conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Conselho de Ética da Câmara vai seguir processo contra Daniel Silveira; veja

Publicado


source
Conselho de Ética da Câmara vai seguir processo contra Daniel Silveira; veja
Texto: Ethel Rudnitzki, Laura Scofield | Infográficos: Larissa Fernandes

Conselho de Ética da Câmara vai seguir processo contra Daniel Silveira; veja

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, nesta sexta-feira (12), por 13 votos a 2, prosseguir com o processo que pode levar à cassação do deputado  Daniel Silveira (PSL-RJ) por causa de um vídeo em que ele faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar.

O Conselho de Ética estava parado desde o início da pandemia e foi reativado por causa das repercussões do caso de Silveira. No vídeo, divulgado em suas redes sociais, Silveira também pedia a destituição de ministros do  Supremo Tribunal Federal (STF).

As ameaças, inclusive, foram o que motivaram a prisão em flagrante do parlamentar, em 16 de fevereiro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

O processo pode levar a cassação de Silveira é baseado em sete representações diferentes. Uma delas foi apresentada pela Mesa Diretora, órgão de comando da Câmara, encabeçado pelo presidente, Arthur Lira (PP-AL).

Agora, o deputado terá prazo de até dez dias úteis para apresentar a sua defesa por escrito. A partir disso, terá início a fase de instrução do processo, com a coleta de provas e a oitiva de testemunhas de defesa e de acusação.

Outra acusação 

Daniel Silveira também é alvo de outro processo no Conselho de Ética, por ele ter gravado escondido uma reunião sigilosa do próprio partido dele, o PSL, nas dependências da Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (9), o Conselho também decidiu dar seguimento a este caso.

Leia mais:  Líder do governo na Câmara diz que "só professor não quer trabalhar na pandemia"

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Luciano Hang aciona Justiça para Lula prestar depoimento presencial

Publicado


source
Ex-presidente Lula
Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

O empresário Luciano Hang , dono da rede de lojas Havan, acionou a Justiça nesta terça-feira (20) para que o ex-presidente Lula preste depoimento presencialmente em Santa Catarina no caso que o petista o acusa de calúnia e difamação .

Em dezembro de 2019, Hang teria pago para que uma aeronave sobrevoasse o litoral de Navegantes e Balneário Camboriú com uma faixa escrita “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”.

Em seu argumento, o ex-presidente diz as faixas extrapolaram o limite da liberdade de expressão e pede indenização de R$ 100 mil.

Para solicitar a presença de Lula, Hang afirma que o petista já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que o tornaria apto para viajar de São Paulo a Santa Catarina.

“Atualmente, com a vacinação em andamento e melhor compreensão sobre a Covid-19, se mostra possível a designação de audiência presencial para melhor solução do caso em questão, sendo certo, inclusive, que o requerente [Lula] já tomou as duas doses da vacina contra o vírus”, justifica no pedido a defesa de Hang.

A defesa ainda complementa que “a intimação para que compareça na audiência de instrução e julgamento presencial” é uma medida que “se mostra essencial para a melhor elucidação dos fatos narrados” por Lula. O ex-presidente tem 15 dias para responder e argumentar ao juiz Rafael Espindola Berndt.

Comentários Facebook
Leia mais:  Câmara acelera tramitação da nova Lei de Segurança Nacional
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Doria assume que disputará prévias do PSDB para se candidatar a presidente

Publicado


source
João Doria, governador de São Paulo, é tido como o nome de preferência no PSDB
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

João Doria, governador de São Paulo, é tido como o nome de preferência no PSDB

O governador de São PauloJoão Doria  (PSDB), assumiu nesta terça-feira que vai disputar as prévias do PSDB para ser candidato a presidente nas eleições de 2022 . A confirmação foi feita pelo tucano em entrevista à agência de notícias Reuters.

Ao falar sobre a disputa, Doria defendeu que as prévias consultem todos os filiados do partido, e não apenas um grupo específico, como parlamentares.

Segundo o governador paulista, um dos postulantes ao lado dele deve ser o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite , mas um terceiro nome também deve ser considerado.

“Tem também o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio , que também se apresenta como pré-candidato e merece respeito. Neste momento temos três”, afirmou o tucano.

Doria disse que as prévias do PSDB estão marcadas para 17 de outubro e que na próxima semana o partido fará uma reunião.

Comentários Facebook
Leia mais:  Câmara acelera tramitação da nova Lei de Segurança Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana