conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Secretário de Educação e deputado visitam escola no Residencial Itamarati, em Cuiabá

Publicado


Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, e o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) visitaram na quinta-feira (4) as obras da Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, localizada no Residencial Itamarati, em Cuiabá. A obra está em fase de conclusão e a comunidade já espera a entrega de uma escola totalmente transformada. 

 Durante a visita, o deputado estadual identificou, por indicação do diretor da escola, Anderson Domingos, a necessidade de uma praça para a realização de atividades físicas e o vestiário. “Diante do que foi exposto, eu me comprometi a destinar uma emenda impositiva para construção da praça e do vestiário, sou entusiasta da educação de qualidade. Esse é um tema que tem prioridade. Conquistamos muitas melhorias nas áreas da educação. Como parlamentar, assumo o compromisso de continuar sendo parceiro das autoridades para apresentar e debater as demandas junto à Secretaria Estadual de Educação e seus órgãos vinculados”, afirma o deputado.

 O secretário Alan Porto demonstrou entusiasmo com a finalização da reforma da escola e sugeriu que, junto com a Seduc, a planeje projetos atrativos para a comunidade. “Essa é uma escola modelo. Vamos planejar para que a escola possa ter mais vínculo com os alunos e os pais. Iremos trabalhar para que possamos trazer mais tecnologia e vejo que a emenda do deputado será fundamental para aumentar o estímulo dos alunos, na construção da praça e do vestiário”, declarou o secretário.  

“Acho que essa é uma escola que será promissora, podemos planejar que futuramente possamos colocar uma piscina para que a comunidade possa ter acesso com atividades aquáticas que traz muitos benefícios para saúde, uma quadra de área para as atividades como, futsal e vôlei de área”, completou Porto. 

 Projeto Vida – Durante a visita, o diretor da escola apresentou o Projeto vida, que tem como objetivo levar pessoas que foram ex-alunos da escola, que atualmente estão formados e que “venceram na vida” para realizar palestras no ambiente escolar. “Eu sou um exemplo, eu estudei na Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, consegui passar em um concurso público e hoje estou como deputado estadual”, contou o parlamentar.

 Com um investimento de R $2 milhões, a obra vai beneficiar aproximadamente 300 estudantes do ensino fundamental (do 7º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano) que estudam em tempo integral.

 A reforma contempla 22 salas, divididas em três pavilhões, sendo 14 salas de aula, laboratórios de química, biologia, física e matemática, laboratório de informática, sala multifuncional, biblioteca, cozinha, refeitório, coordenação, sala dos professores, banheiros, além da parte administrativa.

 Conforme Anderson Domingos, esta é a primeira reforma que a escola recebe desde a sua construção, na década de 1980. “A reforma é esperada pela comunidade escolar há muito tempo e hoje cada vez que um pai, uma mãe ou aluno passa pela porta ou entra na escola é acometido por um sentimento de amor e de orgulho pelo lugar. A escola guarda um pertencimento muito grande de muitos que por ela passaram”, destacou.

 O diretor destaca ainda que estudar em tempo integral não é algo fácil, mas é importante para que os alunos e suas famílias alcancem seus projetos de vida, através da educação. Cada pessoa que entra na escola e vê o andamento da obra compara com o “antes”, quando chovia dentro, quando as salas alagavam, quando faltava condições estruturais, mas sobrava dedicação da equipe de profissionais que trabalham nela.

Fonte: ALMT

Leia mais:  Pessoas com deficiência deverão ter prioridade na fila de vacinação em Mato Grosso

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Indicação de Faissal cobra limpeza de corixos da região do Pantanal

Publicado


Faissal indicação sobre necessidade de limpeza de corixos na região do Pantanal

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Após receber inúmeros pedidos de cidadãos pantaneiros em seu gabinete, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de terça-feira (23), no Poder Legislativo, uma indicação que trata da necessidade de limpeza de corixos na região do Pantanal.  

Uma cópia do documento legislativo foi encaminhada à secretária de Meio Ambiente, Mauren  Lazarretti, e ao secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior. 

“A presente proposição se dá em decorrência dos problemas enfrentados na região do Pantanal, motivo pelo qual temos recebido inúmeras solicitações para providências, dentre elas, uma do senhor Fernando Francisco de Lima, pescador profissional (Colônia Z-01)”, justificou o parlamentar. 

Segundo Faissal, a indicação deve atender aos corixos pantaneiros situados no Rio São Lourenço (Porto Jôfre até o desaguamento no Rio Paraguai), como o Mané Isaque, Lemos (região de Barão de Melgaço), Limoeiro (região do Porto Jofre), que dá acesso a 42 baías, o Rita Velha, o Maria Joana, que dá acesso 16 baías, na região do Porto Jôfre, o Felipão de Cima e  o Patricia, na região do Rio Paraguai – Serra do Amolar, além do corixo Pedro II, que fica na região das baías Gaíva e Uberaba.

Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados e outros com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Leia mais:  João Batista visita Departamento de Água e Esgoto de VG
Continue lendo

POLÍTICA MT

Deputados aprovam projeto que institui Conselho Estadual de Direitos Humanos

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Reunidos em sessão plenária nesta quarta-feira (24), os deputados de Mato Grosso aprovaram duas mensagens governamentais. Em segunda votação, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 75/2021, mensagem 20, do Governo do Estado, que institui o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/MT). Aprovado em segunda votação, o projeto vai ao expediente.

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 77/2021, em primeira votação, que altera a Lei 8.620, de 28 de dezembro de 2006, que institui a cobrança de pedágio nas rodovias estaduais. O PL depende agora de segunda votação em plenário.

Em segunda votação, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 108/2021, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre os subsídios da carreira dos Procuradores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, sem aumento de despesas e em conformidade com a ADI n° 6436/MT, julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu artigo 1º, o PL 108/2021 diz que os cargos de provimento efetivo da carreira de Procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso serão remunerados por subsídio, nos termos da parte final do inciso XI do Art. 37 da Constituição da República e do §3º do Art. 45-A da Constituição do Estado de Mato Grosso, escalonados conforme as respectivas classes, sendo a diferença entre uma e outra de 5% (cinco por cento). 

Durante a sessão, o presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), leu requerimento de pedido de licença médica do deputado Thiago Silva (MDB), por 121 dias, que foi aprovado em plenário, determinando ainda a posse imediata do suplente Romoaldo Júnior (MDB).

Fonte: ALMT

Leia mais:  João Batista visita Departamento de Água e Esgoto de VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana