conecte-se conosco


CUIABÁ

Unidades educacionais do município realizam atividades online para marcar a primeira semana de aula

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Os mais de 52 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de Educação iniciaram esta semana as atividades pedagógicas do ano letivo 2021. De acordo com o Decreto 8.315, de 22 de janeiro de 2021, até o mês de março, as aulas nas unidades públicas do Município acontecerão de forma remota, com a utilização de estratégias de ensino a distância e, a partir do dia 1º de abril, a previsão é de que sejam realizadas de forma híbrida, se os números da pandemia na capital estiverem sob controle.

Nesta primeira semana de aula, dentro de uma nova rotina onde é preciso manter o distanciamento físico como medida de prevenção contra o coronavírus, as unidades educacionais do município promoveram diferentes atividades para marcar o início das aulas.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Maria Betty de Souza Pires, localizada no bairro Novo Mato Grosso, na segunda-feira (8), primeiro dia de aula foi realizado um drive thru para que os estudantes pudessem conhecer os professores. A diretora Flávia Fernanda contou que no pit stop da alegria os estudantes que passaram em frente à escola de carro, moto, ou mesmo a pé, puderam tirar fotos e receberam lembrancinhas da equipe pedagógica. “O drive thru foi preparado pelos profissionais da unidade para ser um momento festivo, alegre e acolhedor, após um ano onde os estudantes se mantiveram distantes fisicamente da escola”, contou a diretora.

Antes disso, a equipe pedagógica da unidade promoveu encontros online com os profissionais, com momentos formativos, reuniões administrativas e também pedagógicas com foco nos estudos das diretrizes e organização do trabalho. Entre esses momentos de preparação a unidade realizou também duas oficinas, a primeira sobre a utilização de ferramentas do Office na elaboração das atividades pedagógicas e outra de Recursos para a gravação e edição de vídeos.

Leia mais:  Cuiabá recebe mais 5.430 doses de Coronavac para concluir imunização de idosos acima de 80 anos

Reuniões preparativas com os pais, atividades de acolhimento, aulas remotas com a utilização de diferentes plataformas, entrega de atividades impressas, organização de salas virtuais no whatsapp exibição de vídeos, áudios ou lives com contação de historia, rodas de conversa virtuais e outros mecanismos movimentaram a comunidade escolar nesta semana.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Paulo Borges as reuniões virtuais com os pais ou responsáveis estão acontecendo desde o início do ano. Na unidade, as crianças receberam antecipadamente os materiais pedagógicos e um cronograma de aulas remotas. Nesta quinta-feira (11), Rafaela Ibane Pouso, de 8 anos, estudante do 3º Ano da escola, acompanhou pela manhã, uma aula virtual. Cristiane Silva Ibane de Souza, mãe da estudante, desde o ano passado acompanha a filha nesse desafio. “Estamos ensinando e aprendendo, junto com os professores. Sabemos que nada substitui uma aula presencial, mas estamos numa situação peculiar, necessária em razão da pandemia e, estamos aprendendo muito com isso, sobre a importância da escola nesse momento de distanciamento físico, sobre como nos organizar”, disse Cristiane.

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Mal. Cândido Mariano da Silva Rondon, localizada no bairro Alvorada e que atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a acolhida reuniu professores e alunos nos grupos de whatsapp onde foi trabalharam temas como identidade, família e comunidade. Já os estudantes da Pré-Escola e Ensino Fundamental os alunos estão participando de forma online nos grupos criados pelos professores.

Na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Udeney Gonçalves de Amorim, no Distrito do Aguaçu a diretora Daiane Campos explicou que estão sendo realizadas atividades de incentivo e acolhimento, todas online. “Queremos garantir a participação efetiva de todos os alunos que tenham acesso a internet. Para aqueles que tenham dificuldades estamos enviando as atividades explicações  impressas e, disponibilizando a internet da unidade educacional para que os pais ou responsáveis, ou os próprios alunos, com todas as medidas de biossegurança, possam carregar os vídeos e áudios”, contou a diretora.

Leia mais:  IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

Já na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, a equipe gestora e os professores se apresentaram aos alunos por meio dos grupos de whatsapp, e-mail e telefone.  O diretor da unidade Marco Aurélio Ferreira de Araújo explicou que dessa forma os alunos e seus pais receberam todas as informações sobre a rotina das atividades, calendário de entrega de material e também orientações sobre as medidas de biossegurança que devem ser adotadas. “As famílias que não tiverem acesso online as atividades e informações estão sendo atendidas presencialmente, por meio de agendamento, para evitarmos aglomerações”, explicou o diretor Marco Aurélio.

Retorno presencial

A continuação do processo de ensino e aprendizagem e a preservação da saúde das pessoas são prioridades da gestão Emanuel Pinheiro. Todas as ações e medidas que vem sendo adotas desde o ano passado visam exatamente manter, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, ações visando alcançar esses objetivos.

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado falou sobre o compromisso assumido pelo Prefeito Emanuel Pinheiro com a segurança e saúde da comunidade escolar e as medidas que estão sendo implementadas a fim de que, quando for possível o retorno das atividades de forma hibrida, previstas para abril, seja de forma segura. “A partir do dia 1º de abril, se não houver uma decisão contrária por parte do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia, as atividades educacionais acontecerão forma híbrida, com a adoção de medidas de higiene e biossegurança, elencadas no Decreto Municipal e os Planos Estratégicos como a presença de 50% da capacidade das salas de aulas, distanciamento físico, disponibilização de álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras e autorização expressa dos pais”, ressaltou.

Leia mais:  Prefeitura disponibiliza 21 unidades para realização de testes da Covid-19 mediante prescrição médica

Além disso, todas as unidades educacionais da rede pública municipal de Educação apresentarão um Plano Estratégico de retomada segura das atividades abordando dois eixos, os Protocolos de Biossegurança no Espaço da Unidade Educacional e os Protocolos de Biossegurança articulado com a prática pedagógica.

“Essas medidas serão monitoradas e reavaliadas permanentemente de acordo com os indicadores de vigilância e assistência relacionados ao coronavirus e poderão ser revistas a qualquer momento, considerando a evolução da Covid-19 em Cuiabá”, destacou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Desde o ano passado a rede pública municipal e a Secretaria de Educação vêm se preparando para o retorno das atividades presenciais com a aquisição dos equipamentos de biossegurança e de proteção individual (EPI), formação dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes como as Técnicas de Nutrição Escolar (TNE), Técnicas de Educação Infantil (TDI), Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) e equipes pedagógicas das unidades.

“Todas as unidades educacionais da rede estão preparadas e, uma semana antes do retorno de forma híbrida, as unidades começaram a organizar seus espaços físicos”, explicou a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene Machado.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

NOTA OFICIAL – Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Mediante a propagação de informações veiculadas nos informes publicitários do Governo do Estado relativos à pandemia, a prefeitura de Cuiabá esclarece que:

– A referida propaganda induz a população a erro quando se refere a uma decisão conjunta entre o governo, os poderes e as prefeituras estabelecendo novas medidas restritivas no estado;

– Em nenhum momento a Prefeitura de Cuiabá participou de qualquer diálogo promovido pelo Executivo Estadual para adotar tais medidas emergenciais de combate à disseminação da Covid-19. Trata-se, portanto, de decisão unilateral e antidemocrática;

– A prefeitura de Cuiabá defende horário mais elástico para o toque de recolher, das 23h às 5h, com fiscalização mais rigorosa e tolerância zero aos comerciantes que não cumprirem as determinações, além de priorizar abertura de novos leitos e aquisição de vacinas para imunizar toda população;

– A ação irregular de alguns não pode penalizar o conjunto do setor produtivo, que se encontra no limite após o surgimento de uma pandemia que não tem data certa para acabar. A restrição dos horários de funcionamento do comércio pode, inclusive, ser um sério agravante para as aglomerações;

– Desde o primeiro momento, as ações municipais de enfrentamento à pandemia têm se dado de forma planejada e respaldadas tecnicamente, no escopo do Plano Municipal de Contingência Covid-19. E sempre em defesa da saúde e da vida da população.

– A prefeitura entende que, neste momento, quando as informações sobre a Covid-19 estão largamente difundidas, é preciso buscar o maior equilíbrio possível entre as medidas de enfrentamento à doença e as que salvaguardem o direito ao emprego, à renda e à dignidade humana – sobretudo daqueles que precisam trabalhar a cada dia para sobreviver.

Leia mais:  Entrega de praça no Dom Aquino ratifica parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e bancada federal

– A palavra-chave é harmonizar, contrabalançando duas faces aparentemente divergentes de um mesmo problema. Daí a importância de se ter um plano sério de convivência das atividades econômicas com a doença, robustecido agora com a experiência acumulada no seu enfrentamento.

– As ações de saúde municipais embasadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 são reforçadas dia a dia, com a inestimável atuação dos nossos profissionais de saúde. Foi esse trabalho incansável que permitiu à capital atender grande número de pacientes de todo o estado, no maior pico de internações registrado no ano passado.

– Já naquela ocasião ficou evidente a falta de planejamento do Executivo Estadual, que desde o início da pandemia deixou patente não ter se preparado para seu avanço.

– Críticas construtivas e discordâncias dentro do debate democrático, quando bem intencionadas, produzem bons resultados. Tanto é assim que hoje o Governo estendeu os horários de fechamento dos supermercados no sábado e dos restaurantes nos finais de semana. Uma atitude mais sensata diante do caos que poderia ocorrer;

– O caminho mais fácil quase sempre não é o melhor. Agora, as gestões públicas de todo o país têm a responsabilidade de avançar no combate à pandemia com o menor trauma possível àqueles que não possuem qualquer segurança financeira para cuidar de suas famílias.

– Decisões unilaterais, sem respeitar os preceitos básicos da democracia e os contextos de cada município – que são bastante diversos no nosso estado –, combinam com arrogância, não com solução.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Veja como ficam os atendimentos das Secretarias de Meio Ambiente com reforço das medidas de biossegurança

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável trabalha com redução de servidores no regime presencial desde maio de 2020, portanto, seu funcionamento não será alterado neste momento. O funcionamento será mantido com agendamento prévio para atendimento presencial e os servidores continuarão exercendo suas funções em rodízio.

Emissão de alvarás e análises de processos, executados pelas Diretorias de Gerenciamento Urbano (DGU) e Ambiental (DGA), continuam sendo oferecidos de forma online, por isso, a recomendação é que os atendimentos presenciais sejam agendados em casos essenciais.

Para atendimento presencial, basta entrar em contato pelos respectivos telefones de cada Diretoria para agendamento. Todos os atendimentos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano são realizados de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h com revezamento dos servidores em dois turnos. Para receber atendimento presencial é necessário estar usando máscara e realizar agendamento.  

Na DGU, a equipe de técnicos municipais continua oferecendo os serviços de regulação de obras, aprovação de projeto, alvará de obras, alvará de tapume, alvará de demolição, habite-se, consulta previa, certidão de parcelamento do solo, certidão de demolição, certidão de uso e ocupação do solo, EIV/RIV, atestado de regularização, todos por meio do site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/. As dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelos telefones (WhatsApp) (65) 99215-9418 ou (65) 99307-4710 e também pelo (65) 3645-6120. O atendimento presencial está sendo realizado das 14h às 17h, de segunda a sexta, mediante agendamento prévio.

Já na DGA, o serviço de análise dos processos de licenciamento ambiental continua sendo realizado. A equipe de servidores também está atendendo as solicitações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) emitindo pareceres técnicos de processos. O atendimento aos munícipes está sendo realizado também pelo site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/ e pelo telefone, somente por ligação (65) 99344-5850, (65) 3645-6216, (65) 3645-6212, (65) 3645-6213 ou pelo email [email protected]

Leia mais:  NOTA OFICIAL - Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado

O protocolo da Secretaria de Meio Ambiente também está funcionando para entrega de processos, mediante agendamento. O atendimento via telefone (65) 9 9342-7878, (65) 3645-6103 e email [email protected] é realizado durante todo o horário comercial.

Já a RedeSim continua oferecendo serviços de emissão de alvarás e abertura de MEI’s, ambos de forma online. Os canais de atendimento são pelo WhatsApp (65) 99208-2513, (65) 99915-9823, (65) 3645-6111 e exclusivo para MEI (65)3645-6366, além do email [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana