conecte-se conosco


MATO GROSSO

Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas realiza “feirão” de disciplinas eletivas

Publicado


A Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas, localizada no bairro Lixeira, em Cuiabá, realizou na primeira semana de março o ‘Feirão das Eletivas’, com vídeos de apresentação de cada proposta aos alunos, além  de formulários digitais, pela plataforma Google For Educacion  – para quem acompanha as aulas de forma online. Para quem estuda por meio de apostilas, existe a opção de formulários impressos.

As disciplinas eletivas são matérias temáticas que fazem parte da base diversificada da escola plena, articuladas com duas ou mais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que permite aprofundar os conhecimentos dos estudantes.

O foco das eletivas é potencializar a formação dos estudantes de forma interdisciplinar, com ações atrativas, criativas e inovadoras. Segundo a professora orientadora Débora Moreira, em cada início de semestre a escola oferece aos estudantes um catálogo de disciplinas eletivas para escolher uma de sua preferência.

“Essa iniciativa é mais uma forma que a Escola Antônio Epaminondas encontrou para reafirmar o seu compromisso de oferecer uma educação comprometida com os sonhos de cada jovem e com seu projeto de vida”, assinala a orientadora.

Neste ano, os estudantes tiveram à disposição um catálogo com oito opções:

Câmera em ação

Pretende desenvolver nos estudantes a habilidade de criar vídeos criativos, compreendendo técnicas para efetuar filmagens, além de todo o processo de preparação, bem como a edição para se chegar a um produto: o filme. Além disso, visa aguçar o senso críticos dos alunos, efetuando leituras sobre a construção dos vídeos e os temas abordados ao abordar o gênero cinematográfico.

De bem com a vinda

Traz informações importantes para os estudantes para que sejam protagonistas de um estilo de vida saudável. Nela os alunos irão conhecer os alimentos que além de saborosos, promovem a saúde e o nosso bem–estar.

Leia mais:  Inquérito sobre jovem morta em discussão de trânsito é concluído e autor é indiciado por homicídio doloso

Nihon Yabaine – a cultura milenar

O foco dessa eletiva é ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre a cultura milenar japonesa. Os alunos vão aprender sobre os samurais, as gueixas, gastronomia, origami, rituais, entre outras coisas.

“O planeta no limite!”

A proposta da disciplina eletiva surgiu da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância de atitudes sustentáveis, favorecendo a mobilização da comunidade escolar.

Verdeologia

Sserão abordados assuntos que estão, direta ou indiretamente, relacionados às plantas. No decorrer do curso da verdeologia os estudantes conversarão sobre filosofia, sociologia, biologia, geografia, matemática, línguas portuguesa e inglesa, física, história, artes, química e educação física tendo, sempre, a planta como tema central do conhecimento.

Epa News – jornal bilíngue

Na Eletiva “Epa News” os estudantes montarão um jornal online divulgando as boas práticas realizadas na escola tanto pelos jovens protagonistas quanto pelos professores, pais e toda comunidade escolar. 

Do jeito que a gente é

A proposta busca discutir as diversidades humanas no espaço escolar, possibilitando a todos o espaço de voz. Com isso, as atividades serão divididas em momentos de estudos e momentos de reflexão coletiva, nos quais serão convidados pesquisadores, pessoas de instituições que trabalhem com a temática em questão.

Multimídias para mudar o mundo

Essa disciplina eletiva foi pensada para quem gosta de vídeos, fotografia, podcast, mídias sociais. Nela os estudantes irão aprender a editar vídeos, fazer fotografias, produzir podcast e postar em nossas redes sociais. Tudo isso com conteúdo ambiental, buscando sensibilizar pessoas para a necessidades de cuidarmos melhor do planeta.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governador pede prioridade para gestantes na vacinação contra a covid-19 em MT

Publicado


O governador Mauro Mendes pediu que seja dada prioridade às gestantes na vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso.

A solicitação foi encaminhada nesta quinta-feira (22.04) à Comissão de Gestores Bipartite (CIB-MT), que é responsável por definir a distribuição dos imunizantes.

 A CIB-MT é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

“Sabemos que as gestantes estão entre os grupos mais vulneráveis a ter complicações e possuem risco elevado quando contraem a covid-19, o que coloca em risco a vida delas e de seus bebês. Por isso é importante que sejam vacinadas o quanto antes”, afirmou o governador.

De acordo com estudos da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, gestantes infectadas pelo coronavírus tem risco 62% maior de internação em UTI e 88% mais chances de precisar de ventilação mecânica invasiva.

A conclusão foi corroborada por outro estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Conforme os cientistas, o risco ocorre porque durante a gestação há uma diminuição da capacidade respiratória por conta do crescimento do útero, que restringe o abdômen e o tórax.

O Governo de Mato Grosso já conseguiu autorização para inserir os profissionais de Segurança como prioridades que já estão em fase final de vacinação. Além disso, já pediu para que os trabalhadores da Educação também sejam colocados no grupo prioritário.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Embaixador dos EUA: "É impressionante o trabalho que o Governo de Mato Grosso está fazendo"
Continue lendo

MATO GROSSO

Auditores buscam aumentar a produtividade no home office

Publicado


Antes da pandemia da Covid-19, a modalidade de teletrabalho era vista com desconfiança devido às preocupações em relação à produtividade, entre outros fatores. Com o tempo, estudos comprovaram que é possível o crescimento da produtividade de forma criativa e eficiente. Nesse cenário, a questão é: como transpor desafios importantes que devemos superar para continuarmos produtivos? Pensando nisso, auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) participaram da webinar “Aumentando a Produtividade no Home Office”, com o consultor Marcelo Masini.

O objetivo da webconferência foi apresentar aos participantes um processo que eleve a habilidade de alcançar grandes prioridades em meio a uma avalanche de distrações. Na webconferência, Marcelo Masini apresentou metodologia que se baseia em fazer as cinco escolhas para atingir uma produtividade extraordinária.

Pautadas em planejamento e gestão de tempo, as escolhas são: separar as atividades vitalmente importantes e prioritárias das distrações; redefinir seus papeis em termos de resultados extraordinários para alcançar metas de alta prioridade; aplicar uma cadência de planejamento e execução que produz resultados para retomar o controle de sua vida profissional e pessoal; usar a tecnologia a seu favor e se livrar de distrações configurando plataformas para aumentar sua produtividade; e aplicar as últimas descobertas da neurociência para renovar continuamente sua energia mental e física.

É importante ressaltar que, após um ano de pandemia, para muitos profissionais trabalhar remotamente, apesar de ser um sonho para a maioria, também trouxe para muitos trabalhadores dificuldades, dispersões e abstrações. Isso exige, conforme o palestrante, que a equipe se aprimore para gerenciar melhor as decisões, a atenção, a energia e a fazer escolhas que trarão o máximo retorno para o tempo investido.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Quinta-feira (22): Mato Grosso registra 349.710 casos e 9.376 óbitos por Covid-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana