conecte-se conosco


CUIABÁ

Sorp e PM flagram bares lotados e multam 4 estabelecimentos por descumprimento ao decreto contra a Covid-19 

Publicado


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e a Polícia Militar realizaram durante a noite de quinta-feira (11) e na madrugada desta sexta-feira (12) mais uma série de fiscalizações. Quatro estabelicimentos foram multados por descumprimento ao Decreto 8.204, de 19 de novembro de 2020, que prevê  medidas de biossegurança como respeitar a limitação de 70% de capacidade máxima do local, distanciamento social, uso de máscara obrigatório, disponibilizar álcool em gel 70%, higienização  constante dos produtos devem ser aplicadas pelos estabelecimentos.

Foram  autuadas duas distribuidoras, um Lounge Bar (tabacaria) e um bar localizado  no interior do Parque de Exposições da Acrimat. Todos eles receberam uma multa no valor de R$ 632,90.  A Sorp esclarece que nenhum dos estabelecimentos foi interditado. 
 
“As fiscalizações continuam. Apesar de algumas flexibilizações nos horários de funcionamento, número de ocupação permitida e extinção do toque de recolher, seguimos a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em continuar com as ações. A pandemia não acabou, tanto é que o último decreto mantém o estado de situação de emergência, em decorrência do número de casos registrados de Covid-19. Pedimos para a população colaborar e não desrespeitar o decreto. ”, pontua  Leovaldo Sales, secretário da pasta de Ordem Pública. 
 
A Secretaria de Ordem Pública trabalha mediante a recebimentos de denúncias e não tem prerrogativa de investigar onde ocorrem aglomerações ou festas clandestinas.  E é por isso que a Secretaria disponibiliza o número  (65- 3616-9614) para que a população denuncie esses tipos de eventos que descumprem as medidas de biossegurança. A população também pode realizar denúncias no 190 da Polícia Militar. 
 
 
Leia mais:  IPDU apresenta projeto de requalificação do São Gonçalo Beira Rio ao secretário de Obras Públicas

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Veja como ficam os atendimentos das Secretarias de Meio Ambiente com reforço das medidas de biossegurança

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável trabalha com redução de servidores no regime presencial desde maio de 2020, portanto, seu funcionamento não será alterado neste momento. O funcionamento será mantido com agendamento prévio para atendimento presencial e os servidores continuarão exercendo suas funções em rodízio.

Emissão de alvarás e análises de processos, executados pelas Diretorias de Gerenciamento Urbano (DGU) e Ambiental (DGA), continuam sendo oferecidos de forma online, por isso, a recomendação é que os atendimentos presenciais sejam agendados em casos essenciais.

Para atendimento presencial, basta entrar em contato pelos respectivos telefones de cada Diretoria para agendamento. Todos os atendimentos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano são realizados de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h com revezamento dos servidores em dois turnos. Para receber atendimento presencial é necessário estar usando máscara e realizar agendamento.  

Na DGU, a equipe de técnicos municipais continua oferecendo os serviços de regulação de obras, aprovação de projeto, alvará de obras, alvará de tapume, alvará de demolição, habite-se, consulta previa, certidão de parcelamento do solo, certidão de demolição, certidão de uso e ocupação do solo, EIV/RIV, atestado de regularização, todos por meio do site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/. As dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelos telefones (WhatsApp) (65) 99215-9418 ou (65) 99307-4710 e também pelo (65) 3645-6120. O atendimento presencial está sendo realizado das 14h às 17h, de segunda a sexta, mediante agendamento prévio.

Já na DGA, o serviço de análise dos processos de licenciamento ambiental continua sendo realizado. A equipe de servidores também está atendendo as solicitações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) emitindo pareceres técnicos de processos. O atendimento aos munícipes está sendo realizado também pelo site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/ e pelo telefone, somente por ligação (65) 99344-5850, (65) 3645-6216, (65) 3645-6212, (65) 3645-6213 ou pelo email [email protected]

Leia mais:  Prefeitura mantém ações voltadas para o acolhimento da população em situação de rua

O protocolo da Secretaria de Meio Ambiente também está funcionando para entrega de processos, mediante agendamento. O atendimento via telefone (65) 9 9342-7878, (65) 3645-6103 e email [email protected] é realizado durante todo o horário comercial.

Já a RedeSim continua oferecendo serviços de emissão de alvarás e abertura de MEI’s, ambos de forma online. Os canais de atendimento são pelo WhatsApp (65) 99208-2513, (65) 99915-9823, (65) 3645-6111 e exclusivo para MEI (65)3645-6366, além do email [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura disponibiliza 21 unidades para realização de testes da Covid-19 mediante prescrição médica

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza às pessoas com sintomas leves de síndrome gripal 21 unidades da atenção primária que contam com exames para Covid-19, sejam eles o teste rápido (idealmente feito a partir de 10 dias do início dos sintomas) ou o exame RT-PCR (realizado com maior eficácia entre o 3º e o 5º dia de início dos sintomas). Para ter acesso a qualquer um desses exames, é preciso antes passar por consulta médica na própria unidade e ter o pedido do profissional de saúde.

Ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS, USF ou centro de saúde) mais próxima de sua casa. Lá, ela será acolhida pela equipe de saúde, passará por triagem, consulta e, havendo indicação médica de exame, ela terá acesso ao procedimento em uma das 21 unidades polo, mediante agendamento.

Teste Rápido

No caso do teste rápido, aquele que detecta se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ele está disponível nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

RT-PCR

Leia mais:  Sine Municipal oferece 69 vagas para todos os níveis de escolaridade

No caso do exame RT-PCR, a coleta de material genético é feita em cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli.

A distribuição por regiões da cidade desse tipo de exame é feita por conta das características técnicas que exigem uma logística específica, conforme explica a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães. “Você faz a coleta do SWAB, esse material tem que ser mantido entre 2 e 8 graus de temperatura, ser encaminhado para o laboratório em tempo oportuno para que a gente não perca esse material e tenha depois um resultado falso negativo. Então, não está em todas as unidades de saúde por conta dessa logística”, afirma.

Kit Covid-19

Vale destacar que as unidades polo de atendimento de casos leves da Covid-19 também contam com a distribuição do Kit-Covid-19, mediante prescrição médica e com consentimento do paciente. Ambos os procedimentos – realização de teste e entrega do kit-Covid-19 – ocorrem após a consulta médica. É preciso passar pelo médico para que ele avalie de forma clínica os sintomas apresentados aliados a possíveis fatores de risco preexistentes que o paciente sofra.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana