conecte-se conosco


CUIABÁ

IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, conheceu nesta sexta-feira (05) o projeto básico para requalificação urbana da comunidade São Gonçalo Beira Rio. A proposta foi elaborada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange a execução de uma série de intervenções em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados da localidade, que está situada à margem esquerda do Rio Cuiabá.

De acordo com a apresentação feita pelo superintendente do IPDU, Márcio Puga, e pelo arquiteto do órgão municipal Ademar Poppi, a atuação na região pode ser dividida em duas etapas. A primeira engloba ações de melhorias em todo calçamento da orla, colocação de coberturas moduladas para a extensão das peixarias, criação de novas vias, para facilitar o fluxo de veículos, e novas vagas de estacionamento.

Para a segunda etapa está prevista a construção de um mirante, que pode ir de 16 a 20 metros de altura, e de um píer flutuante às margens do Rio Cuiabá. Além disso, também está no plano de valorização da comunidade a implantação de uma embarcação, que será utilizada como um equipamento de fortalecimento do turismo fluvial da região do Vale do Rio Cuiabá, passando por regiões tradicionais.

“Estamos dando o primeiro passo para cumprir mais uma missão dada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que é a de promover melhorias nessa comunidade, valorizando o turismo, a cultura e a história da nossa cidade. Segundo o IPDU, a obra está estimada em R$ 12,5 milhões. Então, agora vamos em busca dos recursos necessários, para que, assim que disponíveis, possamos executar o projeto”, explica Stopa.

HISTÓRIA 

A origem e o povoamento da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, é datada a partir do século 18, quando as primeiras expedições de bandeirantes paulistas chegaram em Mato Grosso. A comunidade foi um dos primeiros povoados de Cuiabá e, atualmente, conta com aproximadamente 300 moradores, distribuídos em setenta famílias e com algum grau de parentesco.

Leia mais:  Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

No final da década de 1960, a comunidade foi incorporada à área urbana de Cuiabá, quando os técnicos da Prefeitura promoveram a alteração de sua denominação de São Gonçalo Velho para o bairro São Gonçalo Beira Rio. Neste período, diversas chácaras em torno de São Gonçalo foram loteadas, dando origem a novos bairros.

Em dezembro de 1992, o tombamento municipal declarou o bairro de São Gonçalo área prioritária para o estímulo à produção e à comercialização da cerâmica artesanal, como uma das mais antigas e tradicionais manifestações culturais do município de Cuiabá, e a festa de São Gonçalo como manifestação popular de interesse para o patrimônio cultural do município de Cuiabá. (Informações da Associação Cultural Flor Ribeirinha)

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Em relação a abertura de investigação preliminar pela Polícia Judiciária Civil sobre atendimento no polo de vacinação contra a covid-19 do SESC Balneário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

– Não procede a informação de que as pessoas somente possam entrar nos dois micro-ônibus disponibilizados no local, para atender quem chega a pé. Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário. 

– É urgente que se esclareça que houve um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil. 

– Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé.

– Como descrito em texto da assessoria da Polícia Civil, os policiais conversaram com idosos, que teceram diversos elogios à campanha de vacinação. 

– Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. 

– Válido esclarecer que a SMS informa que os aplicadores da vacina são técnicos de enfermagem e que os agentes comunitários de saúde atuam apenas no acolhimento dos idosos. 

– Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19.

Leia mais:  Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e secretária lamentam falecimento de vigilante do CMEI Névio Lotufo

Publicado


O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lamentam o falecimento na madrugada desta terça-feira (20), vítima de complicações da Covid-19, do vigilante Mário Marcelo Bispo de Campos. O servidor trabalhava no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lotufo, localizado no bairro Centro América.

Após se sentir mal, na última quinta-feira Névio foi internado em uma unidade de saúde da Capital.

Névio tinha 49 anos era solteiro, não tinha filhos e morava com a mãe. Trabalhava no CMEI Névio Lotufo desde 2016. Comprometido com o trabalho, era amigo de todos na unidade.

“Aos familiares, a mãe e ao irmão do Névio estendo meus sinceros sentimentos nesse momento tão difícil. Que Deus possa trazer a força e o conforto necessários para superar a sua perda. Não podemos deixar de agradecer os serviços prestados por esse servidor tão dedicado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária de Educação de Cuiabá lamentou a perda. “Estamos unidos em oração pelas famílias que perderam seus entes queridos. Nossos mais profundos sentimentos de pesar a mãe, ao irmão, familiares e amigos do Névio”, disse ela.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá ja vacinou no SESI Papa mais de 5,2 mil idosos na primeira semana de funcionamento
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana