conecte-se conosco


CUIABÁ

Idosa de 112 anos é vacinada contra a covid-19 e filha comemora: “exemplo de vida”

Publicado


Celly Silva

Clique para ampliar

A aposentada Hegina Maria de Campos, 112 anos de idade, foi vacinada na manhã desta segunda-feira (8) com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Ela é mais uma centenária contemplada com a imunização em Cuiabá. Acompanhada das filhas Maria Auxiliadora Campos e Helena Campos do Nascimento, dona Hegina recebeu a primeira dose da Coronavac no polo que funciona no Centro de Eventos do Pantanal. 

Por estar muito debilitada devido à idade e sofrer de transtorno de ansiedade, a idosa teve seu atendimento priorizado pela equipe da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeira lugar”. Após receber a dose, sua filha Maria Auxiliadora comemorou: “Pra nós é uma vitória porque na idade em que ela está, vivendo nessa crise de pandemia, graças a Deus, ela está bem. Eu tenho certeza que ela não vai pegar essa covid. Estamos fazendo o dever de casa que é vacinar ela agora com a primeira dose. Em abril vamos trazer para a segunda dose. A gente só agradece”, disse. 

A filha de dona Hegina contou que ao longo de todo o período de pandemia, a idosa apenas conviveu com as filhas e os genros, que se dividem para cuidar dela. Netos, bisnetos e tataranetos ainda aguardam o período de risco de contágio passar para voltar a ter contato com a matriarca, que tem uma história de superação. 

“A historia de vida dela foi muito sofrida. Ela nasceu na localidade de Piraim, que fica rio abaixo de Barão de Melgaço, teve oito filhos. Com 35 anos ela teve que separar do meu pai, que era alcoólatra e ela, lá do Piraim, foi para Barão de Melgaço, ficou acolhida na casa de uma irmã dela, a tia Maria, que acolheu a ela a nós. Ela viveu de lavar roupa para nosso sustento, fazia docinho, pirulito, a gente vendia e dessa forma nós fomos vivendo. Mas ela não deu um filho pra ninguém, colocou todos na escola, todos nós estudamos graças a Deus. E essa foi a vida dela. E assim está até hoje, ela está muito sadia, não tem comorbidade nenhuma. Único problema dela da vista foi por conta da idade e a audição também já está muito ruim devido à idade, mas ela se alimenta bem. Tem transtorno de ansiedade, mas toma remédio controlado. A gente leva na geriatra, tudo certinho. Nós vivemos aqui em Cuiabá. Ela fica 15 dias comigo e 15 dias com minha irmã Helena. Na idade em que ela está ainda termos ela no nosso convívio para nós é exemplo de vida, uma satisfação muito grande”, relata a filha Maria Auxiliadora. 

Leia mais:  Imunização contra COVID-19 em Cuiabá seguirá normalmente no feriado desta quarta-feira (21)

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Polo de vacinação do SESC Balneário recebe pessoas com veículo próprio e pessoas a pé, que são beneficiadas com micro-ônibus no local

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Em relação a abertura de investigação preliminar pela Polícia Judiciária Civil sobre atendimento no polo de vacinação contra a covid-19 do SESC Balneário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

– Não procede a informação de que as pessoas somente possam entrar nos dois micro-ônibus disponibilizados no local, para atender quem chega a pé. Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário. 

– É urgente que se esclareça que houve um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil. 

– Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé.

– Como descrito em texto da assessoria da Polícia Civil, os policiais conversaram com idosos, que teceram diversos elogios à campanha de vacinação. 

– Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. 

– Válido esclarecer que a SMS informa que os aplicadores da vacina são técnicos de enfermagem e que os agentes comunitários de saúde atuam apenas no acolhimento dos idosos. 

– Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19.

Leia mais:  Imunização contra COVID-19 em Cuiabá seguirá normalmente no feriado desta quarta-feira (21)

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e secretária lamentam falecimento de vigilante do CMEI Névio Lotufo

Publicado


O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lamentam o falecimento na madrugada desta terça-feira (20), vítima de complicações da Covid-19, do vigilante Mário Marcelo Bispo de Campos. O servidor trabalhava no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lotufo, localizado no bairro Centro América.

Após se sentir mal, na última quinta-feira Névio foi internado em uma unidade de saúde da Capital.

Névio tinha 49 anos era solteiro, não tinha filhos e morava com a mãe. Trabalhava no CMEI Névio Lotufo desde 2016. Comprometido com o trabalho, era amigo de todos na unidade.

“Aos familiares, a mãe e ao irmão do Névio estendo meus sinceros sentimentos nesse momento tão difícil. Que Deus possa trazer a força e o conforto necessários para superar a sua perda. Não podemos deixar de agradecer os serviços prestados por esse servidor tão dedicado”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária de Educação de Cuiabá lamentou a perda. “Estamos unidos em oração pelas famílias que perderam seus entes queridos. Nossos mais profundos sentimentos de pesar a mãe, ao irmão, familiares e amigos do Névio”, disse ela.

Comentários Facebook
Leia mais:  Violência contra a mulher durante a pandemia é tema debatido no CBA Cast
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana