conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande supera 7 mil imunizados e reforça medidas preventivas e de controle

Publicado


Legenda:

Um total de 1.507 pessoas foram vacinadas durante a realização do terceiro ‘Dia D’ contra a COVID-19 realizado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, através de sua Clínica Médica do curso de Medicina e de Odontologia.

“Hoje é um dia muito feliz para mim”. “Vou poder ver meus netos”. “Achei que ia morrer desta doença e a vacina chegou, vou ficar livre”. “Estou desde o começo desta pandemia presa em casa, quero minha liberdade”.  “Vou poder conversar com minhas amigas e ir à casa delas”. “Pensei que nunca ia chegar à vacina, pois são tantas notícias que já havia perdido a esperança, e ter que ficar só dentro de casa, sem poder ver os filhos, os netos, estava triste, agora que tomei a vacina, já sou outra pessoa, feliz e contente da vida”. “É dia de celebrar, um dia especial que meu neto está registrando no celular dele”.

Essas são algumas das centenas de frases e depoimentos de alguns vacinados, com mais de 81 anos, que participaram da ação da Prefeitura de Várzea Grande e do UNIVAG, que se mostraram satisfeitos e felizes por terem recebido a vacina contra a coronavírus.  A Saúde disponibilizou vacina contra a coronavírus para a faixa etária de 81 até 89 anos, que receberam a primeira dose do imunizante, em sistema Drive Thru, além de doses para a segunda aplicação da vacina ainda aos profissionais da saúde da Rede Pública e Privada.

“Me sinto agraciado, como prefeito, por poder atender as milhares de pessoas que já foram vacinadas e não vamos descansar enquanto toda a população de nossa cidade e porque não dizer de Mato Grosso e do Brasil estar imunizado e longe desta doença perversa que ceifa vida indistintamente”, disse Kalil Baracat, que no final do ano passado testou positivo e sabe os efeitos danosos da enfermidade.

Leia mais:  Prazo para segundo vencimento com desconto termina dia 25

Segundo o prefeito, todos os esforços estão voltados para a imunização de todos, mas não iremos relaxar em relação às medidas preventivas como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social, higienização rigorosa entre outros meios de contenção. “Fiquei feliz com estudos internacionais que demonstram que quatro pessoas deixam de ficar doentes ou até mesmo falecer a cada minuto por estarem vacinados e o mundo economiza R$ 250 milhões por dia com a imunização”, explicou Kalil Baracat com dados científicos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros acompanhou a ação deste 3º dia “D” Grupos Prioritários e interagiu com os idosos que iam vacinar e seus familiares, e assegurou que a estrutura montada junto com a parceria do UNIVAG, proporcionou um atendimento humanizado, com mais conforto aos idosos, tanto para os que foram de carro e receberam atendimento sem descer, bem como para os que preferiram o atendimento normal nas dependências da Clínica Médica que contou com a presença de profissionais da Saúde de Várzea Grande como do UNIVAG e do reitor que é médico, Drauzius Medeiros e do vice-reitor, Paulo Foguel.

“É isso que a parceria Várzea Grande/UNIVAG, demonstra com esta ação, respeito aos mais velhos e garantia dos seus direitos, respeitando as regras, com muita transparência, e mostrando aos familiares a seringa com o imunizante, para não pairar críticas ou dúvidas, como já ocorreu em todo o Brasil, de que estariam aplicando a vacina nem o imunizante. A vacina está sendo aplicada, conforme preconiza o Ministério da Saúde e o Plano Nacional de Imunização. Nossos servidores são capacitados para ação, e todos estão de parabéns, e fico feliz com os depoimentos, e a alegria de todos”, disse o secretário elogiando a logística empregada na ação.

Leia mais:  Guarda Municipal já está multando motociclistas infratores

Gonçalo Barros informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde atendendo recomendação do prefeito Kalil Baracat vai ao encontro dos idosos que têm algum tipo de dificuldades ou estão acamados para providenciar a vacina dos mesmos em suas residências, bem como reforçar o acompanhamento médico de cada um deles.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, fez questão de explicar que vai continuar vacinando. “A vacina dos idosos com menos de 80 anos, assim como demais públicos prioritários, dependem diretamente da sinalização de mais remessas da vacina por parte dos governos Federal e Estadual.

“Tanto eu como o prefeito Kalil Baracat estamos em contato direto fazendo gestão junto aos governos responsáveis pela vacina, e não vamos descansar e pleitear aquilo que é da população várzea-grandense de direito. Asseguro que a vacinação de Várzea Grande segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), que define quais pessoas devem ser vacinadas prioritariamente. No entanto, ainda não há doses suficientes para chamarmos novos públicos, o que é um problema nacional e não só da nossa cidade. Estamos vacinando idosos acima de 81 anos e profissionais da saúde. Acreditamos que em breve e sequencialmente, vamos vacinando gradativamente a nossa população”, assegurou o secretário Gonçalo de Barros, informando ainda que nos dois dias “D” de vacinação, e mais doses aplicadas in loco aos profissionais de saúde nos seus locais de trabalho, mais os idosos do Lar São Vicente, Várzea Grande vacinou mais de 7 mil pessoas destes grupos definidos.

Neste terceiro Dia D, os idosos receberam a vacina AstraZeneca, que exige a segunda dose em até 90 dias, diferente da CoronaVac que exige a segunda dose em até 28 dias. “Todos que receberam a primeira dose em Várzea Grande, podem ter a certeza de que a segunda dose está guardada, vigiada e aguardando a data para ser aplicada e a pessoa estar imunizada em definitivo”, disse o secretário.

Leia mais:  KALIL BARACAT LAMENTA ÓBITO DE BENEDITO PINTO DA SILVA

A Coordenadora de Vigilância em Saúde, Relva Cristina alerta que esta é a primeira dose dos idosos e para tanto devem continuar com todos os cuidados. “Todos ainda devem seguir as orientações de prevenção da doença como lavar mãos, uso de máscaras, distanciamento social até tomarem a segunda dose, mas mesmo assim, com a segunda dose estes cuidados devem continuar, porque os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente do aparelho respiratório. Dessa forma é fundamental que os familiares que possuem uma pessoa idosa se conscientizem sobre a importância da vacina e levem para vacinar. Só assim ficam mais protegidos”, alertou Relva Cristina.

 

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal já está multando motociclistas infratores

Publicado


Legenda:

O barulho ensurdecedor de motocicletas produzidas pelos escapamentos adulterados já está sendo causa de multa e apreensão em Várzea Grande. A Guarda Municipal deu início, no final de semana à fiscalização desses veículos, cuja prática vem incomodando a população local e também os moradores da capital. De acordo com o setor de estatística do órgão, foram notificados até o momento 07 motociclistas por adulteração e escapamento irregular. Todos os veículos foram encaminhados para o pátio da Guarda Municipal até que a questão seja solucionada.

Como explica o comandante geral da Guarda Municipal, Alisson Baracat, as fiscalizações deram início neste final de semana em dois pontos de grande circulação de veículos. “Uma operação ocorreu na Avenida Júlio Campos onde realizamos 34 abordagens, sendo que em quatro deles foram detectados a adulteração do escapamento. Já na Avenida 31 de Março, fizemos a abordagem de 40 motociclistas e três deles foram autuados. Todos os veículos foram removidos e assim que o problema for solucionado, os veículos serão entregues aos proprietários”.

O comandante lembra que a Guarda Municipal realizou no mês passado, uma campanha de orientação para os motoristas que utilizam esse tipo de transporte, e cujos veículos sofreram modificações produzindo a emissão de ruídos sonoros, que virou motivo de reclamação, tanto de moradores de Várzea Grande como de Cuiabá.

“O nosso objetivo não é multar esses motoristas, mas o de fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro, que em seu Art.230, inciso VII, prevê que conduzir veículos com sua cor original ou outra característica alterada, como escapamento, por exemplo, constitui em infração grave. As penalidades para esta conduta são multa de R $195,23, sete pontos na carteira e a retenção do veículo”, frisa o comandante.

Leia mais:  Prazo para segundo vencimento com desconto termina dia 25

Alisson Baracat disse ainda que as fiscalizações serão decorrentes e em várias regiões da cidade, porém as datas, horários e locais não serão divulgados para que a operação alcance êxito.

A frota de motocicletas e ciclomotores de Várzea Grande é de 65.822 veículos, já em Cuiabá estão registrados 125.500. “São números expressivos desse tipo de condução e que na maioria das vezes são utilizados como ferramenta de trabalho, fazendo a circulação diária entre as duas cidades. Por isso a necessidade de chamar a atenção desses motoristas para que não percam o seu meio de transporte ou de serviço”, alertou o comandante.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prazo para segundo vencimento com desconto termina dia 25

Publicado


Legenda:

Os contribuintes de Várzea Grande devem se atentar ao prazo do segundo vencimento do Alvará de localização neste dia 25. Até essa data será possível pagar o tributo com 10% de desconto, desde que não haja nenhum débito relativo ao imposto vencido. Para quem optou pelo parcelamento, nesta data também vence a primeira parcela.

Em 2021, como frisa a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, a prefeitura manteve sua política de flexibilização ao contribuinte para incentivar o pagamento de tributos. Além de ofertar duas datas de vencimento ao Alvará – a primeira foi em 25 de janeiro com 20% de desconto – possibilita a quitação de forma parcelada, em até três parcelas.

Conforme a secretária de Gestão Fazendária, cerca de 26 mil empresas constam do cadastro da Pasta e estão obrigadas a quitar o tributo referente à Taxa de Licença para Localização de Estabelecimento de Produção, Comércio, Indústria e Prestação de Serviços, em 2021.

Desse universo, Comércio e Serviços registram o maior volume de empresas por segmento de atividade, cada uma com mais de 10 mil inscrições. Indústria e Construção Civil estão na sequência com 2.710 e 2.266 empresas, respectivamente. Do setor da Agropecuária são 97 empresas.

Por porte, a maioria é de Micro Empreendedor Individual (MEIs), que somam 14.085 inscrições no município de Várzea Grande, seguida ME, microempresas, com 9.047 estabelecimentos aptos ao pagamento. As Empresas de Pequeno Porte (EPP) somam 1.292 estabelecimentos. As empresas que não se enquadram nos critérios de MEI, ME ou EPP reúnem outras 1.481 empresas em atividade em Várzea Grande.

O tributo referente à Taxa de Licença para Localização de Estabelecimento de Produção, Comércio, Indústria e Prestação de Serviços – o alvará – traz as seguintes condições: cota única com pagamento, até 25 de janeiro de 2021, com desconto de 20% (vinte por cento) somente para as inscrições econômicas que não possuam débitos em aberto.

Leia mais:  KALIL BARACAT LAMENTA ÓBITO DE BENEDITO PINTO DA SILVA

Ainda em cota única há a opção para pagamento até 25 de fevereiro de 2021, com desconto de 10% (dez por cento) somente para as inscrições econômicas que não possuam débitos em aberto. A opção ‘parcelado’ será validada sem desconto, em até três parcelas mensais e consecutivas, com o pagamento da 1ª parcela até 25 de fevereiro de 2021, seguida por 25 de março e 25 de abril.

Os técnicos da Gestão Fazendária de Várzea Grande frisam que cada parcela negociada para a quitação do tributo deverá ser superior a cinco Unidades Padrão Fiscal do Município (UPF/VG), que para 2021 está regulamentada em R$ 31,58. Ou seja, cada parcela deve gerar um valor a pagar acima de R$ 157,9.

A Lei Complementar N.º 4.676/2020 trata ainda da taxa de limpeza urbana, IPTU, isenção de IPTU e mantém em vigência o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Várzea Grande e ainda descontos para opção em cota única, para o exercício 2021.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana