conecte-se conosco


CUIABÁ

Alça de retorno facilita acesso a bairros e descongestiona trânsito na Viola de Cocho

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Um monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) aponta que, no período do fim do dia, considerado o de maior fluxo, mais de 4 mil veículos passam pela rotatória da Viola de Cocho, por hora. Essa grande movimentação era responsável por sobrecarregar a estrutura, gerando uma fila quilométrica e grandes transtornos aos condutores que trafegam no sentido centro-bairro.

Para resolver a situação, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta sexta-feira (12), uma alça de retorno que vai eliminar essa dor de cabeça que há anos atormentava quem trafega pela região, facilitando o acesso aos bairros. De acordo com Emanuel, a obra pode ser considerada um complemento da entrega do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, em uso há pouco menos de um ano.

“Temos que transformar Cuiabá em uma cidade com um trânsito mais humanizado, com uma boa mobilidade urbana e que facilite a vida dos motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. Esse era um trecho que congestionava muito. Em virtude disso, autorizamos fazer essa intervenção que é barata, mas com grandes benefícios para quem passa pela Avenida das Torres”, explica o prefeito.

A construção da alça de retorno é fruto de uma união de esforços entre a Secretaria de Obras Públicas, Semob e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos. De acordo com o vice-prefeito e titular da pasta que cuida da infraestrutura de Cuiabá, José Roberto Stopa, a execução foi dividida em várias etapas que garantem a qualidade e eficiência na intervenção.

“É uma obra simples, mas extremamente significativa para todos que moram nessa região. Por algumas semanas nossos maquinários trabalharam a todo vapor na abertura do canteiro central, construção de uma pequena rede de drenagem, pavimentação e finalizando com sinalização viária e jardinagem”, conta Stopa.

Leia mais:  Vacinação contra influenza será suspensa no feriado e retornará na quinta (22)

A alça foi edificada poucos metros abaixo da rotatória de Viola de Cocho, na altura do encontro entre a Avenida das Torres e a Rua Juriti. Segundo conta o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a estrutura vai facilitar o acesso a bairros como Recanto dos Pássaros e Jardim Imperial, além de atender a demanda do motorista que deseja fazer o retorno no sentido bairro-centro.

“Com toda certeza, essa alça irá diminuir a quantidade de veículos que passam, entre as 17h e 19h, pela rotatória. São mais de 4 mil veículos, por hora, transitando nesse trecho, o que gerava um gargalo na rotatória. A falta dessa obra gerava um grande transtorno, que agora chegou ao fim”, pontua Antenor.  

 
 
 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Vacinação de idosos com a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta (22) em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A vacinação de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos começa nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá pede que aqueles que já se cadastraram no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ consultem seu cadastro para saberem o local, dia e hora que serão imunizados, a fim de evitar aglomerações nos polos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que os quatro polos para a imunização contra o vírus continuam funcionando normalmente, no Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

Além dessa faixa etária, também estão sendo vacinados os idosos de 65 a 69 anos de idade, que estão recebendo a primeira aplicação e idosos de 75 a 79 anos que estão concluindo o esquema vacinal. A SMS também informa que aqueles idosos que estão com a 2ª dose da vacina atrasadas também podem estar se direcionando até o polo da UFMT para concluírem a imunização.

Conforme a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até está quarta-feira (21), Cuiabá já havia aplicado 89.425 doses de vacina, sendo 66.967 primeira dose e 22.458 segunda dose. Considerando que ainda não entraram no sistema os dados da vacinação de terça-feira (20), quando mais de 5 mil doses foram aplicadas, a capital mato-grossense já ultrapassou 90 mil doses aplicadas contra a COVID-19.

Como está o alcance vacinal dos idosos

Conforme os dados apurados, da faixa etária acima de 80 anos, 7.925 dos 8.472 idosos (93,5%) já tomaram a primeira dose. Desses, 6.284 tomaram a segunda dose, faltando 1.641 retornarem para completar o esquema. 

Da faixa de 75 a 79 anos, já foram contemplados com a primeira dose 7.063 dos 7.812 idosos (89,1%). A segunda dose desse grupo começou a ser aplicada na terça-feira (20).

Leia mais:  Sorp adere a blitz 'Consciência Já' com as associações de bares e restaurantes; fiscalização será reforçada na Praça Popular 

No grupo de pessoas com 70 a 74 anos, 10.679 dos 13.172 idosos (75,2%) receberam a primeira dose e ainda não estão no prazo para tomar a segunda aplicação.

Entre as pessoas com 65 a 69 anos, que começaram a ser imunizados na segunda-feira (12), 8.445 dos 19.645 idosos (22,4%) já receberam a primeira dose. A segunda dose desse grupo começará a ser aplicada no dia 10 de maio. 

A faixa etária que concentra maior número de idosos cuiabanos é a de 60 a 64 anos, que tem 27.067 pessoas, ou seja, 39,9% do grupo prioritário. Quem está nessa faixa etária será vacinado conforme o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Pinheiro lamenta falecimento de promotor de Justiça vítima da COVID-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

É com pesar que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro recebe a notícia nesta quarta-feira (21), do falecimento do promotor de Justiça aposentado, Silvio Martins da Silva, aos 76 anos em decorrência da COVID-19.

“Perdemos mais um servidor público que tanto se dedicou a transformar para melhor a vida da população de Mato Grosso e de Cuiabá. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que Deus esteja ao lado de vocês neste momento de tristeza”, disse o prefeito de Cuiabá.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o promotor Silvio Martins da Silva ingressou na instituição em 1983 como promotor de Justiça na Comarca de Barra do Bugres, vindo a se aposentar em 1992 na Comarca de Cuiabá. O servidor foi um dos fundadores da Cooperativa de Crédito do Ministério Público de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá deve vacinar 4,6 mil pessoas no feriado de Tiradentes
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana