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Secretário apresenta dados sobre distribuição de vacinas em MT

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Foto: Helder Faria

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, compareceu à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quinta-feira (11), para apresentar informações sobre o processo de distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19.  O Programa Nacional de Imunizações enviou ao estado um total de 191.760 doses, divididas em quatro remessas. A apresentação foi uma resposta do Executivo ao requerimento feito pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

Com apoio do secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo, e do técnico Oberdan Ferreira, o secretário enfatizou a operação de logística realizada para garantir que as vacinas cheguem mais rápido aos cidadãos. Uma parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) tem permitido acelerar as entregas, além de proporcionar maior segurança na distribuição. Outro ponto de destaque durante a exposição foi a publicidade das ações do Governo a partir do Painel Interativo Covid MT.

Das 191.760 doses recebidas, 24 mil foram da vacina AstraZeneca/Oxford e as demais da vacina Coronavac/Butantan. Os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 97% das unidades chegaram aos locais em que serão aplicadas.

Gilberto destacou que, após a entrega das doses por parte do Governo do Estado, o trabalho de organização da aplicação é de responsabilidade dos municípios. São eles que também precisam organizar o preenchimento de plataformas destinadas ao controle de possíveis reações adversas à vacina (e-SUS Notifica). Questionado sobre o assunto, o secretário explicou que não há motivo para receio, que as reações observadas até agora foram todas leves, “dentro do esperado”.

Para Lúdio Cabral, esse é um ponto importante no debate sobre a vacinação. “Passamos de 70 mil pessoas imunizadas em Mato Grosso, não foram registrados eventos adversos graves. Precisamos falar disso porque ainda existem pessoas com desconfiança em relação às vacinas”, disse o parlamentar.

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O presidente da Comissão de Saúde da ALMT, Dr. Eugênio (PSB), destacou a trabalho de fiscalização e acompanhamento que a ALMT tem feito em relação aos temas referentes à pandemia de Covid-19. “Temos buscado formas de contribuir no combate ao novo coronavírus e auxiliar a população em um momento tão complicado. Em se tratando da vacinação, estamos empenhados em fortalecer as ações para que a imunização aconteça com segurança e celeridade”, explicou o presidente.

Divergência de informações 

Os representantes da SES explicaram que as decisões relacionadas à distribuição das vacinas têm seguido os informes e orientações do Ministério da Saúde e que todos os passos estão registrados em resoluções publicadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Ao analisar a resolução CIB n° 03, o deputado Ulysses Moraes (PSL) constatou uma divergência no número de doses remanescentes da vacina. De acordo com o parlamentar, o anexo da resolução teria sido substituído sem retificação formal do documento. Ulysses apresentou em plenário dois anexos da mesma resolução, porém, com dados diferentes um do outro.

Ao ser questionado se houve erro na redação do anexo e as razões para a substituição do arquivo, Gilberto disse que precisava analisar a questão junto com o corpo técnico da SES e que, posteriormente, enviará uma resposta formal ao parlamento. O deputado Ulysses se comprometeu a visitar a Secretaria para apresentar os documentos analisados por sua equipe e conferir a autenticidade deles.

Novas remessas

A quarta e mais recente remessa de vacinas recebida em Mato Grosso contém 30.600 unidades. O secretário explicou que 6% dessas doses serão destinadas à imunização de profissionais da Saúde e o restante será usado para cobrir, em 100%, a população com mais de 90 anos.

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“O Governo de Mato Grosso tem intenção de comprar vacinas e avalia essa possibilidade. Por enquanto, aguardaremos as remessas do Programa Nacional de Imunizações encabeçado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, não temos previsão de novos recebimentos”, disse Gilberto Figueiredo.

Também participaram da reunião os deputados Delegado Claudinei (PSL), Dr. João (MDB), Wilson Santos (PSDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).

Fonte: ALMT

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Deputado Nininho faz indicações para Segurança Pública de Barra do Garças

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O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, apresentou a indicação nº 940/2021 ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante Santos, com a necessidade de disponibilizar de imediato duas viaturas do tipo camionete para atender as demandas do patrulhamento na zona rural do município de Barra do Garças. 

De acordo com o deputado, as viaturas vão atender o 5º Comando Regional da PM, sob a direção do Coronel Souza. “Os vereadores Murilo Valoes e Jairo Gehn nos cobraram esse atendimento, já fiz o encaminhamento e, segundo o secretário Alexandre Bustamente, o município logo será atendido”, ratificou Nininho.

Outros encaminhamentos também foram feitos pelos vereadores para atender a Saúde e a Secretaria Municipal de Esportes. O vereador Murilo agradeceu a atenção do parlamentar. “Nós temos encaminhado uma ambulância de R$ 200 mil, uma indicação minha para o deputado que já está protocolada, juntamente com o vereador Jairo conseguimos uma emenda parlamentar para três motos. Já para o esporte, garantimos uma emenda no valor de R$ 70 mil para aquisição de um veículo para auxiliar as demandas da secretaria. Nós temos muita gratidão pelo deputado Nininho, está sempre pronto para nos atender, em qualquer tempo, juntamente com sua equipe”, agradeceu Murilo.

Conforme Nininho, outras ações serão encaminhadas via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Educação e Ação Social. “O Governo de Estado tem investimentos para a região do Araguaia, com certeza Barra do Garças e região será contemplada, vamos acompanhar de perto os encaminhamentos e fazer gestão”, concluiu.

Fonte: ALMT

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ALMT suspende atividades presenciais em razão do aumento de casos de Covid-19

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Devido ao aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram suspensas a partir desta quinta-feira (25), retornando o expediente no dia 5 de março. A Resolução Administrativa nº 010/2021, contendo a determinação, foi publicada na noite desta quarta-feira (24) e atende à recomendação feita pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

No período, serão mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o funcionamento administrativo do Parlamento Estadual. Sessões plenárias ordinárias e extraordinárias, reuniões da Mesa Diretora, das Lideranças e das Comissões Permanentes e Temporárias ficam suspensas. 

Caso haja convocação para realização de sessão plenária durante a vigência da suspensão das atividades e eventuais prorrogações, essas serão realizadas de forma virtual, através do Sistema de Deliberação Remota instituído pela Resolução nº 6.719/2020, utilizando da plataforma digital (https://zoom.us/) ou equivalente.

O acesso à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso será permitido aos seguintes setores: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças; Secretaria de Administração e Patrimônio; Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora; Secretaria de Tecnologia da Informação; Secretaria de Serviços Legislativos; Secretaria de Gestão de Pessoas; Secretaria Geral; Coordenadoria Militar; Mesa Diretora; Qualivida; Procuradoria-Geral e Gabinetes.

Os secretários e chefes dos setores deverão remeter à Coordenadoria Militar relação nominal única dos servidores, indicando as atividades essenciais a serem desenvolvidas, devendo a autorização de ingresso nas dependências da ALMT ser submetida à autorização formal da Mesa Diretora.

Durante a suspensão das atividades, serão adotadas medidas para evitar a propagação interna da Covid-19, como intensificação da limpeza, desinfecção e sanitização de superfícies nas dependências da ALMT, especialmente banheiros, elevadores, corrimões e maçanetas. Serão adotadas ainda providências visando à renovação da circulação de ar nas dependências da ALMT, com a abertura periódica de janelas em locais com uso de ar-condicionado.

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Não havendo prorrogação da suspensão, as atividades presenciais serão retomadas mantendo o expediente em horário excepcional, das 08h às 14h, em regime de escala de servidores, sendo o acesso às dependências do Parlamento restrito aos servidores constantes na escala e demais situações autorizadas pela Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa.

Fonte: ALMT

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