conecte-se conosco


ENTRETENIMENTO

Clássico “Amor de Perdição” ganha versão com Português moderno

Publicado


source
Amor de perdição
Divulgação

livro amor de perdição

“Amor de Perdição” é, sem dúvida, um dos clássicos mais importantes da literatura. Escrito em 1862 pelo escritor português Camilo Castelo Branco, a obra conta a história de dois jovens que vivem um amor impossível. 

Embora tenha sido inspirada em Romeu e Julieta, de Shakespeare, o romance também traz a história pessoal e familiar do autor, que inclusive, escreveu a trama em 15 dias enquanto estava preso. Camilo Castelo Branco foi detido na cidade do Porto acusado de adultério pelo marido da sua amante, Ana Plácido, com quem viria se casar mais tarde. 

Os clássicos têm uma importância indiscutível para o entendimento de uma época, tanto política quanto culturalmente. Os movimentos literários também nos ajudam a entender o andar histórico e a linguagem de cada geração. E é justamente “a tal” da linguagem que muitas vezes afastam os jovens da literatura clássica. Ter obras clássicas, escritas há mais de um século, adaptadas para o português moderno, ajudará a aproximar a literatura clássica desse público que desconhece seu valor histórico.

Você viu?

“Esse é um livro que, hoje, seria um young adult, mas que jovem conseguiria atravessar as barreiras do vocabulário de mais de um século e continuar envolvido com a história? Não fizemos nada novo no campo da literatura: sempre que se traduz Shakespeare ou Allan Poe usa-se vocabulário corrente. No entanto havia um preciosismo de não mexer num livro escrito em português. Essa imposição criou uma barreira para a leitura e condena muitas obras ao esquecimento, porque deixam de ser lidas.” – diz Pedro Almeida, editor e responsável pela adaptação da obra. 

Leia mais:  Oscar 2021: saiba onde assistir aos indicados a melhor filme

Desejo que mais clássicos possam ter sua linguagem adaptada ao português moderno e que mais e mais jovens possam se apaixonar pela literatura e pelo clássico independente de quando foram escritos. 

Para sugestões e pautas: [email protected]

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
publicidade

ENTRETENIMENTO

Alok doará equipamentos para refrigeração de vacinas contra a Covid-19

Publicado


source
Alok doará equipamentos de refrigeração de vacinas contra a Covid-19 para 4 municípios
Marcelo de Assis

Alok doará equipamentos de refrigeração de vacinas contra a Covid-19 para 4 municípios


O DJ Alok anunciou, nesta quinta-feira (22), que “apadrinhará” 4 municípios brasileiros e doará equipamentos de refrigeração de vacinas contra a covid-19.

Os municípios de Alto Paraíso (GO), Cavalcante (GO), Goiás Velho (GO) e Ituberá (BA) receberão as doações feitas pelo Instituto Alok, que incluem câmaras refrigeradas, termômetros digitais com mira à laser, termômetros digitais via cabo, caixas térmicas e bobinas reutilizáveis de gelo.

A ação faz parte do movimento “Unidos pela vacina”, criado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza. O projeto tem por objetivo auxiliar no processo de vacinação no Brasil através de esforços da iniciativa privada. O projeto definiu como meta que todos os brasileiros acima de 18 anos sejam vacinados até setembro de 2021.


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Leia mais:  Grupo de atores cria espetáculo infantil on-line em prol de ONGs
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Narcisa posta foto de seu casamento com Boninho, diretor do ‘BBB 21’

Publicado


source
Narcisa Tamborindeguy
Reprodução/Instagram

Narcisa Tamborindeguy


Muitos não sabiam, mas Narcisa Tamborindeguy e Boninho, o diretor do “BBB 21”, já foram casados. Nesta quinta-feira (22), a socialite postou uma foto em seu Instagram para exaltar a beleza de seu vestido de noiva.

“Com o Maravilhoso Ronald Levinsohn, padrinho do meu casamento com o Boninho algum tempo atrás. Saudades eternas!!! Look por Guilherme Guimaraes”, escreveu Narcisa, marcando o diretor.

Nos comentários, os seguidores se mostraram chocados ao descobrir que o atual marido de Ana Furtado, com quem é casado desde 2000, já se casou também com Narcisa. “Como assim? Só eu que não sabia que ela casou com o boninho?”, comentou um internauta. “Sério que vc foi casada com Boninho? Ai que loucura!”, comentou outro.


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Leia mais:  Oscar 2021: saiba onde assistir aos indicados a melhor filme
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana