conecte-se conosco


MATO GROSSO

Secretários da Amazônia Legal apresentam planejamento contra incêndios e desmatamento

Publicado


Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal se reuniram na manhã desta terça-feira (09.02) com o governador do Maranhão, Flávio Dino, para apresentar o trabalho desenvolvido pela Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na pauta, a proposta de ações integradas antecipadas para prevenir e combater os incêndios e o desmatamento ilegal. 

Conforme a presidente da Câmara Setorial e do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente, a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, a intenção é colocar em prática um Plano Integrado de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal.

“O objetivo principal é pedir a colaboração em temas que são sensíveis, e que precisam do envolvimento dos governadores. A nossa grande preocupação com os incêndios florestais e desmatamento é porque o cenário de chuvas aponta que nós teremos novamente um ano de muita seca, que possivelmente gerará um número de focos de calor iguais, ou maiores que o ano passado. O ideal é que tenhamos uma resposta rápida e antecipada, com o alinhamento de ações e operações coordenadas e regionais”, explica a gestora. 

Na ocasião, o governador do Maranhão, Flávio Dino, agradeceu o convite e se colocou à disposição para acompanhar o trabalho da Câmara Técnica. Ele destacou a importância do tema para o Consórcio de Governadores, e a ligação com diversas iniciativas que o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal tem conduzido, e colocado como prioritárias para o desenvolvimento.

Também foi tema da reunião a retomada da discussão sobre mercado de carbono, e pagamento sobre serviços ambientais, que estão dispostos no acordo da COP-21 da Convenção do Clima, que aconteceu em Paris, em 2015. 

“Em uma extensão como a Amazônia, onde a reserva legal é de 80% do território, é necessário discutir uma forma para que o produtor possa gerar renda, e manter a preservação ambiental”, explica.

Leia mais:  Polícia Civil prende suspeito de furto de gado e identifica associação criminosa em Poconé

A prioridade dos trabalhos da Câmara Técnica também é fomentar o desenvolvimento sustentável e a conservação, voltadas para projetos que possam custear boas práticas de desenvolvimento de baixas emissões, e estimular os produtores da Amazônia a entrarem nesta agenda. 

“Com a conservação ambiental é possível melhorar as condições de comercialização dos produtos da Amazônia, mostrando que existe um valor agregado, que tem não só a sua carga de interesse comercial, mas que junto com ele, está a preservação dos recursos naturais”, avalia. 

Além do governador Flávio Dino, também estiveram presentes na reunião por videoconferência os secretários de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; do Amapá, Robério Nobre; do Tocantins, Marli Santos; do Pará, José Mauro O’ de Almeida; de Rondônia, Marcílio Leite Lopes. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Curta “Grãos” convida população para participar de produção que conta a históia da soja em MT

Publicado


O curta metragem Grãos, uma obra que pretende conhecer e dar voz a algumas das muitas histórias tocantes por trás da produção de soja em Mato Grosso, está convidando os moradores de Nova Xavantina e região a se inscreverem, compartilhando histórias de vida e trajetórias transformadas pela oleaginosa.

Os interessados podem enviar um áudio ou um vídeo selfie (filmado em formato horizontal) por WhatsApp ou por e-mail, até o dia 05 de março. O objetivo é saber como a cultura da soja mudou a vida de pessoas comuns, moradores da histórica cidade de Nova Xavantina, localizada na Região Nordeste do Estado. As filmagens das entrevistas e cenas devem começar dia 12 de março.

Está prevista uma exibição especial em Nova Xavantina, antes mesmo da estreia da obra em festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais. A produtora Cumbaru Produções Artísticas, sediada em Cuiabá, irá produzir o curta-metragem, e conta com o apoio da Miluspanda Produções, uma produtora paulista com foco no mercado chinês.

O curta é realizado com recursos do Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O projeto é resultado da união entre as cineastas Danielle Bertolini, de Mato Grosso, e Milena Moura, de São Paulo; e dois moradores de Nova Xavantina, a bióloga e pesquisadora Rosely Sanches e o fotógrafo Marcelo Okimoto, que buscam conhecer e apresentar algumas das histórias por trás deste que é um dos grãos que move a economia brasileira.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgados em janeiro deste ano, o complexo soja (grão, óleo e farelo) foi o principal produto da pauta exportadora do Brasil em 2020.  O total exportado foi de 101,04 milhões de toneladas, o que representou a entrada no país de US$ 35,24 bilhões. A China foi o maior mercado consumidor, responsável pela compra de 73,2% da soja em grão exportada.

Leia mais:  Curta "Grãos" convida população para participar de produção que conta a históia da soja em MT

Serviço

Curta metragem “Grãos”

Seleção de histórias: até 05/03/2021

Inscrições e dúvidas: Whatsapp (65) 99261-4197 ou e-mail [email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Ação integrada leva informações e amparo a mulheres que tiveram medidas protetivas descumpridas

Publicado


A Polícia Civil e parceiros iniciaram nesta quinta-feira (25.02), em Cuiabá, a Operação Empática com o objetivo de levar amparo social e atenção a mulheres vítimas de violência doméstica. O trabalho é realizado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher da Capital (DEDM) em parceria com a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar e o Espaço da Mulher do Hospital Municipal de Cuiabá.

O trabalho integrado e de cunho preventivo realizou visitas domiciliares a vítimas desse tipo de violência doméstica e que já possuem registros de ocorrências, especialmente aquelas que sofreram o descumprimento de medidas protetivas por parte dos agressores. 

Durante os encontros realizados, com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Cuiabá, foi possível formar uma equipe multidisciplinar levando acolhimento e informações e realizando encaminhamentos e proteção às vítimas de violência doméstica. 

Conforme a delegada titular da DEDM de Cuiabpa Jozirlethe Criveletto, com uma visão preventiva e atuante a unidade especializada vem adotando a distribuição imediata de todos os registros de ocorrências relativos ao descumprimento de medidas protetivas, conforme a Lei 13641/18 que incluiu o art. 24-A na Lei 11340/06.

“Este ano, visando aprimorar a prevenção ao feminicídio, a nossa unidade especializada constou no seu Planejamento para 2021, as operações Pró-Empáticas, que são realizadas no formato das visitas domiciliares às vítimas com casos de descumprimento de medidas praticados pelos autores”, explicou a delegada.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil identifica mais uma garagem envolvida com compra e venda de veículos de origem ilícita
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana