ter quatro helicópteros e seis aeronaves, sendo duas UTIs aéreas.

“O Ciopaer está renovando a frota. Estamos finalizando a compra de uma aeronave de asa fixa com recursos de transações penais destinados pelo Poder Judiciário, leiloando aeronaves mais antigas, trocando por outras mais modernas e mais econômicas”, destacou o comandante do Ciopaer, coronel PM, Juliano Chiroli.

O Governo do Estado tem investido no Ciopaer pelo trabalho que representa ao Estado no resgate de vítimas, transporte de vacinas e de paciente, deslocamento da tropa das forças de segurança que atuam em operações especiais e no combate ao crime organizado, além de auxiliar os Poderes Judiciário, Ministério Público e as ações da Casa Militar.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

PM realiza live com promoção de 516 policiais militares e atrações musicais nesta terça-feira (20)

Publicado


Na terça-feira (20), a partir das 19h, a Polícia Militar de Mato Grosso realizará uma live em homenagem ao Dia do Policial Militar e em alusão a Tiradentes (21.04); patrono das Polícias Militares do Brasil. No evento virtual, a instituição irá promover 516 policiais (praças e oficiais) e a transmissão online contará com diversas atrações para celebrar a ocasião. A live será transmitida no canal  TV-PMMT no Youtube.

A transmissão ao vivo realizada direto do pátio da sede do Quartel Geral para a internet, será embalada pelo  Corpo Musical da PM e contará com a apresentação da cantora Seleucia dos Anjos e do cantor Biro Biro.

Com o público presencial restrito por causa da pandemia da Covid-19, os promovidos e seus familiares poderão celebrar a promoção de casa acompanhando a live pelo canal TV-PMMT no Youtube e nas redes sociais da PM.  

Para representar os 516  policiais promovidos, cinco destes militares se farão presentes em uma breve cerimônia de promoção que será realizada em formato de drive thru. Na ocasião, o Comando Geral da PM irá promover  516 policiais militares, sendo 493  praças e 23 oficiais.

A live será transmitida a partir das 19h, no canal  TV-PMMT do Youtube e nas redes sociais da PMMT( Instagram e Facebook)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Controlador-geral testa positivo para a Covid
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana