conecte-se conosco


MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre 24 ordens judiciais contra organização criminosa atuante em MT

Publicado


Vinte e quatro mandados judiciais com alvo em uma organização criminosa atuante na região Leste do estado são cumpridos pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (04.03), na operação Number One, deflagrada pela Delegacia Regional de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) com base em investigações da Delegacia de Canarana (823 km a leste).

Dentre as ordens judiciais, 16 mandados são de prisão e oito de busca e apreensão domiciliar (cinco expedidos pela 7ª Vara Criminal de Água Boa e três expedidos pelo Judiciário de Canarana). Parte dos mandados são cumpridos em unidades prisionais de Água Boa, Barra do Garças e Cuiabá. 

Segundo o delegado regional de Água Boa e coordenador dos trabalhos, Valmon Pereira da Silva, a operação possui objetos prioritários como coibir a ramificação e permanência da facção na região, responsabilizar os criminosos por atos de violência perpetrados principalmente nas modalidades de tráfico de drogas, roubo e extorsão, prevenção e repressão a investidas contra membros das Forças de Segurança. 

“Além de desarticular a atuação da facção, a operação tem o objetivo de apreender armas, munições, drogas e produtos oriundos de furtos, que são objetos das buscas, devolvendo a tranquilidade à sociedade já que, os integrantes do grupo criminoso tem agido de forma intimidatória para marcar território”, disse Valmon. 

Investigação

O trabalho investigativo conduzido pelo delegado de Canarana, Deuel Santana, iniciou em 2019, reunindo provas que resultaram na identificação de uma complexa rede criminosa atuante dentro e fora de unidades prisionais do estado de Mato Grosso. De acordo com as investigações, os integrantes do grupo criminoso, mesmo detidos do em unidades prisionais, ordenam crimes e participam diretamente de suas execuções. 

Leia mais:  Unemat é pioneira na oferta de curso superior específico para indígenas na America Latina

“Durante as investigações, ficou demonstrado que apesar dos esforços empreendidos pelo aparelho estatal, celulares continuam chegando aos reeducandos que, usam a tecnologia em favor do crime. Mesmos presos, os criminosos transmitem ordens aos comparsas que estão fora em funções designadas pelos líderes. A forma violenta de agir contra aqueles que contrariam os propósitos do grupo foi outro fator característico constatado durante o trabalho investigativo”, disse o delegado. 

No volumoso caderno investigativo há provas testemunhais, vídeos de crimes sendo praticados, diálogos com conteúdos que demonstram uma escala piramidal com funções específicas e uma clara demonstração do grupo em monopolizar o comércio de drogas no estado de Mato Grosso. 

Ficou demonstrado ainda o propósito de crescer numericamente do grupo criminoso com admissão (batismo) inclusive de adolescentes. O grupo busca firmar-se como poder paralelo tentando instituir “proteção” a comerciantes mediante cobrança de taxas – fato denunciado por um empresário e confirmado pelas investigações. 

Efetivo empregado

Cerca de 50 Policiais Civis atuam no cumprimento dos mandados em diferentes cidades do estado de forma articulada. Além do efetivo da Regional, que contou com policiais de Água Boa, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira e Canarana, houve a participação efetiva das Delegacias de Barra do Garças, Primavera do Leste e Cuiabá. 

Nome da operação

O nome da operação “Number One” foi escolhido pelo fato do inquérito instaurado na Delegacia de Canarana ser o primeiro procedimento da unidade no ano de 2019, quando iniciaram as investigações que desencadearam a referida operação. 

Além disso, o trabalho investigativo chegou ao integrante do grupo tido na facção como número 01 na hierarquia do crime na região. O suspeito encontra-se preso em Cuiabá e é um dos alvos com mandado de prisão cumprido nesta quinta-feira.

Leia mais:  Governo de MT compra helicóptero para reforçar combate aos crimes ambientais
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governo de MT compra helicóptero para reforçar combate aos crimes ambientais

Publicado


O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, oficializaram a aquisição de um helicóptero que será usado para reforçar o combate aos crimes ambientais em Mato Grosso.

O contrato para a aquisição da aeronave foi assinado nesta segunda-feira (19.04) com a empresa Helicópteros do Brasil, representada no ato por Flávia de Souza Maia.

O helicóptero possui os instrumentos e acessórios para voo visual e cumpre todos os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi investido um total de R$ 21,4 milhões na compra, com recursos do Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais de 2021, dentro do programa Mais MT.

“Esse equipamento será um reforço importante para combatermos incêndios florestais e outros crimes ambientais dessa natureza e dar respostas mais rápidas e efetivas a essas demandas. No Pantanal, há regiões de muito difícil acesso, sem estradas, que impõem dificuldades às equipes terrestres, e de transporte aos brigadistas, equipes de apoio, bem como levar a estrutura necessária para combater esses crimes”, afirmou o governador.

A empresa Helicópteros do Brasil – Helibras deve fazer a entrega da aeronave em até 7 meses após a assinatura do contrato.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o Governo de Mato Grosso tem dado uma dinâmica diferente ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) com investimentos em novas aeronaves mais modernas.

“Nós já trabalhamos com a UTI aérea ajudando no transporte de pessoas enfermas, e também estamos transportando as vacinas da Covid-19. Estamos entrando no período das queimada e essa aeronave vai ajudar no combate aos crimes ambientais. O helicóptero também será usado em situações de salvamento, onde avião não pousa, acidentes em lugares com dificuldade de acesso. O Estado é muito grande e precisamos melhorar os nossos equipamentos, e essa aeronave chega em boa”, destacou o secretário.

Leia mais:  Controlador-geral testa positivo para a Covid

Com essa aquisição, o Ciopaer passa a ter quatro helicópteros e seis aeronaves, sendo duas UTIs aéreas.

“O Ciopaer está renovando a frota. Estamos finalizando a compra de uma aeronave de asa fixa com recursos de transações penais destinados pelo Poder Judiciário, leiloando aeronaves mais antigas, trocando por outras mais modernas e mais econômicas”, destacou o comandante do Ciopaer, coronel PM, Juliano Chiroli.

O Governo do Estado tem investido no Ciopaer pelo trabalho que representa ao Estado no resgate de vítimas, transporte de vacinas e de paciente, deslocamento da tropa das forças de segurança que atuam em operações especiais e no combate ao crime organizado, além de auxiliar os Poderes Judiciário, Ministério Público e as ações da Casa Militar.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

PM realiza live com promoção de 516 policiais militares e atrações musicais nesta terça-feira (20)

Publicado


Na terça-feira (20), a partir das 19h, a Polícia Militar de Mato Grosso realizará uma live em homenagem ao Dia do Policial Militar e em alusão a Tiradentes (21.04); patrono das Polícias Militares do Brasil. No evento virtual, a instituição irá promover 516 policiais (praças e oficiais) e a transmissão online contará com diversas atrações para celebrar a ocasião. A live será transmitida no canal  TV-PMMT no Youtube.

A transmissão ao vivo realizada direto do pátio da sede do Quartel Geral para a internet, será embalada pelo  Corpo Musical da PM e contará com a apresentação da cantora Seleucia dos Anjos e do cantor Biro Biro.

Com o público presencial restrito por causa da pandemia da Covid-19, os promovidos e seus familiares poderão celebrar a promoção de casa acompanhando a live pelo canal TV-PMMT no Youtube e nas redes sociais da PM.  

Para representar os 516  policiais promovidos, cinco destes militares se farão presentes em uma breve cerimônia de promoção que será realizada em formato de drive thru. Na ocasião, o Comando Geral da PM irá promover  516 policiais militares, sendo 493  praças e 23 oficiais.

A live será transmitida a partir das 19h, no canal  TV-PMMT do Youtube e nas redes sociais da PMMT( Instagram e Facebook)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Procon-MT divulga calendário da sessão de julgamento da Turma Recursal
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana