conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Kalil Baracat garante apoio à agricultura familiar

Publicado


Legenda: Sadia 1 -Cooperativa

Os pequenos produtores rurais do Assentamento Sadia 1 – localizado há 40 quilômetros da região central e que fazem parte da agricultura familiar – terão a oportunidade de ampliar sua produção e competir no mercado comercial, a partir da capacitação da comunidade, treinamentos específicos para cada setor produtivo além de captação de recursos por meio de linhas de financiamentos. O compromisso foi firmado pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, em visita à localidade. 

“A nossa gestão tem interesse em alinhar e ampliar parcerias e serviços em prol desta comunidade que trabalha diretamente com a agricultura familiar. Sabemos que os pequenos produtores têm certa dificuldade em aumentar a sua produção, justamente porque não é fácil competir no mercado comercial. Como gestor vou me empenhar no que for possível, e dentro da capacidade financeira do município, essa comunidade, no processo de desenvolvimento para que possam trabalhar e alcançar melhores resultados”, garantiu o prefeito. 

Kalil Baracat disse que reconhece a importância da agricultura familiar e de subsistência e, setor este que ajuda a aquecer a economia local e que se tornou uma aliada da Prefeitura Municipal uma vez que a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros é utilizada na merenda escolar.

A primeira parada da comitiva, que contou com a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários, Silvano do Amaral, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos e técnicos e gestores de instituições na agricultura familiar, foi na Cooperativa de Leite e Derivados, onde os associados apresentaram as suas demandas, para o fortalecimento do setor produtivo.

Um dos grandes entraves, de acordo com os cooperados, é com relação à distribuição dos produtos e a consolidação no mercado empresarial uma vez que, até o momento, a produção tem atendido apenas a pequenos mercados. 

Leia mais:  Várzea Grande cria disque-vacina contra Covid e já atende idosos de 60 anos acima

O Secretário de Agricultura e Assuntos Fundiários, Silvano do Amaral, disse que o Governo do Estado vai ajudar a resolver os problemas da comunidade, e que a presença do prefeito Kalil Baracat também demonstra o seu compromisso não só com os produtores da Cooperativa, mas com toda a comunidade rural. “Vamos buscar meios de viabilizar mais investimento para essa localidade com aporte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. Por outro lado, vamos também ampliar as capacitações para melhorar ainda mais a produção existente nos assentamentos”.

Já o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos, disse que as Cooperativas representam uma corrente do bem e da sustentabilidade, e para que obtenham bons resultados é necessário o engajamento de todos. “O nosso objetivo é formatar uma unidade produtiva regular onde todos possam contribuir de forma igualitária para o bem comum. O prefeito Kalil Baracat já determinou que a nossa pasta tenha um olhar mais atento a essa comunidade e que todos os esforços sejam feitos para ampliar e melhorar as condições dos assentados”.

O gestor comunicou ainda que em breve será feita uma Chamada Pública para a aquisição de bebida láctea que faz parte da lista de produtos para a merenda escolar e que a Cooperativa de Laticínio do Assentamento Sadia 1 já está ajustando a documentação necessária para participar do certame.

MELHORIAS – O acesso às tecnologias, serviços de extensão com uma assistência técnica de qualidade, executada de forma ampla e contínua, são pontos essenciais para que a Agricultura Familiar possa continuar desenvolvendo seu importante papel para o desenvolvimento do segmento econômico.

Por essa razão a Prefeitura Municipal de Várzea Grande estará cedendo um trator para ajudar os assentados na abertura de vias e na execução de trabalhos que exijam o uso do maquinário. Também ficou acordado que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Várzea Grande estarão viabilizando recursos para a compra de um caminhão que será de uso exclusivo dos cooperados.

Leia mais:  Várzea Grande realiza hoje Corujão da Vacinação e divulga novo calendário de vacinação contra a Covid -19

No Assentamento Sadia I o prefeito Kalil Baracat também visitou a propriedade de dona Elite Rosa Luiz que, que por incentivo de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SANAR-MT) resolveu fazer o plantio de capim cupuaçu irrigado. O material usado para silagem permite que o gado tenha nutrição adequada, uma vez que o pasto nem sempre está em condições de alimentar o animal. No local a comitiva também conheceu o sistema de irrigação que alimenta o gado, plantio e a colheita da lavoura.  

 Para o prefeito, conhecer e debater o melhoramento e fortalecimento do setor produtivo da agricultura familiar é essencial para a qualidade dos alimentos, agregado a novas tecnologias de produção.

Emocionada dona Eliete enalteceu a presença do prefeito em sua propriedade e disse que a visita das autoridades é um incentivo a mais para todos os assentados. “Saber que o Governo do Estado e Prefeitura Municipal estão unindo forças para trazer melhorias para esta localidade nos deixa mais motivados. A vida do campo não é fácil, ainda mais para os pequenos produtores, mas com a ajuda, principalmente do poder público, podemos vencer as adversidades e ter um pouco mais de tranqüilidade”.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Rogina Marques de Arruda

Publicado


O prefeito Kalil Sarat Baracat de Arruda e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, lamentam o falecimento de ROGINA MARQUES DE ARRUDA, servidora de carreira da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, presidente do Conselho Municipal dos Idosos e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho infantil no município.

 Rogina Marques de Arruda era Assistente Social, Pedagoga e realizava trabalhos voltados para a criança, os adolescentes e idosos visando fomentar, incentivar e ampliar o universo de conhecimentos, por intermédio de atividades culturais, desportivas e de lazer, promovendo mudanças de hábitos e atitudes que visassem a melhoria na qualidade de vida das famílias, através do estreitamento na relação escola e comunidade.

À família, o sentimento de pesar, mas a certeza de que neste momento, Rogina Marques de Arruda foi chamada pelo Pai Eterno e será mais um anjo a cuidar de todos nós.

Nossos sentimentos por todas as vidas perdidas na luta contra a COVID 19 e a confiança de que precisamos nos unir e nos esforçar ainda mais para vencer a pandemia e salvar vidas.

Comentários Facebook
Leia mais:  Várzea Grande realiza hoje Corujão da Vacinação e divulga novo calendário de vacinação contra a Covid -19
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande realiza hoje Corujão da Vacinação e divulga novo calendário de vacinação contra a Covid -19

Publicado


Mais uma vez, Várzea Grande inova e avança na prestação de serviço de vacinação contra a COVID 19 para a população da segunda maior cidade de Mato Grosso. Hoje, 19 de abril de 2021, será implantado o projeto piloto Corujão da Vacinação, que será realizado pela Administração Municipal em parceria com a Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG).

Com ampla área para trânsito, já que a vacinação será via Drive-Thru, onde as pessoas não descem dos veículos e ganha mais agilidade e eficiência, a parceria com a UNIVAG e com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem colocado Várzea Grande em destaque na vacinação contra a COVID 19.

Fora isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande divulgou novo calendário de vacinação, entre os dias 19 a 23 de abril, inclusive no feriado de Tiradentes, 21 de abril, para pessoas com 60 anos ou mais. A novidade do Corujão da Vacinação é para atender as pessoas que não podem comparecer aos horários praticados pela Secretaria Municipal de Saúde, que atende todos os dias da semana, de domingo a domingo, além de oportunizar horário diferenciado para quem trabalha o dia inteiro.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que é importante a descentralização das ações de vacina para dar vazão às doses que devem ser aplicadas nos grupos prioritários. “No sábado (17), por exemplo, abrimos um ponto novo no Parque Berneck e, consecutivamente, no Centro Universitário UNIVAG. Nesta semana, vacinamos 6.315 pessoas na faixa etária dos 60 anos acima, com a primeira dose e segunda dose, com isto elevou o número de aplicações no município para 30.705 doses aplicadas ou 78,20% do total de doses recebidas do Ministério da Saúde que ainda continua com problemas de delayed (atraso) na alimentação dos dados quanto as vacinas entregues e aplicadas”, disse Gonçalo Barros.

Leia mais:  Prefeitura finaliza obras de reforma da Emeb Angela Jardim e prevê entrega no mês de maio

Ele frisou que Várzea Grande mais uma vez inova e abre uma nova estratégia com o ‘Corujão da Vacinação’ e prepara em parceria com a Assembleia Legislativa, um novo ponto fixo no Jardim dos Estados, que funcionará ainda nesta semana. O calendário segue a remessa de doses repassadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, informando ainda que a população deve ficar atenta aos chamados da Saúde Municipal quanto a confirmação dos cadastros, as datas de vacina com horário e local e a chamada para a segunda dose. O tempo de intervalo de uma dose a outra depende do tipo de vacina que tomou: o intervalo da CoronaVac é de 14 a 28 dias da primeira para a segunda dose e a AstraZeneca – da Oxford – 90 dias.

Na quinta-feira, dia 22, no Centro Universitário UNIVAG, as pessoas que já vacinaram com a primeira dose da CoronaVac, no último dia 27 de março e, portanto, cumpriram o intervalo entre a primeira dose de até 28 dias, devem comparecer com a Carteira de Vacinação em mãos para receber a segunda dose, não necessitando de confirmação, já que o primeiro agendamento continua valendo.

No feriado dia 21 de abril – Tiradentes – haverá vacinação no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’. Aos domingos, segue a vacinação dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção e que necessitam receber sua dose em casa.

Novo Calendário de Vacinação do dia 19 a 23 de abril, para idosos acima de 60 anos:

Segunda-feira (19): ‘Corujão da Vacinação’ em sistema drive-thru, no Centro Universitário Univag – das 16h às 22h.

Terça-feira (20): Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’- Ponto-fixo- das 8h às 16h.

Quarta-feira – Feriado de Tiradentes -(21): Ginásio Poliesportivo Fiotão – Ponto-fixo – das 8h às 16h.

Leia mais:  Kalil e Jayme recebem membranas que garantem ultrafiltragem na água da nova ETA

Quinta-feira (22): Centro Universitário Univag – Drive-thru, no horário das 8h às 16h. Segunda dose da Coronavac – e primeira dose dos agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde.

Sexta-feira (23): Jardim dos Estados – ponto fixo, das 8h às 16h.

Sábado (24): Centro Universitário Univag e Parque Berneck, das 8 às 16h, sistema drive-thru.

Domingo (25): Vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana